Advertisement

Facebook

Prefeitura de Garanhuns divulga balanço do 24º Festival de Inverno


Um dos maiores festivais multiculturais da América Latina se despediu de Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, na madrugada do último domingo (28), e já deixa saudade. Em sua 24ª edição, homenageando o ex-prefeito Ivo Tinô do Amaral, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) deixa um saldo positivo para o município. Este ano, o evento contabilizou mais de 450 ações culturais e a marca de público recorde na noite da sexta-feira (26), na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, quando conseguiu reunir mais de 70 mil pessoas, de acordo com números da Polícia Militar (PM).

Numa parceria direta com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Secretaria Estadual de Cultura, a Prefeitura de Garanhuns foi peça-chave do planejamento à execução do festival. Desde a sua infraestrutura física e de pessoal até a concepção da grade de programação, as secretarias municipais de Cultura e Turismo estiveram presentes nas reuniões e discussões integradas, almejando de um só objetivo: o sucesso e a satisfação do público. Três atrações nacionais foram contratados pela prefeitura, sendo elas: Waldonys, José Augusto e Fábio Júnior.

A Secretaria de Turismo articulou todas as ações de segurança junto aos órgãos responsáveis. Assim como, visando facilitar a estadia dos turistas na cidade, realizou o cadastro de casas para aluguel durante a temporada. A rede hoteleira registrou uma ocupação de 100%. Os comerciantes de alimentos e bebidas também foram credenciados para trabalharem de maneira padrão.

O evento contou com a participação de músicos, bandas locais e vários artistas que atuaram em segmentos como oficinas, literatura, artes visuais, palestras, moda e design. Todos eles selecionados por meio da convocatória municipal e contratados pela Secretaria Municipal de Cultura, que também indicou outras 10 atrações da cidade, habilitadas pela convocatória nacional, para serem contratadas pelo Estado. Apresentações voluntárias também estiveram na grade de programação, a exemplo de atrações do Casarão das Artes do Palco da Cultura Popular. Ao todo, foram 50 contratações.

Com uma atenção especial às questões sociais, a Secretaria de Assistência Social contratou 30 pessoas para trabalharem como educadores sociais. Os selecionados atuaram juntamente à equipe do Conselho Tutelar. Ainda visando o cuidado com crianças e adolescentes, o Centro de Acolhimento foi instalado próximo do maior polo do evento. Numa parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria de Turismo e Secretaria da Criança e da Juventude do Estado executou a campanha “Atenção Redobrada”.

Antes mesmo do início do festival, reuniões e visitas técnicas foram deflagradas para analisar a acessibilidade, segurança e a locação das estruturas. Estavam presentes, além de representantes do Governo Municipal, instituições como Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

As inúmeras formas de exaltar a cultura de um povo ficaram registradas em cada imagem de cada rosto postado nas redes sociais. Com o uso da hashtag #FIG2014, o FIG ficou entre um dos assuntos mais comentados na rede mundial de computadores. A página oficial da Prefeitura de Garanhuns, no Facebook, ultrapassou a marca das seis mil curtidas. Internautas de todo o país interagiam conosco, deixando mensagens de alegria, de vibração, de saudade de estar na “Cidade das Flores”. Depoimento como o de Carminha Oliveira, de Maceió (AL), que disse: “Garanhuns é o fino da cultura nordestina num clima dos Alpes. Eu adoro”, finalizou.

A Secretaria de Comunicação Social manteve, em tempo real, a sua cobertura dos shows noturnos, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Eram registros fotográficos de cada atração que subia ao palco e novos compartilhamentos na rede. Postagens que conseguiram ultrapassar a visualização de mais de duas mil pessoas e que fizeram um verdadeiro intercâmbio cultural. “Saudades dessa cidade maravilhosa que é Garanhuns”, deixou público o comentário Thatynha Costa de Souza, que hoje mora em Juá, na Bahia.

O Parque Euclides Dourado, responsável por concentrar grande variedade de atrações culturais, veio sendo cuidado desde o início de 2014. Ações possíveis por meio de projetos das secretarias de Serviços Públicos e Obras, Agricultura e Abastecimento, Turismo e Planejamento. Com uma nova iluminação instalada, 2.500m² de calçada, piso de entrada principal com intertravado e a pintura dos prédios internos, os visitantes tiveram aconchego de sobra. Em família ou grupos de amigos, os garanhuenses e os turistas de todo o Brasil tiveram a chance de assistir, reunidas num só espaço, apresentações musicais, artesanato, espaço para leitura, moda, dança, etc.

