Advertisement

Facebook

Compesa informa paralisação emergencial do sistema Tapacurá


Em virtude de um estouramento ocorrido esta madrugada de uma adutora de água bruta do Sistema Tapacurá, localizada na Estrada do Encanamento, no bairro da Muribara, em São Lourenço da Mata, a Compesa paralisou, em caráter emergencial, todo o sistema, responsável pelo abastecimento de 25% da Região Metropolitana do Recife, com uma produção de 3.400 litros de água por segundo. Em virtude da parada, foi implantado um calendário emergencial de abastecimento para os bairros situados nas áreas planas do Recife durante o período necessário para a recuperação da tubulação, que é de concreto e tem 1.600 mm de diâmetro. A volta do rodízio para as áreas planas do Recife, que não têm racionamento, já entra em vigor hoje (12) e vai durar até as 18h da próxima quarta-feira (17), conforme o quadro abaixo. Neste período, entretanto, haverá falta de água nas localidades atendidas exclusivamente pelo Sistema Tapacurá. Ficarão sem abastecimento por 120 horas a cidade de Camaragibe e localidades do Recife e de Jaboatão dos Guararapes (ver quadro abaixo).

https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_6392_tn_20130712193327f7ea.jpg
 
Segundo o superintendente de Manutenção e Produção da Compesa, Daniel Genuíno, por se tratar de uma tubulação em concreto e de grande porte, os serviços de reparo são de natureza complexa. Foram mobilizados 40 profissionais para os trabalhos. Outra grande estrutura de  equipamentos pesados e maquinários foi montada para execução dos serviços, que serão realizados durante 24 horas. “Precisaremos de 72 horas para os reparos, mais 24 horas para concluir o processo de cura e endurecimento do concreto e outras 24 horas para o enchimento da adutora, dos reservatórios e para a execução de manobras na rede de distribuição, que é a última etapa do percurso da água até as residências”, explica Daniel Genuíno.
 
Tão logo a equipe de plantão do Centro de Controle Operacional da Compesa percebeu a redução da vazão da adutora, técnicos foram acionados para realizar as vistorias de rotina nas linhas adutoras e estações elevatórias (sistemas de bombeamento) foram desligados. Antes mesmo de encontrar o ponto exato do rompimento, foram fechados os reservatórios e realizadas as manobras da rede de distribuição. “Pedimos a compreensão da população pelos transtornos, tendo em vista que não há como avisar antecipadamente sobre a paralisação de sistemas quando ocorrem acidentes”, completa o superintendente.
 
Dúvidas e informações : 0800 081 0195.

Informações: ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...