Advertisement

Facebook

Programação do 30.º Festival de Inverno de Garanhuns tem nomes como Gal Costa, Pitty, Jota Quest, Diogo Nogueira, Nando Reis , entre outros. Confira.

 Para marcar três décadas do FIG, serão montados mais de 20 polos e estão sendo contratadas mais de 800 atrações artísticas. Este ano, o evento acontece de 15 a 31 de julho.

Foto: Amannda Oliveira

O Governo de Pernambuco através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, anunciaram nesta quinta-feira, 30 de junho, a programação do 30.º Festival de Inverno de Garanhuns, que este ano contará com 24 polos e mais de 800 atrações artísticas nas mais diversas linguagens: como música, literatura, formação, teatro, circo, audiovisual, dança, cultura popular, patrimônio, design, moda, artes visuais, fotografia e artesanato.

Este ano, o evento conta também com os apoios da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empetur, Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), além da parceria com Sesc-PE e Sebrae-PE.

Como novidade este ano, serão oferecidas programações especiais e ações descentralizadas nos distritos de Iratama, Miracica e São Pedro, em Garanhuns, além da volta do Polo Castainho, no Quilombo Castainho (Zona Rural do município). Outro local que estreia na 30ª edição do FIG é o Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc-PE. O espaço recém-inaugurado no município vai receber uma série de atrações das linguagens de teatro, dança, gastronomia e audiovisual, assim como ações de formação e a Plataforma FIG. A expectativa é que o município receba milhares de turistas durante o evento.

A força do FIG está não apenas no entretenimento que promove - shows, concertos, espetáculos, exposições, capacitações, seminários e encontros diversos, mas também no fato de ser uma vitrine do que de mais atual está sendo produzido pelos artistas nacionais, das mais variadas linguagens da arte.

Segundo Oscar Barreto, secretário Estadual de Cultura, o Governo de Pernambuco está realizando um forte investimento de modelo público de promoção da Cultura para celebrar a edição de número 30 de um dos maiores festivais de cultura e arte do País. “Além de ser um festival importantíssimo para a indústria cultural de Pernambuco, o FIG também movimenta a economia do Nordeste. No campo das artes, estamos garantindo que o FIG seja um território livre para fruição da nossa diversidade, da liberdade criativa e de todas as vivências artísticas e culturais, expressão da nossa própria identidade. Desde a vertente econômica aos valores simbólicos que representam a cultura, Pernambuco terá um evento que movimenta a cadeia produtiva do setor e que traz orgulho para nosso Estado”, declarou Oscar Barreto.

Foto: Amannda Oliveira

Para o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, o tempo é de celebrar. "Depois de dois anos sem poder realizar grandes eventos, estamos fazendo essa retomada de forma ainda mais grandiosa, comemorando os 30 anos do FIG. Neste contexto, nossa fala inicial não poderia ser diferente, se não de agradecimento, ao secretário de Cultura Oscar Barreto, a todos da Fundarpe e, em especial, ao governador Paulo Câmara; que compreenderam e aceitaram o nosso pleito de ampliar o Festival, para que pudéssemos contemplar três finais de semana, além de aumentar para 25 polos, incrementados com mais de 800 atrações. Vamos poder proporcionar o maior, o melhor e mais intenso Festival de Inverno da história de Garanhuns e de Pernambuco. Agora é a hora de se organizar e vir curtir, de 15 a 31 de julho, o FIG 30 anos. Garanhuns espera vocês de braços abertos", disse ele.

Coube a André Brasileiro a missão de apresentar a estrutura dos polos, identidade visual e é claro, a programação.

Na programação musical, o FIG contará com nomes como Diogo Nogueira, Xamã, Anavitória, Nando Reis, Martins, Lenine, Spokfrevo Orquestra, Jota Quest, Titãs, Pitty, Duda Beat, Chico César e Geraldo Azevedo, Gal Costa, Jorge Vercilo, Adriana Calcanhoto, entre outros.

