quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cine Theatro apresenta Macunaíma

Nesta quinta-feira, dia 28 de abril, o Cine Theatro exibe o filme Macunaíma. A sessão gratuita acontece no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, a partir das 19h30min. A iniciativa é da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, viabilizada pelo projeto Mais Cultura.
            Macunaíma, interpretado pelo saudoso Grande Otelo, é um personagem negro nascido na selva, que se torna branco. Um preguiçoso que só começa a falar aos seis anos de idade. Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Pervertido e mau caráter, Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os tipos. Depois da longa e tumultuada aventura urbana, ele volta à selva, onde desaparece. Um compêndio de mitos, lendas e da alma do brasileiro, a partir do clássico romance de Mário de Andrade.
O filme é uma comédia e permite muitas interpretações, com alusões ao desenvolvimentismo, ao tropicalismo, e à luta armada que corria solta nos "Anos de Chumbo", sem perder a ligação com a obra literária – escrita na primeira metade do século 20, a qual se baseia na aparição de vários personagens do folclore brasileiro, tais como a Caipora.

Um comentário:

  1. Odeio esse filme. Tentaram baixar o sentimento de brio e o orgulho do povo brasileiro inventando o herói brasileiro sem nenhum caráter "ai que preguiça". Não somos e nunca fomos vagabundos , sem vergonhas ,traidores e sem caráter. A brava gente brasileira sempre trabalhou arduamente para chegarmos aos dias prósperos de hoje. O nosso país é a sexta economia no mundo graças ao nosso trabalho, honestidade e retidão de caráter

    ResponderExcluir