segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Estão abertas as inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas


Estão abertas as inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2020. A competição envolve a participação de escolas das redes pública e privada de todo o país. As escolas devem fazer o cadastro dos estudantes mediante o preenchimento da ficha de inscrição, disponível no site da OBMEP. Os estudantes que desejam participar da OBMEP 2020 devem fazer a inscrição diretamente com o professor na escola. O o dia 20 de março

Podem participar escolas municipais, estaduais, federais e privadas, que atuem nos segmentos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio. Para as escolas públicas as inscrições são gratuitas. Já as escolas privadas deverão pagar uma taxa de inscrição de acordo com o quadro abaixo:



A recomendação da coordenação da olimpíada é que as escolas evitem fazer a inscrição na última hora, uma vez que é necessário preencher a ficha de inscrição com informações detalhadas, relacionadas à documentação da escola, quantidade de alunos por cada nível de participação, indicação de estudantes com necessidades especiais, etc.

Os níveis

A OBMEP é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade dos estudantes. O nível 1 é voltado para os alunos do 6º ou 7º ano do ensino fundamental, o nível 2 para os alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental, e o nível 3 para os alunos de todas as séries do ensino médio. Jovens e adultos, matriculados na modalidade EJA, também podem ser inscritos pela escola, conforme os níveis descritos anteriormente.

As fases

Em 2019, mais de 18 milhões de estudantes oriundos de 99,71% dos municípios brasileiros participaram da olimpíada, que é aplicada em duas fases. Este ano a prova da 1ª Fase ocorrerá em 26 de maio e estará composta por uma prova de 20 questões de múltipla escolha. A segunda fase, que consiste em uma prova discursiva de seis questões, será aplicada em 26 de setembro apenas aos alunos classificados. A divulgação dos premiados está prevista para acontecer dia 8 de dezembro.

A premiação

Os alunos com melhor desempenho na competição serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) . Os professores das escolas também recebem prêmios.

A OBMEP disponibiliza conteúdo para que os estudantes possam se preparar para as provas durante todo o ano. Entre os materiais didáticos oferecidos pela OBMEP estão videoaulas, banco de questões, provas de anos anteriores, simulados, apostilas e uma seção de links interessantes.

Criada em 2005, a OBMEP objetiva descobrir jovens talentos para a Matemática, além de contribuir para estimular o estudo da disciplina e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário