Os médicos removeram, da perna de um homem, o que se acredita ser o maior tumor do mundo, que foi desenvolvido a partir de uma marca de nascença.
Yang Jianbin, de 37 anos, da província de Shanxi, na China, nasceu com uma marca de nascença escura no lado direito posterior das costas e notou que ela ficava cada vez maior, quando ele tinha apenas 9 anos.
Com 12 anos, depois da mancha ter adquirido o tamanho de uma laranja, ele fez uma cirurgia para poder removê-la. Porém, apesar dessa intervenção médica, a marca começou a crescer de novo até atingir um tamanho absurdamente gigante. Em uma série de exames feitos em um hospital em Pequim, foi revelado que a marca era um tumor e este havia se desenvolvido descontroladamente, pesando agora 110 kg.
O cirurgião chefe, Chen Minliang, disse que Yang sofria de neurofibromatose, uma doença genética que afeta o crescimento e desenvolvimento normal do tecido celular. "Já cuidamos de diversos pacientes com neurofibromatose antes, mas este é maior tumor que já vi", disse ele.
Antes de ser removido, o tumor era tão grande que Yang Jianbin só era capaz de se deitar ou sentar na cama o dia todo. Ele recebeu dois leitos no hospital para conseguir acomodar o tumor de 1,2 m, que pesava até dois terços do seu peso corporal total.
A cirurgia de remoção envolveu nove médicos e durou 16 horas. Durante o procedimento, o paciente recebeu 5 litros de sangue, o que é mais do que o valor total do corpo de um adulto com as proporções de Jianbin.
Após a cirurgia, os médicos afirmaram que ele está se recuperando bem e deverá ter alto do hospital no final deste mês. Tumores como esses são extremamente perigosos e podem matar o paciente ou tornar sua vida extremamente incapacitante.
Informações: Jornal Ciência
0 Comentários