Jovem de Garanhuns está desaparecido há 5 dias e família faz apelo

janeiro 31, 2017

Um jovem de Garanhuns está desaparecido desde a última sexta-feira, 27/01.De acordo com informações recebidas via email pelo blog, Jonatan Lucas, de 17 anos, saiu de casa há 5 dias e desde então tem paradeiro incerto

Ainda de acordo com informações, a família já procurou a polícia e prestou queixa, mas - ate agora- não houve notícias. 

"Estamos todos apreensivos e muito preocupados, por isso pedimos que quem o ver ou tiver alguma notícia favor entrar em contato nos seguintes números (87) 8125-4988/ 9912-3009/9806-5424/9660-9251/ 9604-9633 " diz  a parte final da mensagem enviada por familiares.


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

RESIDE NA RUA JOSÉ BONIFÁCIO, BOA VISTA
SAIU DE CASA POR VOLTA DAS 21 HORAS DA SEXTA
AOS FAMILIARES DISSE QUE IA JOGAR VÍDEO GAME
QUANDO DESAPARECEU TRAJAVA BLUSA AZUL SHORT E SANDÁLIA
ERA CASEIRO E NÃO COSTUMAVA SAIR MUITO DE CASA

Informações: V&C Garanhuns

Ed Sheeran lança clipe de " Shape of You"

janeiro 31, 2017
Ed Sheeran lançou o clipe visual de “Shape of You”, canção que integrará seu próximo álbum, o “Divide”.
Dirigido por Jason Koenig (o mesmo de “Can’t Hold Us”, da dupla Macklemore & Ryan Lewis), o vídeo mostra o artista se apaixonando por uma lutadora (vivida pela dançarina Jennie Pegouskie) assistam:


Amannda Oliveira

Casa das Juventudes oferece curso de Camareira para começar em Março

janeiro 31, 2017


A Prefeitura de Arcoverde, por meio da Casa das Juventudes e em parceria com o SENAR, promove mais um curso. Dessa vez será o de Camareira, totalizando, só neste início 2017, quatro cursos para os jovens da cidade.
O de Camareira acontecerá entre os dias 06 e 09 de março. As inscrições de todos os cursos estão sendo realizadas na sede da Casa das Juventudes, localizada na Rua Manoel Soares de Melo,164, São Miguel. É preciso levar a xerox da identidade, CPF e ter 18 anos.  
Abaixo seguem os cursos oferecidos para os meses de fevereiro e março até agora. Confira! Mais informações: (87) 3821-3154.
  • Operação e na Manutenção de Tratores- TRATORISTA - 13 a 24/02
  • Pintor-06 a 10/02
  • Camareira -06 a 09/03
  • Material Reciclável - 27 a 31/03
ASCOM/PMA

Artesãs de Arcoverde descobrem o poder do artesanato de identidade

janeiro 31, 2017

A Coordenadoria da Mulher realiza em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, a segunda edição do Projeto Artesãs Empreendedoras. O curso chegou a Arcoverde com a proposta de capacitar as artesãs para o empreendedorismo e através de uma busca sobre a identidade cultural da cidade e de material que poderia ser utilizado pelas artesãs, se chegou a um denominador comum: a importância de trabalhar o artesanato de identidade. Aquele que traduz o que é nosso e nos identifica em qualquer lugar do mundo como o nosso Samba de Coco ou personagens como os Bois.

A professora Marilena Cardoso também mostrou as artesãs que produtos encontrados na natureza como a Algaroba, a cabaça, o angico e a palha do milho são matérias primas ricas e em grande quantidade na cidade. 


Sempre que vamos a uma cidade e queremos levar algo de lembrança, buscamos um artesanato que retrate a cultura local. Em Arcoverde, essa prática nunca foi comum aos artesãos que segundo Nevinha " Esse curso foi pra nós artesão, uma realização. Nós queríamos que Arcoverde fosse identificado com um artesanato específico e não tinha. Saímos fortalecidas desse curso e queremos um voto de confiança dos órgãos públicos para escoar o que produzimos através de feirinhas e eventos que possamos expor os trabalhos."

A coordenadoria da mulher foi fundada em abril de 2016 e vem desenvolvendo um lindo trabalho na cidade, acolhendo mulheres vítimas de violência, dando abrigo as que precisam e capacitando para que essas guerreira possam ter autonomia financeira para se livrar das garras da violência e ter uma vida nova.

O Projeto Artesãs Empreendedoras é uma realização da Secretaria da Mulher de Pernambuco, através de convênio com a Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal e parceria com os Organismos Municipais de Política para Mulheres. 


A culminância do curso acontece na próxima quinta-feira , 02 de fevereiro, com a I Mostra do Projeto Artesã Empreendedora de Arcoverde, às 19h na sede do Coco Trupé em mais um ensaio aberto. 

Amannda Oliveira


MPPE recomenda aos prefeitos de Timbaúba e Belém de São francisco que evitem despesas com eventos festivos enquanto houver débitos de salários atrasados

janeiro 30, 2017

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Timbaúba, Ulisses Felinto Filho, que se abstenha de realizar despesas com eventos festivos enquanto persistir a situação de atraso da folha salarial dos servidores do município, bem como de realizar contrato de serviço pessoal temporário ou concurso público com a finalidade de contratação pessoal, gerando aumento de despesas para os cofres públicos, salvo quanto aos serviços essenciais.

De acordo com o promotor de Justiça João Elias da Silva Filho, desde o mês de janeiro de 2015 o município de Timbaúba vem demonstrando dificuldade em quitar suas folhas de pagamento de pessoal nas datas previstas, motivando movimentos reivindicatórios, ações por parte do Ministério Público e providências judiciais. No entanto, nenhuma dessas providências foram eficientes a ponto de corrigir a situação, e nem mesmo a mudança de gestão concretizou mudança do quadro de inadimplência salarial.

Ainda segundo João Elias da Silva Filho, o município está devendo o salário do mês de dezembro de 2016 a servidores efetivos (ativos, inativos e pensionistas), comissionados e contratados. Em uma reunião realizada no dia 26 de janeiro, presidida pelo MPPE, a administração do município reafirmou política, contábil e financeiramente a existência de dificuldades para estabilizar a folha de pagamento de pessoal.
“A realização de gastos pelo gestor municipal com eventos festivos (comemorativos, carnavalescos, juninos), com folha salarial dos servidores, no todo ou em parte, atrasada, caracteriza violação ao princípio da moralidade administrativa, encartado no artigo 37 da Constituição Federal, além da possibilidade de caracterizar crime de responsabilidade, e ainda ato de improbidade administrativa pela geração de dano ao erário municipal”, argumentou o promotor de Justiça no texto da recomendação.

Com a recomendação, as despesas com eventos festivos em Timbaúba só deverão ser realizadas com recursos exclusivamente originários do Estado ou da União, sem contrapartida financeira do município, e as verbas devem estar com a destinação especificamente vinculada à realização dos eventos. A documentação relativa à execução do convênio, acompanhada do processo licitatório e das notas fiscais pertinentes, deverá ser encaminhada ao Ministério Público Estadual ou Federal, conforme a origem dos recursos, no prazo de até 30 dias após a realização do evento.

Belém de São Francisco – O MPPE recomendou ao prefeito de Belém de São Francisco, Licínio Antônio Lustosa Roriz, que não realize gastos com o carnaval de 2017 utilizando recursos do município enquanto a folha de pessoal do município estiver em atraso. De acordo com a promotora de Justiça Evânia Cíntian de Aguiar Pereira, chegou ao conhecimento do MPPE que, no período entre 24 a 28 de fevereiro de 2017, serão realizados shows no município, porém a folha de pagamento do mês de dezembro de 2016, da parte dos servidores efetivos e inativos do executivo municipal, se encontra em situação de atraso.

Caso sejam realizadas festas carnavalescas, a prefeitura deverá informar à promotoria de Justiça de Belém de São Francisco quanto à origem dos recursos empregados na estrutura festiva, com individualização dos pagamentos a serem feitos relativamente ao palco, banda, iluminação, som, segurança, banheiros químicos, demais prestadores de serviços da organização dos eventos etc, encaminhando os documentos comprobatórios, inclusive, contendo o número e cópia de eventual emenda parlamentar que repasse verba para realização dos eventos.

O prefeito tem até o dia 31 de janeiro para informar ao MPPE quanto ao acatamento da recomendação, bem como as providências adotadas no intuito de se lhe dar cumprimento

MPPE

COORDENADORIA DA MULHER DE ARCOVERDE REALIZA PROJETO ARTESÃS EMPREENDEDORAS

janeiro 30, 2017

Ônibus da prefeitura de Caetés capota em Garahuns e deixa uma vítima fatal e vários feridos

janeiro 30, 2017
Foto: Agreste Violento

Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira (30) na BR-424, em Garanhuns no Agreste de Pernambuco. O acidente aconteceu nas proximidades da entrada da Cohab III, local onde tem acontecido vários acidentes com frequência. Ao menos uma pessoa veio a óbito no local, o José Nildo Avelino de barros, que tinha 44 anos e era morador do município de Capoeiras/PE.

                                                                              Foto: Agreste Violento

Cerca de 20 pessoas viajavam no ônibus escolar da Prefeitura do Município de Capoeiras, o número de pessoas é impreciso, pois as vítimas são pacientes de hemodiálise e sempre andavam acompanhadas. Eles haviam acabado de saírem da cidade de Garanhuns com destino a Capoeiras, quando o motorista do ônibus perdeu o controle que causou o acidente. Na hora chovia, e isto pode ter contribuído para que o veículo planasse na pista.

Informações da prefeitura de Capoeiras são que, o veículo que normalmente transportava os pacientes, cerca de 15 deles, estava em manutenção, por este motivo o ônibus escolar foi utilizado para ir buscá-los no hospital em Garanhuns.

Segundo informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo desceu a rodovia em alta velocidade e planando, momento que desgovernou. Foi repassado também que os pneus apresentavam mau estado de conservação, o que pode ter sido a principal causa do acidente que já está sendo investigado pela Polícia Civil.

Várias viaturas do Corpo de Bombeiros, SAMU e ambulâncias da região prestaram socorro às vítimas que ficaram espalhadas dentro do mato. A princípios, todas elas foram levadas para o Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns.

O comandante do 9º Batalhão, TC. Paulo César, esteve no local coordenando as viaturas da Polícia Militar que isolou a área até que todas as vítimas fossem socorridas.

Uma equipe da 2ª Delegacia de Polícia Civil deu início as investigações do acidente e encaminhou o corpo da vítima fatal para o Instituto de Medicina legal (IML) da cidade de Caruaru/PE. O corpo foi encaminhado através de uma funerária contratada por familiares, pois o Governo do Estado não disponibiliza dos serviços de remoção de cadáveres para esta região.

Fonte: Agreste Violento

Prefeitura Arcoverde promove 1ª Capacitação Técnica sobre Alimentação Escolar na Primeira Infância

janeiro 30, 2017

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Arcoverde, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promoveu nesta segunda-feira (30), a 1ª Capacitação Técnica sobre Alimentação Escolar na Primeira Infância para as merendeiras, gestores e auxiliares das três creches do município.

O treinamento foi ministrado pela chefe do departamento de merenda escolar, Ariacy Britto e a nutricionista, Mariama Queiroz, na Creche José Rabelo de Vasconcelos. Com 53 participantes, o evento teve como conteúdo: “O que é alimento seguro?”; “Cuidados no ambiente de manipulação.”; “Periodicidade da higienização”; “Melhor aproveitamento de Verduras e Legumes.”; “Conduta dos Manipuladores de alimentos”, entre outros.
“Essa capacitação é de fundamental importância, uma vez que o ambiente escolar é responsável por 70% da alimentação diária dessas crianças.”, enfatizou a chefe do departamento de merenda escolar, Ariacy Britto.

Na ocasião, as merendeiras receberam um kit de proteção individual composto por touca, avental e porta objetos. “Desde o início da primeira gestão, a merenda foi uma das nossas prioridades. Com o acompanhamento nutricional passamos a ter um cardápio adequado para os alunos. Nesse treinamento, tanto as merendeiras como as auxiliares de creche estão ainda mais preparadas para cumprir as orientações do Ministério da Educação.”, explicou a Prefeita Madalena Britto.

ASCOM/PMA

Programação do Carnaval de Buíque 2017

janeiro 30, 2017

A prefeitura de Buíque apresentou na manhã desta segunda feira (30/01), no auditório da Escola Engenheiro klaysson a programação oficial do Carnaval 2017. 

O evento bancado com recursos próprios, contará com uma mega estrutura de palco, camarotes, inclusive para a imprensa, efetivo policial, posto de atendimento médico e barracas de alimentos e bebidas. A prefeitura fará bloqueios em entradas do polo e vai proibir venda de bebidas com garrafas de vidro. O prefeito anunciou ainda, a contratação de 100 seguranças privados para reforçar a segurança do evento. O secretário de comunicação Paulo César , disse que a imprensa terá sala para entrevistas e toda a assistência necessária para realizar a cobertura do evento. 


Patrick, da empresa Patrick Produções , destacou a mega estrutura que será montada na cidade, e afirmou que Buíque vai realizar um doa maiores carnavais do interior. O prefeito Arquimedes, destacou que recebeu a cidade suja, e no escuro. Após um levantamento, se descobriu que 500 postes de Buíque estavam no escuro. A limpeza e mudança das lâmpadas já está sendo realizada. O prefeito afirmou que a programação do carnaval foi escolhida para agradar a todos os gostos indo do frevo ao funk. 
A imprensa de Buíque e região se fez presente em peso para o anúncio das atrações.


Confira a Programação 

SÁBADO

1 – ORQUESTRA DE FREVO PERNAMBUCANO
2 -  VAI DE 3
3 – MACIEL KURÉ
4 – ACADÊMICOS DA BAHIA
5 – VOA VOA

DOMINGO

1 - ORQUESTRA DE FREVO PERNAMBUCANO
2 – F5 RETRÔ
3 -  OS FRAJOLAS
4 – HARRY ESTIGADO
5 – LÉO SANTANA

SEGUNDA FEIRA

1 - ORQUESTRA DE FREVO PERNAMBUCANO
2 – TURMA DA BREGADEIRA
3 – AS MENINAS
4 – MARRETA YOU PLANETA

TERÇA FEIRA

1 - ORQUESTRA DE FREVO PERNAMBUCANO
2 – NANARA BELO E SANTA DOSE
3 – OH SACODE
4 – HENRIQUE BARBOSA E BANDA
5 – MARROM BRASILEIRO

6 – MC TROINHA

As apresentações começam às 14h e vão até as 22h . No domingo, no entando a festa começa às 13h e vai até as 22h.

Amannda Oliveira

Arcoverde abre inscrições para credenciamento da imprensa do 11° Baile Municipal

janeiro 30, 2017

A Prefeitura de Arcoverde convoca os veículos de comunicação a se cadastrarem para o credenciamento do 11º baile Municipal, que acontece no dia 11 de fevereiro, às 23h, no Esporte Clube.
Para estar apto a ter acesso ao evento, o veículo deve encaminhar o nome e identidade de até dois profissionais, que irão trabalhar no dia para o email: prefeituradearcoverde@gmail.com. Lembrando, que os profissionais devem estar identificados com o crachá da empresa de comunicação com foto e munidos de qualquer documento com foto para averiguação.
A lista da Imprensa estará na portaria e só poderá entrar no recinto quem estiver com o nome na relação até a 00h.

É preciso, que os dados sejam encaminhados até o dia 07 de fevereiro de 2017.

ASCOM/PMA

Nonô Germano e Gustavo Travassos comandam prévia Quinta no Galo

janeiro 30, 2017

Os cantores recebem Claudio Brasil, Adriana B, Liv Moraes e muito mais na
 sede do Galo da Madrugada 

Faltando menos de um mês para o 40º desfile do Galo da Madrugada, o Palácio Enéas Freire recebe Nonô Germano e Gustavo Travassos para comandar mais uma edição da prévia Quinta no Galo. O evento, que reúne intervenções culturais e artísticas, ocorrerá nesta quinta-feira (2), a partir das 20h, na sede do bloco. Os ingressos estão à venda no local e custam R$ 40 (individual) e R$ 200 (mesa para quatro pessoas).

Em sua apresentação, Nonô explorará repertório de hinos consagrados do Carnaval pernambucano. Quem vai dividir o palco é o puxador oficial do Galo da Madrugada, Gustavo Travassos. A noite contará com as participações especiais do Coral Edgar Moraes, Claudio Brasil, Alan Ka, Adriana B, Liv Moraes, Luciano Ferraz, além das intervenções culturais de Maracatus de Baque Solto e Baque Virado, Bloco Lírico, Fantasias do Galo e muito mais.

SOBRE NONÔ GERMANO - A história de Nonô Germano com o maior bloco do mundo é antiga. O artista se apresenta no Galo desde sua adolescência, no início da carreira, que já soma mais de 30 anos. Essa relação se estreitou ainda mais no Carnaval de 2015, quando Nonô oficializou sua união com a mulher Daniela Freire, em cima do trio elétrico, em pleno desfile de Zé Pereira.

SOBRE GUSTAVO TRAVASOS - Nascido no Recife, o cantor participou do primeiro desfile do Galo da Madrugada, em 1978, quando tinha apenas 12 anos. Hoje soma mais 15 apresentações à frente do trio elétrico oficial do bloco. O artista levanta o folião com clássicos dos frevos de rua, bloco e canção, além de ritmos tradicionais como o maracatu, caboclinho e coco de roda. Em 30 anos de carreira, Gustavo Travassos já se apresentou com alguns dos maiores ícones musicais do nordeste, como Lenine, Geraldo Azevedo e Fafá de Belém.

GALO DE OURO – O Galo da Madrugada reverencia com o troféu “Galo de Ouro” alguns nomes que ajudaram a construir a história do bloco. Na ocasião, a comenda será entregue ao secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa, autor do projeto de lei aprovado em 2009, que tornou o Galo da Madrugada Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco.

PRÓXIMAS DATAS DOS QUINTA NO GALO – A prévia continua nas quintas-feiras antecedentes ao Carnaval: 09 e 16 de fevereiro.

SERVIÇO
Prévia “Quinta no Galo com Nonô Germano e Gustavo Travassos”
Local: Palácio Enéas Freire (Sede do Galo da Madrugada)
Rua da Concórdia, 984, bairro de São José, Centro do Recife-PE
Data: quinta-feira, 02 de fevereiro
Horário: 20h às 23h
Ingressos: R$ 40,00(individual) e R$ 200,00 (mesa para quatro pessoas)
À venda na sede do bloco
Informações: (81) 3224-2899

Angélica Souza

Em Floresta, Paulo ressalta priorização de obras hídricas no Estado

janeiro 30, 2017
Durante evento de acionamento da 3ª Estação de Bombeamento do Eixo Leste da Transposição, o governador e o presidente Michel Temer assinaram ordens de serviço para projetos do Ramal do Agreste

Fotos: Roberto Pereira/Sei

FLORESTA - O governador Paulo Câmara participou, nesta segunda-feira (30.01), do acionamento da terceira Estação de Bombeamento do Eixo Leste do projeto de Transposição do Rio São Francisco, localizado no município de Floresta, no Sertão de Itaparica. O ato, comandado pelo presidente Michel Temer, também contou com a assinatura de duas ordens de serviço, no valor de R$ 40,4 milhões, para o início dos projetos executivo e ambiental do Ramal do Agreste. O chefe do Executivo estadual falou sobre a importância das ações realizadas e ressaltou a necessidade de priorização de obras estruturadoras do setor hídrico de Pernambuco.

"Hoje, damos andamento a uma etapa importante do projeto da Transposição para o Nordeste. Os governadores têm feito um esforço muito grande, junto aos prefeitos, para minimizar o sofrimento da seca para a população. Mas sabemos que o fundamental aqui para a região são as obras estruturantes como a Transposição do rio São Francisco e, ao mesmo tempo, a conclusão de obras como a Adutora do Agreste, as demais adutoras e o Ramal do Agreste", afirmou. O equipamento acionado nesta segunda tem capacidade de bombear até 14 metros cúbicos de água por segundo.

Paulo destacou, ainda, que o Governo Federal tem dado prioridade às obras que compõem o projeto do rio São Francisco. "O esforço precisa ser reconhecido, mas o trabalho precisa ser incansável porque o Nordeste precisa dessa obra, que pode melhorar muito a qualidade de vida não apenas do povo pernambucano, mas dos nordestinos", concluiu.

Após acionar a Estação de Bombeamento EBV-3, o presidente da República, Michel Temer, informou que, no próximo mês de março, o Eixo Leste será entregue e que, ainda este ano, o Eixo Norte também será inaugurado. "Esta obra é importante demais para o Nordeste. O Governo Federal tem os olhos voltados para o Brasil todo, mas, particularmente, para o Nordeste do País", destacou. Temer salientou, ainda, a importância que a Transposição tem para o desenvolvimento de Pernambuco e do Nordeste. "Em breve, voltaremos aqui e vamos verificar que o desenvolvimento se deu com muito maior velocidade em Pernambuco e em outros estados nordestinas devido à Transposição".

RAMAL DO AGRESTE - As duas ordens de serviço assinadas nesta segunda-feira (30.01) viabilizarão R$ 40,4 milhões para o Ramal do Agreste. A primeira, de R$ 29 milhões, atenderá à implementação dos projetos executivos da obra. O início do serviço está previsto para o segundo semestre deste ano. Os outros R$ 11,4 milhões serão aplicados em 17 programas ambientais do empreendimento. Orçado em R$ 1,2 bilhão, o Ramal do Agreste terá 70,8 quilômetros de extensão e receberá as águas do São Francisco para abastecer 72 cidades pernambucanas.

Estiveram presentes no evento os ministros da Defesa, Raul Jungmann; da Educação, Mendonça Filho; das Cidades, Bruno Araújo; e de Minas e Energia, Fernando Filho. Também o prefeito de Floresta, Ricardo Ferraz; os senadores Cássio Cunha Lima e José Mariano; os deputados federais Kaio Maniçoba, Augusto Coutinho, Fernando Monteiro, Guilherme Coelho, Efraim Filho e Hugo Mota.

ASCOM

Arte de Ayodê França ilustra o Rec-Beat 2017

janeiro 30, 2017

O ilustrador e quadrinista pernambucano, Ayodê França é o autor da ilustração que pautará a identidade visual do Festival Rec-Beat 2017.  Nela, Ayodê conta que buscou representar a importância da diversidade e experimentação do Rec-Beat, que sempre apresenta ao seu público uma experiência nova, fugindo do óbvio e subvertendo às expectativas.

  
Ayodê integra o grupo de artistas que já participaram com suas obras da programação visual do Rec-Beat.  A cada edição, o festival convida um artista para criar uma obra inédita representando a sua interpretação conceitual do festival. Já participaram em edições anteriores Shiko, Fernando Peres, Raoni Assis e Karina Buhr.

"Gostaria de provocar, se possível, uma breve reflexão sobre a condição humana para além dos esteriótipos, por uma imagem cheia de cor, música e alegria”, diz Ayodê sobre a sua ilustração. “A importância de valorizarmos a diversidade como uma das mais belas características dos agrupamentos humanos, responsável por enriquecer as nossas experiências de interação com o outro. No centro, uma figura humana que transcende esteriótipos de gênero com os quais somos atualmente bombardeados, o ser humano para além do óbvio, do nicho, sem gênero, origem ou classe social determinada".


O Rec-Beat está entre os mais importantes festivais independentes de música do país. Sua principal característica é a aposta no novo, ao mesmo tempo estabelecendo conexões com a história da nossa música e a nova produção musical ibero-americana. 


22ª edição do Festival Rec-Beat acontece durante os quatro dias no Carnaval do Recife/PE, entre 25 e 28 de fevereiro. A programação gratuita traz nomes nacionais e internacionais que sobem no tradicional palco montado, ar livre, no Cais da Alfândega, local histórico da cidade. O festival atrai anualmente um público superior a 120 mil pessoas.

Em breve, as atrações e informações detalhadas começarão a ser anunciadas.

O Rec-Beat 2017 tem Patrocínio da Prefeitura do Recife, Incentivo do Funcultura - Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura/Governo do Estado de Pernambuco, apoio da Copergás, Institut Français e Paço Alfândega. A realização é da Rec-Beat Produções.

Tati Pugliesi

Levantamento sobre infestação do mosquito passa a ser obrigatório

janeiro 30, 2017
Todos os municípios com mais de 2 mil imóveis terão que realizar o LIRAa. Medida tem como objetivo estimular os gestores locais a reforçar as ações de prevenção e controle ao mosquito.

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação para Aedes aegypti (LIRAa), ferramenta criada para identificar os locais com focos do mosquito nos municípios, passa a ser obrigatório para todas as cidades com mais de 2 mil imóveis. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti. A portaria com a medida foi publicada, na última sexta-feira (27), no Diário Oficial da União. Até então, o levantamento era feito a partir da adesão voluntária de municípios. A obrigatoriedade da realização do levantamento é uma proposta do ministro Ricardo Barros e foi acordada com estados e municípios durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada nesta semana.

Os municípios que não realizarem o levantamento não receberão a segunda parcela do Piso Variável de Vigilância em Saúde, recurso extra que é utilizado exclusivamente para ações de combate ao mosquito. Em 2017, o Piso Variável de Vigilância em Saúde é R$ 152 milhões e será liberado aos gestores locais em duas etapas.

Vale esclarecer que o repasse do Piso Fixo de Vigilância em Saúde não depende da realização do levantamento. Este recurso é destinado à vigilância das doenças transmissíveis, entre elas dengue, Zika e chikungunya, e repassado mensalmente a estados e municípios. O Piso Fixo de Vigilância em Saúde cresceu 83% nos últimos anos, passando de R$ 924,1 milhões para R$ 1,70 bilhão em 2016. Para 2017, a previsão é de o orçamento do piso fixo chegue a R$ 1,96 bilhão.

Para municípios com menos de dois mil imóveis, o repasse do recurso extra dependerá da realização do Levantamento de Índice Amostral (LIA). As cidades sem infestação do mosquito devem realizar monitoramento por ovitrampa ou larvitrampa. Excepcionalmente, serão consideradas as metodologias alternativas de levantamento de índices executados pelos municípios, desde que essas informações sejam repassadas ao Governo Federal. As metodologias alternativas são medidas utilizadas pelas vigilâncias locais para monitorar o nível de infestação do mosquito.

No último LIRAa, realizado no segundo semestre de ano passado, 2.284 municípios participaram do levantamento, o que representa 62% das cidades com mais de 2 mil imóveis. Em comparação com 2015, houve um aumento de 27,3% em relação ao número de municípios participantes. Realizado em outubro e novembro deste ano, o levantamento é um instrumento fundamental para o controle do mosquito Aedes aegypti. Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os tipos de depósito onde as larvas foram encontradas e, consequentemente, priorizar as medidas mais adequadas para o controle do Aedes no município.

DENGUE – Entre janeiro e 24 de dezembro de 2016, foram notificados 1.496.282 casos prováveis de dengue em todo o país, uma redução de 11,4% em relação a 2015 (1.677.013). Também houve queda expressiva no número de óbitos. A redução foi de 36%, passando de 984 em 2015 para 629 em 2016. Também caíram os registros de dengue grave e com sinais de alarme. Foram 844 casos graves em 2016, queda de 50,5% em relação a 2015, quando foram 1.706. O número de casos com sinais de alarme passou de 21.591, em 2015, para 8.237 no ano passado.

A região Sudeste registrou o maior número de casos prováveis (857.013 casos; 57,3%) em relação ao total do país, seguida das regiões Nordeste (324.299 casos; 21,7%), Centro-Oeste (202.875 casos; 13,6%), Sul (73.193 casos; 4,9%) e Norte (38.902 casos; 2,6%).

Em relação à proporção de casos por habitantes (incidência), as regiões Centro-Oeste e Sudeste apresentam as maiores taxas: 1.313,8 casos/100 mil hab. e 999,5 casos/100 mil hab., respectivamente. Entre as Unidades da Federação (UF), destacam-se Minas Gerais (2.529,5 casos/100 mil hab.), Goiás (1.830,7 casos/100 mil hab.), Rio Grande do Norte (1.73,9 casos/100 mil hab.), e Mato Grosso do Sul (1.682,5 casos/100 mil hab.).

CHIKINGUNYA – Em 2016, até 17 de dezembro, foram registrados 265.554 casos de febre chikungunya, em 2.785 municípios brasileiros, o que representa uma taxa de incidência de 129,9 casos para cada 100 mil habitantes e um aumento de 594% em relação ao mesmo período de 2015 (38.240) registros. A taxa de incidência no mesmo período de 2015 foi de 18,7. O aumento do número de óbitos também foi expressivo, passando de 14 em 2015 para 159 em 2016 (1.035%).

No Brasil, a transmissão autóctone foi confirmada no segundo semestre de 2014, inicialmente nos estados do Amapá e da Bahia. Atualmente, todos os estados têm casos autóctones. Em 2016, a região Nordeste concentrou 86% do total de casos registrados no país (230.582). O Sudeste teve 9% dos casos (23.793); a região Norte 2,9% (7.686); Sul e Centro-Oeste 0,7% (1.765 e 1.728, respectivamente).

ZIKA – Desde o início da notificação compulsória do Zika, em fevereiro de 2016, até 17 de dezembro, foram registrados 214.193 casos prováveis da doença no Brasil, com incidência de 104,8 casos para cada 100 mil habitantes. A região Centro-Oeste apresentou a maior taxa de incidência: 219,2 casos/100 mil hab. Entre as Unidades da Federação, destacam-se Mato Grosso (670,5 casos/100 mil hab.), Rio de Janeiro (407,7 casos/100 mil hab) e Bahia (338,5 casos/100 mil hab.).

Em 2016, foram confirmados laboratorialmente seis óbitos por vírus Zika: quatro no Rio de Janeiro e dois no Espírito Santo, ocorridos entre os meses de janeiro e maio. Em 2015, foram três mortes confirmadas. Em relação às gestantes, foram registrados 16.923 casos prováveis, sendo 10.820 confirmados por critério clínico-epidemiológico ou laboratorial.

Por Camila Bogaz, da Agência Saúde

Prefeitos devem providenciar o cadastramento on-line no FNDE

janeiro 30, 2017

Grande parte dos municípios brasileiros teve a administração renovada nas últimas eleições. Muitos prefeitos recém-eleitos precisam se cadastrar e os reeleitos, atualizar os dados no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Embora não haja prazo específico para isso, é importante que esse procedimento ocorra o quanto antes, para que os gestores municipais tenham acesso a serviços e programas importantes do Ministério da Educação, como o Sistema de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), de assistência técnica e financeira do governo federal.
Além de dúvidas sobre o cadastramento, os novos prefeitos procuram informações sobre o acompanhamento de obras federais em execução ou já concluídas no município. Todas as informações estão disponíveis na internet, são de fácil acesso e descritas de forma didática, no sistema Transparência Pública – Obras.
A ferramenta, lançada no ano passado, permite o acompanhamento de obras de creches, escolas e quadras poliesportivas. Após o acesso on-line, o prefeito deve identificar o estado no mapa do Brasil e, em seguida, o município. Pode também fazer procura mais detalhada, ao descrever o bairro beneficiado, a rede pública de ensino (municipal ou estadual) e o tipo de projeto. Logo, será aberta página com a relação das obras, fotos, tipo de construção, valor previsto, valor pago pelo FNDE e percentual de execução.
O presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, destaca que o sistema está disponível a todos — prefeitos, vereadores, Ministério Público, diretores, professores, pais e alunos. No sistema, todo cidadão tem acesso a informações sobre os repasses de recursos federais referentes às obras, bem como os dados sobre execução, inseridos frequentemente pelas prefeituras e governos estaduais. “Os principais objetivos são o reforço da transparência nas ações do governo federal e o combate a possíveis desvios de verbas”, afirma Pinheiro.
A participação da sociedade na gestão pública é um direito assegurado pela Constituição Federal. Os cidadãos podem fiscalizar de forma permanente a aplicação dos recursos públicos.
O cadastramento e o recadastramento são simples. Basta o prefeito encaminhar cópias autenticadas de documento de identidade, CPF e termo de posse assinado ao endereço eletrônico cohap@fnde.gov.br. É necessário anexar a ficha de cadastro preenchida, segundo a Resolução do FNDE nº 9/2015. Posteriormente, o material deve ser impresso e enviado pelos Correios à sede do FNDE, em Brasília.
ASCOM

The Rolling Stones " Blue & Lonesome" já está disponível nas lojas físicas e virtuais

janeiro 30, 2017
O grupo The Rolling Stones acaba de lançar o seu primeiro álbum gravado em estúdio depois de mais de uma década. O álbum foi gravado em apenas 3 dias em Londres e leva a banda de volta as suas raízes e a paixão pelo Blues, que sempre esteve no coração e na alma do grupo.
O CD conta com a participação especial de Eric Clapton na guitarra nas faixas 6 e 12 do álbum. 'Blue & Lonesome' mostra os Rolling Stones com orgulho de seu início de carreira como uma banda de blues quando eles tocavam músicas de Jimmy Reed, Willie Dixon,Eddie Taylor, Little Walter e Howlin' Wolf.

