Advertisement

Facebook

Prefeitura entrega à população de Arcoverde todas as UBSFs reformadas e equipadas

Foto: PMA

Todas 22 Unidades Básicas de Saúde da Família – UBSF da Prefeitura de Arcoverde passaram por um período de reformas e reparos. As UBSF foram completamente aperfeiçoadas e equipadas para melhorar o atendimento aos moradores e moradoras do Município. Isto só foi possível, graças aos esforços da prefeita Madalena Britto, que conseguiu R$ 2 milhões em emendas parlamentares.

As reformas começaram a ser feitas em agosto e incluiu a recuperação da sinalização interna e externa, pintura e infraestrutura, além da adequação para o acesso de portadores de necessidades especiais. Também foram adquiridos novos equipamentos, móveis e computadores para a implantação do Prontuário Eletrônico. “Este prontuário vai ser implementado até o final do ano, pois todos os profissionais que trabalham nas UBSFs serão capacitados. É uma exigência do Ministério da Saúde que quer acabar com as fichas de papéis”, explicou a secretária de Saúde, Andreia Britto.

A Secretaria de Saúde recebeu de 12 a 15 de setembro a equipe do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ – AB) que fez avaliação externa nas 22 UBSFs e das 03 equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Esta foi a segunda etapa do PMAQ – AB. A primeira foi feita em 2015, quando houve a homologação da adesão de todas as equipes de saúde de UBSF com Saúde Bucal e NASF da Prefeitura.

Nesta segunda fase, a equipe analisou a estrutura de cada unidade; o processo de trabalho, o acolhimento ao usuário; medicação, insumos, oferta de exames; além de entrevistar o usuário para avaliar se ele está sendo bem recebido e como está sendo atendido pela equipe. Cada equipe e a gestão se autoexaminaram, preenchendo um questionário de Avaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade – AMAQ.

Na terceira fase, que vai de setembro a novembro, o Ministério da Saúde vai analisar a produção e indicadores de cada unidade de saúde. O resultado final do PMAQ – AB deverá ser publicado a partir de janeiro de 2018. O PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar o acesso dos usuários e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do Município. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. A prefeita Madalena Britto também criou uma Lei de Bonificação em 2013, com valorização do trabalhador, que recebe uma bonificação ao aderir ao programa e que tenha sua equipe certificada em padrões de excelência.

O PMAQ – AB foi lançado em 2011 e agora, conta com a participação de todas as equipes de saúde da Atenção Básica, incluindo as equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família – Nasf e Centros de Especialidades Odontológicas que se encontrem em conformidade com a Política Nacional de Atenção Básica – PNAB.

ASCOM/PMA

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...