Advertisement

Facebook

China anuncia ter encontrado novo vírus de origem animal

Imagem: Pixabay

A gente não tem um minuto de paz mesmo. A China anunciou ter detectado infecção humana por um novo tipo de vírus de origem animal O henipavírus é uma enfermidade transmitida principalmente pelo morcego frugífero. Já são 35 casos humanos, detectados por um estudo científico, nas províncias chinesas de Shandong e Henan, nenhum deles grave, informa a imprensa estatal do país.

Entre os sintomas da zoonose estão: tosse, febre, cansaço, perda de apetite, dores de cabeça, musculares, náuseas e irritabilidade. De acordo com informações publicadas por cientistas da China e Singapura noNew England Journal of Medicine, a descoberta do vírus foi feita através de amostras da saliva de pacientes que tiveram contato recente direto com animais. Os pesquisadores revelam que dos 35 portadores, 26 manifestaram sintomas.

Segundo o jornal estatal Global Times, o morcego frugívoro é conhecido como principal hospedeiro do Hendra vírus (HeV) e Nipah vírus (NiV). O animal também transmite a doença para seres humanos. O jornal afirma que casos de transmissão de humanos para humanos ainda não foram detectados, embora estudos indiquem que existe essa possibilidade.

O henipavírus é considerado uma das principais causas emergentes do aumento de casos de zoonoses na região da Ásia-Pacífico. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é classificada como nível 4, com taxa de letalidade estimada entre 40% e 75%, taxa maior do que a do covid-19.

Informações: G1

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...