O presidente americano Barack Obama em pronunciamento na TV na madrugada desta segunda-feira (2), anunciou a morte de Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA.
A morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão, que localizou o terrorista durante a semana passada.
No pronunciamento o presidente afirmou: "Foi feita justiça", disse Obama. "Nesta noite, tenho condições de dizer aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama Bin Laden, o líder da al -Qaeda e terrorista responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças."
A operação, sigilosa, foi executada na noite de domingo (madrugada de segunda no horário afegão) por um comando especializado da Marinha dos EUA. Um pequeno grupo de soldados conseguiu matar Bin Laden em uma fortaleza na cidade de Abbotabad, próximo a Islamabad, capital paquistanesa.
Osama Bin Laden era procurado pelos Estados Unidos há 10 anos e era responsável pela morte de mais de 3.000 americanos no ataque as torres gêmeas em 11 de setembro de 2001.
Nos Estados Unidos a população está em festa, mas o governo está em alaerta para possíveis retaliações da Al-Qaeda.
Amannda Oliveira