terça-feira, 19 de novembro de 2019

3ª Exposição de Ferromodelismo chega ao Museu do Trem no próximo sábado



O Museu do Trem, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, recebe a 3ª Exposição de Ferromodelismo nos próximos sábado e domingo (23 e 24). A mostra realizada anualmente vai reunir diversos expositores, ferromodelistas de Pernambuco e outros estados, com exibição de maquetes e miniaturas de veículos ferroviários, reproduzidos com detalhes que vão impressionar os apreciadores. Cenários rurais, urbanos, pátios ferroviários, oficinas, estações e uma série de outros elementos que compõem as vias férreas estão entre as peças, assim como as locomotivas, vagões e carros criados com base em modelos reais de ferrovias nacionais e internacionais. A novidade deste ano é a maquete interativa, que poderá ser manipulada pelos visitantes.

O evento deste fim de semana é um dos mais esperados do ano no Museu do Trem. Nas duas primeiras edições, milhares de visitantes foram até o espaço para conferir a exibição e, este ano, a expectativa é a mesma. “A Exposição de Ferromodelismo é uma ação de sucesso porque apresenta o universo ferroviário ao público por meio de um hobby que conta com adeptos de várias idades e permite recriar o universo da ferrovia em escala reduzida. Atrai público de todas as idades”, explica Maurício Reynaldo, gestor do Museu do Trem.

Ao todo, serão centenas de peças expostas. Na maquete interativa, será possível manusear os trenzinhos e colocá-los para funcionar com o auxílio dos próprios expositores.

O caráter educativo da ação merece menção. “A exposição nos leva a refletir sobre a importância das ferrovias e seu impacto histórico na transformação de paisagens urbanas e rurais, promovendo uma conscientização sobre os efeitos negativos do abandono das estradas de ferro no Brasil e a necessidade de sua reativação e da preservação do patrimônio ferroviário”, afirma André Cardoso, coordenador do educativo do Museu do Trem.

MAIS ATIVIDADES


Simultaneamente à 3ª Exposição de Ferromodelismo, O espaço oferecerá outras duas atividades neste fim de semana. No sábado (23), às 15h, haverá apresentações do Mamulengo Jurubeba, teatro de bonecos comandado por José Júlio Souza de Melo desde 1987. No domingo, ocorrerá a apresentação de abertura da Semana de Música da UFPE, no hall da Estação Central Capiba, às 10h, com apresentação de alunos e professores do Departamento de Música da universidade.

Além disso, a exposição de longa duração “Chegada e partida: A memória do trem em Pernambuco” estará aberta normalmente para a visitação nos mesmos dias. Todas as atividades são gratuitas.

Serviço:

3ª Exposição de Ferromodelismo do Museu do Trem do Recife
Quando: Dias 23 e 24 de novembro de 2019, das 10h às 17h.
Local: Estação Central Capiba/ Museu do Trem – Rua Floriano Peixoto, s/n, São José, Recife-PE (próximo à Estação Recife do Metrô)
Entrada gratuita

Fundarpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário