Advertisement

Facebook

Eduardo Campos abre a 23.ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns homenageando mestres da Cultura Popular


O governador Eduardo Campos abriu, na noite de ontem (18), no Hotel Tavares Correia a 23.ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). O evento que acontece até o dia 27 de julho reúne as mais diversas manifestações culturais como música, cinema, artes cênicas, artesanato, design, moda, fotografia e literatura nos diversos polos de animação espalhados por toda cidade e zona rural. 

O evento que tem duração de dez dias e que é hoje, um dos maiores da América Latina, deve reunir cerca de um milhão de turistas e injetar na economia segundo o prefeito Izaías Régis, mais de R$ 30 milhões. 

O Festival de Inverno deste ano homenageia três artistas da terra: a arquiteta, decoradora e amante da arte popular nordestina, Janete Costa (in memoriam), na ocasião representada por Roberta Borsoi  e os dois mestres do reisado pernambucano, Luiz Gonga e Benone. "Temos a maior e mais democrática política pública de cultura do País. Sabemos aplaudir o talento que vem de fora, mas, sobretudo, o nosso Governo dá valor ao que é da nossa gente", afirmou o governador.

Seu Gonzaga extremamente emocionado, disse que realizava um sonho na noite que era de conhecer o governador Eduardo Campos. " Escrevi muitos cordéis pra ele, uns durante as campanhas e outros para comemorar suas vitórias. Hoje terei a oportunidade de entregá-los" e ao receber das mãos do governador a justa homenagem, não conteve a emoção.

A emoção também fluiu quando o governador chamou a sua esposa, renata Campos para entregar a Rosa, filha de Janete a homenagem a amiga.

Em seu discurso, o governador falou sobre o trabalho realizado pela arquiteta Janete Costa, na difusão da cultura popular. “Ela é uma pessoa muito importante para Pernambuco, que abriu as portas da arte do povo, levando-a para os grandes salões do Brasil e do mundo. Levou o que parecia produto de feira para as mansões”, enfatizou o governador. O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, por sua vez, destacou a naturalidade da arquiteta, que é garanhuense. “É importante reconhecer a importância de Janete Costa como patrimônio de Garanhuns, representando a nossa cultura mundo a fora. E quando tivermos condições faremos o projeto idealizado por ela para a Avenida Santo Antônio”.


O Governador ainda quebrou o protocolo para apresentar os estudantes do Projeto Ganhe o Mundo que durante o Festival de Inverno estarão disponíveis nos principais polos para do evento. Barnabé Lucas, que passou seis meses nos Estados Unidos afirmou "Vamos informar aos turistas brasileiros e também estrangeiros, por meio do inglês, como chegar ao programa de seu interesse. Nossa intenção é não deixar ninguém ficar perdido e nem perdendo tempo por problemas de comunicação".

Em seguida, houve a apresentação do Reisado de Seu Gonzaga.


Também estiveram presentes na cerimônia, a secretária de cultura do Recife, Lêda Alves, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Geovaldo Gomes, o Ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Romário Dias, o secretário de educação do Estado, Ricardo Dantas, o de Saúde, Antônio Carlos Figueira , o senador Rodrigo Rolemberg e a Secretária de Cultura de Garanhuns, Cirlene Leite.





Amannda Oliveira


Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...