Advertisement

Facebook

Caetés: Comunidades rurais são atendidas com obras hídricas e títulos de terra

Durante as comemorações dos 50 anos de emancipação política da cidade de Caetés, no Agreste Meridional, no último final de semana, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, assinou ordens de serviço no valor de R$ 2,5 milhões para construção de 225 cisternas calçadão com capacidade para armazenar 52 mil litros de água cada uma. Outros R$ 390 mil foram destinados à implantação de três barragens – duas de pequeno porte e uma de médio porte. Também foram distribuídos 150 títulos de propriedade de terra por meio do Instituto de Terra de Pernambuco (Iterpe).

sara
O secretário Aldo Santos falou que a emancipação de um povo passa pelo direito às necessidades básicas. “O acesso legal à terra, à água, saúde, educação garantem a dignidade do cidadão e a sua emancipação’, disse Santos. O prefeito de Caetés, Armando Duarte, destacou que o apoio do Governo do Estado tem contribuído para melhorar a condição de vida da população do município.

A construção das barragens pelo Prorural, anunciada na ocasião, vai atender as comunidades Várzea do Tatu, Várzea de Dentro, Várzea Comprida, Barriguda e Lage da Pedra, além de 225 famílias na Zona Rural que serão atendidas com as cisternas calçadão.

Estavam presentes à solenidade em Caetés, o prefeito de Belo Jardim, João Mendonça, ex-prefeito de Brejão, Sandoval Cadengue, o superintendente do Instituto de Terra de Pernabuco, Getúlio Gondim, o secretário executivo da Codeam, Eudson Catão, o representante da Diocesse de Pesqueira, Itamar Carvalho, além de secretários e vereadores municipais.

Agenda no Agreste – Antes de ir a Caetés, o secretário reuniu-se com o presidente da Associação dos Produtores de Leite de São Bento do Una (Proleite), Edenildo Gomes, que solicitou a cessão, em regime de comodato, do prédio pertencente ao Governo e que é ocupado pela Associação. O secretário informou que a demanda será analisada.

Santos agendou para esta semana um encontro da associação com a coordenação do Programa Leite de Todos. Os 50 associados produzem 13 mil litros de leite/dia para a fabricação de queijo artesanal.  “Vamos avaliar o fornecimento de cota do leite produzido para o Programa Leite de Todos”, disse o secretário. Em seguida Aldo Santos abriu no município, ao lado da prefeita Débora almeida, o seminário que deu início aos trabalhos para a realização da Conferência de Convivência com o Semiárido e que culminará com a elaboração com um plano municipal de convivência com o Semiárido.

Já em Venturosa, atendendo a uma demanda do prefeito Ernandes Bezerra, o secretário autorizou o acréscimo de três carros-pipa para ajudar no abastecimento de água, somando agora 12 caminhões em operação no município. Aldo Santos também enviará equipe da Secretaria, para avaliar a situação estrutural do abatedouro local.

Informações: ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...