HOMENAGEADOS - Seguindo a tradição de homenagear grandes nomes da cultura pernambucana e nacional, o 30º Festival de Inverno de Garanhuns vai prestar uma série de tributos a artistas e movimentos culturais importantes. Dentre eles, os 30 anos do Movimento Manguebeat; Banda de Pífanos Folclore Verde do Castainho; o bailarino e Patrimônio Vivo do Estado, André Madureira; a atriz Geninha da Rosa Borges, o fundador do Boi da Macuca, Zé da Macuca, os músicos Henrique Annes, Guitinho da Xambá e Paulo Rafael, falecidos recentemente; e a Patrimônio Vivo do Estado, Índia Morena, que terá seu nome estampado na lona de circo do FIG.

PALCO ESTAÇÃO - Outra novidade para este ano é que o Teatro Luiz Souto Dourado vai abrigar o novo Palco Estação, com apresentações musicais intimistas e voltadas para um público máximo de 600 pessoas. Participam desta programação artistas como Adriana Calcanhoto, Cátia de França, Áurea Martins, Cida Moreira, Geraldo Maia, João Fênix, Ocupação Reverbo, Olivia Hime e Francis Hime, PC Silva, e o projeto Desengaiola, com Pedro Miranda, Alfredo Del Penho, João Cavalcanti e Moyses Marques. Em geral, as sessões serão realizadas às 18h, com alguns dias e atrações tendo sessões extras às 12h.


Sexta-feira | 15 de Julho

20h – Celebração de abertura do fig

20h45 – Amor Eterno

22h – Karynna Spinelli

23h30 – Diogo Nogueira

01h30 – Mumuzinho

Sábado | 16 
de Julho

20h – Pedrinho Pontes

21h – Baião Granfino – Jorge du Peixe

22h – Jorge Vercilo

0h30 – Xamã

Domingo | 17 
de Julho

20h - Jam 202

21h - Martins

22h - Anavitória

00h30 - Nando reis

Quarta-feira | 20 
de Julho

20h - Carlos e Fábio

21h - Geraldinho Lins

22h - César Menoti e Fabiano

23h - Mano Walter

Quinta-feira | 21 
de Julho

20h - Hercinho

21h - Homenagem ao movimento mangue – manguefonia, com

Mundo livre s/a, integrantes da Nação Zumbi, Siba, Cannibal, Fred

04, Isaar e Alessandra Leão

Sexta-feira | 22 
de Julho

20h – Karla e Cybele

21h - Isaar

22h - Simone (participação de Isabela Moraes, Rogéria dera e

Joana Terra)

23h30 - Lenine & Spokfrevo Orquestra

01h30 - Jota Quest

Sábado / 23 
de Julho

20h – Romero Ferro

21h30 – Titãs

23h – Pitty

01h30 – Duda Beat

Domingo /24 
de Julho

20h – Rogério e os Cabras

21h – Isabela Moraes

22h20 – Violivoz – Chico César e Geraldo Azevedo

0h30 – Gal Costa
 
Segunda-feira / 25 
de Julho

20h - Carla Marques

21h – Banda Sentimentos

22h – Conde Só Brega

23h30 – Raphaela Santos – A favorita

Terça-feira / 26 
de Julho

20h – Mourinha do Forró

21h - Santana

22h – Jorge de Altinho

23h30 – Solange Almeida

Quinta-feira/ 28 
de Julho

21h – Homenagem a Guitinho – Grupo Bongar

22h – Filipe Ret

23h30 – Baco Exu do Blues

Sexta-feira / 29 
de Julho

20h - kiara Ribeiro

21h - Pagode do Didi (com participações de maria pagodinho,

Helena Cristina e Gerlane Gell

22h – Jorge Riba

23h30 – Margareth Menezes

0h30 – Xande de Pilares

Sábado / 30 
de Julho

20h – Josildo Sá – samba de latada 15 anos

21h20 – Joanna

23h – Fafá de Belém

0h30 – José Augusto

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...