Advertisement

Facebook

Conservatório Pernambucano de Música firma convênios para disseminar programa em todo o Estado.


Foto: Rayanne Marinho

O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) renovou a assinatura de três convênios e entrou em parceria com mais três entidades para desenvolvimento e propagação do Programa Orquestrando Pernambuco. 

A Associação Capiba, de Surubim, o Galpão de Meninos e Meninas, de Santo Amaro, e a Escola Mangue, de Brasília Teimosa, serão núcleos do programa e proporcionarão o aprendizado e vivência da música erudita para muitos jovens.

Na ocasião, a Organização de Auxílio Fraterno (OAF), dos Coelhos, a Paróquia São Sebastião, do bairro Alto do Céu, e a Banda 25 de Setembro, de Limoeiro, também renovaram o compromisso em disseminar essa vertente cultural da música. 

Para celebrar e confirmar essas sociedades, o CPM presenteou as entidades com placas de identificação e consolidação do Orquestrando Pernambuco que serão fixadas dentro das instituições.



“Estamos afirmando uma política do próprio Governo de Pernambuco de interiorizar e dar uma atenção social à população através da música. Não só com apresentações que proporcionam lazer, mas também com formação profissional para pessoas dessas comunidades, muitas vezes carentes. Criar vínculos com essas instituições nos possibilita implantar núcleos do CPM em vários lugares da RMR, mas também do interior e, dessa maneira, levar as atividades do Conservatório para fora dos limites do nosso prédio, alcançando muito mais pessoas”, explica o diretor geral do CPM, Sidor Hulak.

Para comemorar esses ganhos, a Orquestra do programa, composta por 16 jovens, realizou uma apresentação emocionante. Além deles, dois alunos que começaram no Orquestrando e agora conseguiram entrar para a Orquestra Jovem do CPM solaram canções famosas em dueto. “Comecei no Orquestrando Pernambuco e não sabia nada, nem imaginava que poderia chegar onde estou, na Orquestra Jovem do CPM, uma das mais importantes da instituição e de Pernambuco. Me sinto um vencedor que lutou e se esforçou muito para estar aqui”, diz o estudante da Escola Estadual Poeta Manoel Bandeira e violoncelista, Yandro Oliveira, 17 anos.

Orquestrando Pernambuco – O programa iniciado em 2007 propõe a valorização e desenvolvimento da música erudita em todo o Estado. Confirmando núcleos em vários locais de Pernambuco, o programa conta atualmente com 156 alunos matriculados. O cunho social e de formação profissional da ação atravessa fronteiras e alcança jovens em vulnerabilidade socioeconômica.

Orquestra Jovem e Circuito Sinfônico – A partir deste mês, um grupo de cerca de 80 pessoas, incluindo a produção técnica, viajarão por todo o Estado, e realizarão 20 concertos no circuito que visa proporcionar música erudita para toda a população pernambucana.

Fonte: Secretaria de Educação

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...