Advertisement

Facebook

Arcoverde sedia Pré-Conferência Regional de Cultura no Sertão do Moxotó

Foto: Robson Lima  
Em reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira, 1° de novembro, a equipe da Secretaria de Cultura e Comunicação da Prefeitura de Arcoverde definiu com articuladores da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), a realização da Pré-Conferência Regional do Sertão do Moxotó. O processo de mobilização que totaliza 27 pré-conferências, sendo 14 regionais e 13 setoriais, visa preparar os participantes para a IV Conferência Estadual de Cultura, prevista para acontecer em março do próximo ano.
Em Arcoverde, a Pré-Conferência Regional do Sertão do Moxotó será realizada no dia 16 de janeiro, abrangendo os sete municípios que compõem a região e direcionada especialmente para fazedores locais de cultura. “Nas pré-conferências, estaremos discutindo entre a proposta preliminar dos eixos, a temática principal da IV Conferência que é a construção de um Plano Estadual de Cultura, o qual deve se tornar Lei a partir da participação social, estabelecendo as metas e os desafios da cultura pernambucana para os próximos 10 anos”, adiantou Matheus Lins, articulador das Pré-Conferências Regionais que serão promovidas pela Secult-PE. 
“O Plano Estadual de Cultura é um instrumento legal muito importante, porque garante direitos de políticas públicas, servindo também como um instrumento de cobrança da sociedade civil e de avaliação governamental sobre a validação, a introdução e o fomento de políticas culturais aqui em Pernambuco”, concluiu Matheus Lins.
Arcoverde já segue o caminho de desenvolvimento nas políticas públicas destinadas ao segmento e irá concluir, ainda este ano, a criação do seu Sistema Municipal de Cultura. Para a implementação, a Secretaria de Cultura e Comunicação do município realizou 11 plenárias, possibilitando que 13 comissões fossem formadas para elegerem os representantes que irão compor o Conselho Municipal de Cultura. Em dezembro deste ano, a cidade realiza a Conferência Municipal de Cultura. A programação será divulgada em breve.       
Como proposta preliminar dos eixos, a pré-conferência irá abordar Patrimônio Cultural e Memória; Infraestrutura e Participação Social; Desenvolvimento Simbólico da Cultura; Economia da Cultura; Pesquisa e Formação Artístico-Cultural; Cultura e Educação; Cultura e Comunicação; Territórios, Territorialidades e Políticas Afirmativas. 
Para participar da Pré-Conferência Regional do Sertão do Moxotó, é necessário preencher fomulário eletrônico de inscrição até o dia 7 de novembro, disponível no Portal Cultura PE
Dúvidas sobre o processo de inscrição podem ser esclarecidas através do e-mail: inscricaoconferenciape@gmail.com.
ASCOM/PMA

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...