Jovens entre 16 anos e 17 anos - mediante autorização dos pais ou responsáveis - poderão doar sangue. A ampliação da faixa etária para a doação, que antes era a partir de 18 anos, foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, data em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue. Idosos com até 68 anos também poderão se voluntariar para a doação – até a mudança, apenas os que tinham até 65 anos podiam doar. Com a alteração da diretriz, o Ministério da Saúde espera que 14 milhões de pessoas sejam incentivadas a doar sangue.
Atualmente, o volume de sangue coletado no país é de 3,5 milhões de bolsas por ano. Apesar de suficiente, segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é atingir a quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde: 5,7 milhões de bolsas por ano. A meta do governo para o próximo ano é alcançar 4 milhões de bolsas.
De acordo com a Portaria 1.353, a orientação sexual não deve servir como critério para a seleção dos doadores. Portanto, na triagem não poderá haver preconceito nem discriminação de gênero, raça ou de que qualquer outro tipo.
(Com Agência Estado)
0 Comentários