Foto: Amannda Oliveira
O Festival de Inverno realizado anualmente em Garanhuns e tido como de Garanhuns , talvez devesse mudar d nome para Festival de Inverno do Agreste Meridional já que não será realizado só na cidade, mas em cidades vizinhas.
Na manhã desta quarta-feira (1.º), o O Diretor de Políticas Culturais da Fundarpe ,Carlos em entrevista ao Jornal Marano confirmou que algumas cidades da região receberão atividades ligadas ao Festival de Inverno de Garanhuns. Algumas das cidade que podem receber algumas desssas atividades são Caetés, Capoeiras, São João, Brejão, Correntes, entre outras...
Este esquema de repartir pela região atividades dos circuito foi vista no Festival Pernambuco Nação Cultural que teve Goiania como pólo mais outras cidades como Tracunhaém tiveram atividades e semana passada no Sertão onde Salgueiro e São José do Belmonte foram os pólos e cidades como Verdejante tiveram atividades.
A proposta é fazer com que os habitantes das cidades vizinhas não precisem se deslocar até Garanhuns para assistir aos espetáculos ou participar das oficinas.
Assim, como o Ronaldo César e outros amigos blogueiros, eu ainda não consegui dizer se a iniciativa de partir o festival literalmente me alegra, uma vez que acredito que Garanhuns possa perder em atrações e até por que o Festival sempre foi de Garanhuns e depois desta mudança, fica sem sentido dizer que é de Garanhuns, quando outras cidades estarão envolvidas com atividades dentro do mesmo.
Quanto mais o FIG se aproxima mais eu fico tensa. Até agora , não houve divulgação alguma sobre o evento, e nós sabemos que isso é fundamental. Muita gente de outros estados, nos perguntam no blog sobre a programação, por que vem anualmente , mas não temos muito a informar. Esta blogueira passa as noites de site em site de atrações que passaram pelo festival e as que poderiam vir este ano e acreditem não há menção alguma do FIG em qualquer um deles.
O que nos resta é aguardar e torcer para que o nosso festival não se perca.
Amannda Oliveira
1 Comentários
É realmente muito cômico o que estão tentando fazer com o FIG. Redução da programação do Pau Pombo, redução da programação da Colunata e agora esta ideia louca, ou política, de descentralizar o Festival. infelizmente a cultura, como sempre, perde para a política. Nossos políticos demonstram uma incapacidade incrivel, na defesa do FIG, enquanto os políticos das cidades vizinhas lutam para conseguir uma fatia da expressão cultural conquistada ao longo dos anos com o Festival. E nós como simples eleitores, temos que assistir a mais essa aberração calados. Onde está o sentido de um turista deslocar-se de natal - RN, para Garanhuns e ir assistir um show em outra cidade. No mínimo isso é desvio de finalidade. As verbas do Ministério do Turismo, FUNDARPE e outras são alocadas para o FIG e serão gastas também com outras cidades. Será que é isso que vai acontecer.....
ResponderExcluirRui Lisboa