Advertisement

Facebook

Primeiro Pé-de-Parede, uma Noite de Poesia foi um sucesso

Foi um sucesso a comemoração do Dia Nacional da Poesia em Arcoverde. O evento, que ocorreu na Budega da Poesia, no último sábado (12/03), foi denominado Primeiro Pé-de-Parede, uma Noite de Poesia, e representou um momento de valorização dessa vertente cultural e um encontro de poetas de lugares e gerações diversas.
A noitada poética foi uma realização do COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde e da Budega da Poesia e contou com a participação, além de poetas e declamadores da cidade, de representantes da União dos Cordelistas de Pernambuco – UNICORDEL, do grupo Coração de Poeta, de Sertânia e também da Sociedade dos Poetas, Escritores e Compositores de Sertânia – SAPECA. Destaque-se ainda a presença do consagrado poeta Chico Pedrosa, que comemorou seu aniversário naquela noite.

O recital poético-musical teve início por volta das 20h e se estendeu até a madrugada, deixando todos os presentes muito satisfeitos com a qualidade do repertório de poesias apresentadas e com a performance dos poetas e músicos que subiram ao palco.
O evento foi aberto com o arcoverdense Leandro Vaz, que interpretou três canções de seu ótimo repertório. Na seqüência, assumiu o comando do recital Jaelson Gomes, primeiro para falar da data comemorativa ao dia da poesia, cuja escolha é uma homenagem ao poeta baiano Castro Alves, que nasceu no dia 14 de março de 1847, e depois para citar dados biográficos e recitar uma poesia do escritor abolicionista: As Duas Flores. Jaelson, então, buscando inspiração em Augusto dos Anjos e em Zé Limeira recitou dois poemas de sua autoria saudando Castro Alves.

Foi então chamada ao palco Karina Cândido, declamadora arcoverdense da nova geração, que brindou a platéia, demonstrando muita desenvoltura. Ao final de sua apresentação, Karina chamou sua professora Edilza Vasconcelos, que, bastante emocionada, fez brilhante participação.

Nesse momento, inicia-se a apresentação de artistas da vizinha Sertânia. Primeiramente com Denílson, Josessandro e Jaciel e depois o com Gaudêncio Neto e seu grupo, que apresentaram um fragmento do show Coração de Poeta, o qual esperamos brevemente poder assisti-lo na íntegra. A seguir foi muito aplaudida a intervenção do jovem poeta Felipe Moraes.

Representando Arcoverde, veio à cena Rominho Moraes, integrante do Grupo da Budega, da ARCHA e também do COCAR, que declamou poemas de Hélio de Assis e de Solano Trindade.

Felipe Júnior falou em nome da UNICORDEL e em versos louvou o momento e apresentou o arcoverdense, hoje radicado em Recife, Kerle de Magalhães, que muito hábil levou a platéia a recitar juntamente com ele. Na seqüência outro integrante da UNICORDEL, Edgar Diniz, recitou e contou piadas, recebendo calorosos aplausos. Para finalizar a participação do grupo recifense, Felipe Júnior e Ismael Gaião apresentaram poemas de seu mais recente trabalho “Causos e Cordeis”.

O Presidente do COCAR, Kleber Araújo, que falou em nome da organização do evento, louvou a parceria com a Budega e parabenizou aos poetas e ao público presente, quando então apresentou o poeta de Sertânia Júnior Calado, que prestou uma homenagem ao arcoverdense Lirinha.

Esdras Galvão, de Arcoverde, subiu ao palco com desenvoltura de gente grande e fez apresentação empolgada, não esquecendo de homenagear a mestra Edilza Vasconcelos.

Os integrantes da SAPECA deram o seu recado e passaram a palavra ao Presidente da Budega da Poesia, Fernando Gonçalves, que após declamação emocionada, abriu passagem para Chico Pedrosa, que, como de costume, levou os presentes a dar boas gargalhadas e a solicitar causos conhecidos de autoria do poeta.

Prá finalizar vários poetas se revezaram no palco, dando uma dinâmica toda especial, com toque de confraternização e irmandade entre os presentes.

O COCAR sentiu-se muito honrado em ter feito parte desse consórcio cultural e já pensa em adotar outras iniciativas do gênero, como a promoção de recitais em locais públicos e instituições educacionais de Arcoverde e região.

Informações Cocar

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...