
Veja, abaixo, os principais trechos do discurso de Júlio Cavalcanti, que, a exemplo da Orquestra, também nasceu em Arcoverde:
I) Sertanejo de Carnaíba, cidade que é conhecida no Pajeú como “terra de músicos”, Beto chegou a Arcoverde na década de 50, para fixar residência, com pouco mais de 20 anos de idade. E lá chegou à conclusão de que havia espaço no interior de Pernambuco para a criação de uma orquestra, ao estilo de Ray Conniff,
II) Foi assim, portanto, que nasceu a Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos, que posteriormente ficaria conhecida, apenas, como Super OARA. Não alcancei a OARA nos seus primórdios mas por ser filho natural de Arcoverde conheço relativamente bem a sua história.
III) A Orquestra, logo no seu início, teve um crooner extraordinário, Sebastião Caranguejo, natural de Afogados da Ingazeira, que ajudou a projetá-la no Estado inteiro. Ele era um show à parte dentro da Orquestra, graças à beleza de sua voz e a capacidade que tinha de montar repertório. Infelizmente morreu cedo, vítima de complicações cardíacas. Mas foi-se o homem e ficou a fama.
IV) Três anos atrás, quando a OARA completou 50 anos, o governador Eduardo Campos teve a feliz iniciativa de prestar-lhe uma homenagem no Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas. O maestro Beto esteve lá, junto com a esposa, Dona Marly, e os filhos, para receber do Governo do Estado sua mais alta comenda: a Medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes.
V) Eu ainda não era deputado, mas recordo muito bem as palavras ditas pelo governador naquela ocasião: “Poucas instituições neste Estado têm 50 anos e a Orquestra Super OARA chegou lá, dando emprego a muitos músicos do interior e animando festas no Estado inteiro”.
VI) Ao que se saiba, apenas a Orquestra Tabajara do maestro Severino Araújo, que é pernambucano de Limoeiro, tem mais tempo de vida que a Super OARA.
VII) Disse certa vez o poeta Nélson Cavaquinho que quem quisesse homenageá-lo o fizesse com ele vivo. “Me dê as flores em vida/ O carinho, a mão amiga/ Para aliviar meus ais/ Depois que eu me chamar saudade/ Não preciso de vaidade/ Quero preces e nada mais”.
VIII) Você, meu caro, está recebendo em vida as homenagens a que faz jus. Recentemente foi acolhido na Academia Pernambucana de Música, da qual é hoje o vice-presidente, homenageado pelo Governo do Estado e por este Poder Legislativo.É o mínimo que Pernambuco poderia fazer em reconhecimento ao muito que você fez por ele na área musical.
IX) Não bastasse a sua condição de fundador da Super OARA, você se destaca em nosso convívio como um homem do bem: simples, humilde, lhano, cavalheiro, educado e amigo dos seus amigos. Conforme a feliz definição do maestro Cussy de Almeida, de saudosa memória, a música humaniza os corações e desembrutece as pessoas.
X) Você, que bebeu na mesma fonte do maestro Israel Gomes e do internacionalmente conhecido Moacir Santos, é exemplo dessas coisas.
Fonte: Arcoverde de Todos
0 Comentários