Saúde lança programa Olhar Arcoverde nesta segunda

Arte: Robson Lima
A Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Saúde, lança nesta segunda-feira (28) o programa Olhar Arcoverde, na Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, às 14h30.
Em parceria com a VI Gerência Regional de Arcoverde – Geres e a empresa OftalmoPE, Arcoverde é primeira a cidade da região a apostar na identificação de portadoras de glaucoma. Para isso, foram traçadas metas para um ano de execução do projeto.
O Glaucoma é diagnosticado pelo aumento da pressão do olho e não apresenta nenhum sintoma na fase inicial. “Portanto, a única maneira de evitar suas consequências é realizar exames de rotina. Quando se nota no dia a dia alguma alteração na visão, costuma ser tarde demais.”, explica o Diretor Executivo da OftalmoPE, Givanildo Júnior.
O “Olhar Arcoverde” irá atender cerca de 150 pessoas por semana através de uma equipe formada por  oftalmologista e técnicos de enfermagem . De acordo com IBGE, a população do município  é de 73 mil habitantes, sendo que 14 mil estão no grupo considerado de risco para Glaucoma, que são  pessoas com mais de 40 anos, diabéticos, hipertensos, histórico de cegueira, entre outros.
Na segunda-feira (28), já serão capacitadas os agentes de saúde e enfermeiros de cinco Unidades Básicas de Saúde da Família – UBSF.  “Nossos ACS irão realizar a busca, mas também estaremos estimulando as pessoas a procurarem a unidade de saúde. O Glaucoma é uma doença de caráter hereditário e é preciso que familiares de pessoas com glaucoma  façam os exames preventivos ”, esclarece  a secretária de Saúde, Andreia Karla.
 O Glaucoma é a segunda doença que mais causa cegueira no mundo e se diagnosticada a tempo tem tratamento, se não, as consequências são irreversíveis. “O paciente sairá da Unidade com o tratamento completo para três meses, geralmente, são três colírios, que se comprados nas farmácias variam de R$ 20,00 a 100,00”, destaca a  secretária Andreia,  que reforça a ideia que prevenir ainda é o melhor remédio.
ASCOM/PMA

Nenhum comentário

Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.