Foto: Aluísio Moreira
O pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo Estadual, Paulo Câmara (PSB), participou nesta quinta-feira (8), do encontro da Rede Gestão, que ocorre todos os meses no restaurante O Pátio Café, no bairro das Graças, no Recife. Ao lado do seu vice, Raul Henry (PMDB), o socialista falou para empresários das mais diversas áreas sobre o modelo de gestão que ajudou a implantar no Governo Eduardo Campos, baseado em planejamento, monitoramento e cumprimento de metas. Paulo falou ainda da sua passagem pelas secretarias da Administração, do Turismo e da Fazenda, ouviu sugestões e respondeu aos questionamentos dos empresários.
Na sua apresentação "Pernambuco:Gestão, Resultados e Visão do Futuro", o socialista mostrou, em números, os avanços alcançados em Pernambuco a partir do modelo de gestão que foi implantado. Ele mostrou que a taxa acumulada do PIB industrial em Pernambuco é hoje de 14,3%, ganhando destaque no Nordeste e no Brasil, já que os percentuais do Ceará e da Bahia chegam a 8,9% e 5,0%, respectivamente, e a do Brasil não ultrapassa os 2%.
"Esse crescimento gerou em Pernambuco, entre 2006 e 2013, cerca de 565 mil empregos, dos quais 150 mil no interior do Estado. É esse nosso compromisso, de continuar avançando e expandindo os 'negócios' em todas as regiões pernambucanas", ressaltou.
Na sua passagem pela secretaria da Fazenda, Paulo lembrou que ajudou a aumentar, em seis vezes, a capacidade do Estado investir. Atualmente, 21,5% da Receita Corrente Líquida estão direcionados para investimentos públicos. "Isso mostra que otimizando os gastos, conseguimos investir em grandes obras, em muitas melhorias", disse.
Sobre a segurança pública, o pré-candidato relatou que Pernambuco foi o Estado da Federação que mais diminuiu os índices de criminalidade. "Diminuímos em quase 50% o numero de os homicídios em Pernambuco, graças ao Pacto pela Vida".
Outros temam que mereceram destaque na fala do socialista foram a educação e a saúde. Paulo defendeu as escolas Técnicas e de Referência e garantiu ampliá-las. Segundo ele, ao final deste ano, Pernambuco terá 40 Escolas Técnicas e em 2015 serão 50 mil alunos matriculados. "Vamos ainda, dentro da nossa política educacional, implantar uma Rede Integrada de Educação e Qualificação Profissional, com uma Faculdade, Escolas Técnicas e Unidades de apoio aos municípios de menor porte, de modo que todos tenham direito a se qualificar e ingressar no mundo do trabalho", destacou.
Sobre a saúde, ele ressaltou que a área é uma das mais problemáticas do país e, consequentemente, de Pernambuco. Falou sobre a mortalidade infantil, que apesar do Estado apresentar um índice de redução de 47,5% entre os anos de 2007 e 2011 - percentual melhor do Nordeste - ainda é preciso avançar.
Por fim, o pré-candidato reafirmou seu compromisso em fazer uma gestão ainda melhor que o do ex-governador Eduardo Campos, avançando em todas as áreas, mas mantendo as premissas do modelo de gestão desenvolvido até aqui, priorizando a otimização dos gastos e desenvolvendo o plano de governo que está construindo neste período de pré-campanha. "Não tenho dúvida que vamos avançar em todos os sentidos, em todas as áreas. Estamos construindo nosso plano de governo ouvindo as pessoas. Estamos visitando todos os municípios do Estado, conhecendo as dificuldades da população e onde devemos ficar nossas prioridades futuras", finalizou.
Informações: ASCOM
0 Comentários