Advertisement

Facebook

Sesc Arcoverde recebe a Exposição Infinito Olorum até setembro


O universo dos Orixás encanta a todos os que pesquisam e se interessam pelas religiões com matrizes africanas. O Brasil, país onde predomina o Catolicismo, tem forte influência do Candomblé, religião trazida ao país pelos negros africanos na época da escravidão. E este mundo cheio de misticismo é o tema de uma exposição “Infinito Olorum” que está em cartaz no Sesc Arcoverde até o dia 30 de setembro.
Formada por catorze ilustrações que retratam os orixás, a mostra tem como autor o designer Stuart Marcelo, natural do município, que vive no Recife desde 2007. A mostra foi organizada por Ney Mendes e a visitação é gratuita, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Há a opção de visitas com mediação educativa para grupos, mas precisam ser agendadas no Setor de Cultura do Sesc ou pelo telefone (87) 3821.0864.
 “Ao longo da vida, fui aprendendo a observar essas culturas e o candomblé e a umbanda sempre foram algo fascinante para mim, culturalmente falando. A cultura africana é gigantesca”, explica Marcelo. Para desenvolver as ilustrações, ele faz à mão estudos em um caderno à parte ou mesmo em uma folha de papel qualquer; depois, em um papel especial, faz um rascunho e finaliza com pincel e nanquim. Com o desenho pronto, passa para o computador e ajusta cores e textos. 
“Cheguei a este resultado estético depois de uma série de outras pesquisas relacionadas a temas semelhantes, como uma série de ilustrações que fiz com as lendas no nosso folclore. Com os orixás, eu não estava só criando desenhos, mas a representação de um povo, de uma cultura que é vista com desdém, para dizer o mínimo. Portanto, eu estava representando pessoas”, ressalta Marcelo.
Esta é a segunda vez que o designer expõe suas obras em Arcoverde. No ano passado, também por intermédio do Sesc, ele participou da Mostra Geraldo Barros, projeto que tem como objetivo divulgar o trabalho de artistas do município. Hoje, Marcelotrabalha no CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), etem na arte ilustrativa uma atividade paralela.

Serviço
Exposição Infinito Olorum
Data: até 30 de setembro de 2017
Local: Espaço Expositivo do Sesc Arcoverde – Rua Capitão Arlindo Pacheco, º 364, Centro
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h
Entrada: gratuita
Agendamento para visitas com mediação educativa no Setor de Cultura do Sesc Arcoverde ou pelo telefone (87) 3821-0864

Claudio Soares

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...