Advertisement

Facebook

Presos em Pernambuco começam a ser monitorados através de tornozeleiras eletrônicas

Foto: Roberto Pereira /SEI

Foi inaugurado nesta segunda-feira pelo governador Eduardo Campos, o Centro de Monitoramento Eletrônico de Reeducandos no bairro de Santo Amaro. O local vai abrigar 40 técnicos especializados para acompanhar, através de tornozeleiras eletrônicas, os passos dos reeducandos em Regime Semiaberto. O sistema já vinha funcionando de forma experimental e cada equipamento custa R$ 660 mensais.

De imediato, serão monitorados 1.000 presos, mas o acompanhamento será ampliado para 2.200.

Os dados do monitoramento são enviados via satélite para uma central localizada em São Paulo e repassados ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), em Pernambuco. Os reeducandos estão sendo cadastrados no sistema de monitoramento, onde existem Zonas de Inclusão que determinam o trajeto deles quando não estiverem na Unidade Prisional, assim como o local e horário de permanência.

O usuário do equipamento passa a ser considerado foragido em três situações: em caso de rompimento do lacre de segurança, de evasão da área de circulação permitida ou se não se apresentar à Unidade na data marcada. Em caso do descumprimento do limite estabelecido ou tentativa de retirada da tornozeleira, o Ciods é informado imediatamente e encaminha uma viatura policial ao local para o recolhimento ao Sistema Penitenciário. 
A partir daí serão realizadas as averiguações e procedimentos administrativos e judiciais cabíveis.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...