No Palco Dominguinhos, os registros dão conta de um público médio de 40 mil pessoas por dia, contabilizando 400 mil pessoas. O número aumenta quando consideramos o Palco da Cultura Popular, e o público que circulou pela Casa Galeria Galpão, Praça da Palavra, Teatro Luiz Souto, Cinema Eldorado, Circo, Pavilhão do Artesanato, Espaço da Dança, Café em Pasárgada, Cultura Livre nas Feiras, Castainho, entre outros projetos especiais no FIG. Somando todo esse público, chega-se a 500 mil pessoas circulando por todos os espaços, nos dez dias do FIG.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento realizou fiscalizações e controle dos ambulantes no Parque Euclides Dourado, no Largo do Colunata, nas imediações da Praça Cultural Mestre Dominguinhos e nas principais ruas do centro. Também ofereceu apoio às empresas e à Fundarpe na montagem das estruturas do FIG, além da preparação do espaço no Euclides Dourado, através de projetos paisagistas.

A equipe da Secretaria da Mulher, em parceria com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), esteve inserida na Campanha de Enfrentamento da Violência de gênero com o tema: “Entre o homem e a mulher só o coração pode bater”. Os trabalhos que foram executados incluíram panfletagem nos principais pontos de atração, divulgação com display e informativos da Secretaria da Mulher e do Cram em todos os hotéis, bares e restaurantes da cidade. Nos postos de gasolina, houve divulgação de algumas das ações da secretaria, além da distribuição de porta lixo para carro.

O esquema de limpeza urbana, elaborado pela Prefeitura de Garanhuns, contou com, aproximadamente, 75 homens espalhados nos diversos polos do evento. Cinquenta container's foram instalados nas principais vias da cidade, denominados de "Ecoprática”. A operacionalização do trabalho foi feita por sete caminhões compactadores e três caçambas para a coleta do lixo. Com a coleta mecanizada, o processo passa a ter menos odor, mais higiene, sem proliferação de insetos, evitando o entupimento de bueiros e o descarte do lixo a toda hora. A Associação de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável Nova Vida (Asnov), numa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), ficou responsável pela coleta seletiva.

A Vigilância Sanitária trabalhou com três equipes compostas por médicos veterinários e técnicos em vigilância sanitária. Duas esquipes ficaram fixas na Praça Cultural e no Parque. A terceira se deslocou para fiscalização em hotéis, bares e restaurantes da cidade. As ações de educação sanitária aconteceram através da distribuição de cartilhas de boas práticas de manipulação de alimentos e distribuição de panfletos. Além disso, foram distribuídos kits de hipoclorito para tratamento da água nos estabelecimentos.

A Vigilância Epidemiológica contou com profissionais de prontidão na Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Enfermeiro e técnico em vigilância epidemiológica realizaram a vigilância de doenças graves e agravos de importância epidemiológica. Também foram realizadas ações educativas e controle de surtos em tempo oportuno.

A Atenção Básica prestou assistência na Praça Cultural Mestre Dominguinhos e no Parque Euclides Dourado, durante os 10 dias de evento. Cada equipe contou com enfermeiro e técnico de enfermagem, realizando ações de aferição de pressão arterial, curativos, glicemia, primeiros socorros, remoção de pacientes para hospital de referência e ações educativas com distribuição de panfletos, informes e preservativos masculino. Foram 252 atendimentos realizados na Praça e 184 atendimentos no Parque Euclides Dourado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), esteve disponível na Praça para as ocorrências realizadas através da Central de Regulação Médica. As ambulâncias da Unidade de Suporte Avançado (Usa) e Unidade de Suporte Básico (USB) deram suporte durante todos os dias do FIG, das 21h às 03h. Foram 26 profissionais, em regime de plantão, capacitados e treinados para qualquer tipo de ocorrência.

Servidores da Secretaria de Educação foram voluntários em ações gerais durante o FIG. A Praça da Palavra, na Praça Souto Filho, recebeu estandes com programação especial, das 10h às 22h. Em um ambiente literário, cultural e de conhecimento educacional para crianças e jovens, o projeto Nas Ondas da Leitura, em parceria com a editora IMEPH, foi realizado na Biblioteca do Parque. A programação, contemplou oficinas de arte, contação e criação de histórias, entre outras ações. A ação teve início no dia 18 e seguiu até o último dia do festival.

Cloves Teodorico

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...