Confiram o check list:

1 Just Your Fool
2 Commit A Crime
3 Blue & Lonesome
4 All Of Your Love
5 I Gotta Go
6 Everybody Knows About My Good Thing
7 Ride 'Em On Down
8 Hate To See You Go
9 Hoodoo Man Blues
10 Little Rain
11 Just Like I Treat You
12 I Can't Quit You Baby

Amannda Oliveira

Senado elege novo presidente na próxima quarta-feira

janeiro 30, 2017
Edilson Rodrigues
Por maioria simples de votos, com a presença da maioria absoluta dos senadores (41), o Senado elege na próxima quarta-feira (1º) seu novo presidente. A eleição ocorre em reunião preparatória marcada para as 16h, no Plenário da Casa e será comandada pelo atual presidente, Renan Calheiros.
Os candidatos ao cargo de presidente podem se apresentar previamente ou apenas no momento da sessão. As candidaturas podem ser formalizadas por ofício encaminhado à Mesa antes da sessão, manifestação oral antes da votação, indicação de bancada ou de forma avulsa, por um senador independente.
Em caso de candidatura única, a votação, secreta, se dá no painel eletrônico do Senado. Para disputas com mais de um candidato há duas opções: utilizar a urna eletrônica, como ocorre nas comissões da Casa; ou cédulas de papel, com os nomes de todos os postulantes à vaga.
Neste caso, cada senador recebe uma cédula de votação, devidamente rubricada pelo presidente, marca seu escolhido e deposita a cédula na urna de votações.
Para dar início à eleição é necessária a presença de 41 senadores em Plenário. Ao longo do processo de votação não há possibilidade de discursos ou apartes, a não ser para intervenções relacionadas ao assunto ou para que os próprios candidatos defendam suas candidaturas.

Maior bancada

Tradicionalmente, o partido com a maior bancada fica com a presidência da Casa, mas são comuns candidaturas alternativas.  Nas últimas quatro eleições, por exemplo, o indicado do PMDB, que contava e ainda conta com o maior número de senadores, saiu vencedor.
Em 2015, Renan Calheiros (PMDB-AL) venceu a disputa contra o ex-senador Luiz Henrique, também do PMDB. Seu colega de partido se lançou na disputa com apoio do DEM, do PSDB e de outras legendas.
Dois anos antes, Renan foi eleito ao derrotar o então senador Pedro Taques (PDT-MT).
Em 2011, José Sarney (PMDB-AP) saiu vencedor no pleito contra Randolfe Rodrigues (REDE-AP), então no PSOL.  Sarney era  o presidente em exercício da Casa e vinha de uma vitória em 2009 contra Tião Viana, do PT.
Agência Senado

Prefeitura de Buíque anuncia atrações do Carnaval nesta segunda-feira

janeiro 30, 2017

O prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, anuncia nesta segunda-feira (30), a programação do carnaval da cidade. O anúncio acontece na Escola Engenheiro Klaysson, às 10h e vai reunir blogueiros, radialistas e demais profissionais de comunicação da região. Na oportunidade, será apresentada toda estrutura do evento, o tema e as atrações do evento que já foi considerado um dos melhores do estado.

Amannda Oliveira

Centro de Inclusão realiza 1.º Encontro de Contadores de História de Arcoverde

janeiro 30, 2017

O Centro de Inclusão em parceria com o “Grupo Cata-vento de História” formados por ex alunos do espaço, realiza na próxima terça-feira, 31 de janeiro, o 1.º Encontro de Contadores de História de Arcoverde, com o tema " Novos Contadores de História, para a Velha arte de encantar."

O encontro tem por objetivo criar um grupo de ação e articulação na cidade que através do ofício de contar história,vai provocar a reflexão sobre os valores éticos que permutam a sociedade atual. Além de resgatar essa manifestação popular de contar história que perpétua através dos tempos.

Entre os palestrantes confirmados estão a Professora Suzana Araújo, diretora da Escola Santa Maria e o comediante Jhonny que vai falar a respeito do seu personagem " Inspetor do Humor".

O evento acontece no Centro de Inclusão á partir das 19h e a entrada é franca.

Amannda Oliveira
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.