AESA/ESSA realiza II Simpósio de Psicologia


A Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, por meio da Escola de Ensino em Saúde de Arcoverde, realiza nesta segunda (28) e terça-feira (29) oII Simpósio de Psicologia da Aesa /Essa.

Com o tema “Psicologia e Direitos Humanos”, o evento acontece em homenagem ao dia do Psicólogo comemorado no dia 27 de agosto e terá como marco da abertura, às 8h, o lançamento do projeto “À Flor da Pele”, que proporcionará atendimento psicológico às mulheres vítimas de violência. 

O projeto será desenvolvido em parceria com a Coordenadoria da Mulher do município de Arcoverde, coordenado pela mestra e professora do curso de psicologia, Danielle Vaz, com a participação de psicólogas(os) e professoras (es) do curso de Psicologia. 

Estudantes de Psicologia também realizarão atendimentos sob orientação e supervisão de professores do curso, envolvidos no projeto.”, explica a mestra e professora do curso de psicologia, Danielle Vaz.

É com parcerias como essas, que seguimos no processo de fortalecendo das ações contra violência da mulher. Atualmente, por exemplo, contamos com o apoio também do Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade de Pernambuco- UPE.”, enfatizou a coordenadora da Mulher, Micheline Valério, que estará na abertura do Simpósio.

Esse segundo ano do Seminário traz uma vasta programação com mesas de debates, mini-cursos e palestras com psicólogos das áreas da clínica, saúde mental, direitos humanos, educação e de profissionais como advogados e médicos psiquiatras.Confira abaixo a programação completa:

II SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA AESA/ESSA - “PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS”
Segunda-feira – 28/08/2017
8h - Abertura do Simpósio / Mesa de Abertura
8h15 - Lançamento do Projeto “À Flor da Pele” que proporcionará Atendimento Psicológico às Mulheres Vítimas de Violência. Parceria: AESA, através do curso de Psicologia e Coordenadoria da Mulher do município de Arcoverde. 
9h20 – 11h20 - Mesa de debates
Dialogando com o Conselho Regional de Psicologia – CRP/PE sobre Psicologia e Direitos Humanos.
Ana Carolina Freire Lopes - Psicóloga, CRP-02/ 16.412. – Membro da Equipe Gestora do Conselho Regional de Psicologia – CRP 02, Sub sede Agreste Meridional – Garanhuns/PE
Direitos Humanos e Psicologia: Desafios da Contemporaneidade. Maria Conceição Costa – Psicóloga - CRP 02/10078. Doutoranda em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP (2016). Mestra em Psicologia UFPE (2010). Especialista em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes/Laboratório de Estudos da Criança - LACRI/IP-USP. Experiência na gestão pública: trabalha na Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude – SDSCJ. Ex-Secretária
11h20–12h – Apresentação Cultural Baque Mulher
13h30-17h _ Minicursos
Uma introdução ao estudo Violência- Intervenção Psicológica”. - Maria Conceição Costa – Psicóloga - CRP 02/10078
Direitos Humanos e a Condição dos Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas”. - Luís Massilon
Psicólogo, especialista em Psicomotricidade pela Universidade de Forataleza atuação em Psicologia Clínica, Consultoria e Ensino Superior.
A juventude e a Luta pelos Direitos Humanos”. - Rodolfo Barreto de Lima, Graduado em História, especialista em Ensino de Sociologia, pela UPE. Atua como Educador na Unidade de Atendimento Socioeducativo de Arcoverde
Maternidade, Direitos Humanos e Deficiência: Quando a mulher decide ser mãe”. - Léa Belo, Psicóloga, CRP 02/ 17566. Mestra em Psicologia pela UFPE. 
VIVÊNCIA: “Hatha Yoga: Saúde do Corpo e da Mente” - Flávio José – “Vela”
Professor de Hatha Yoga - Top Fisio Arcoverde
14 – 16h
Terça-feira – 29/08/2017
8 -9h15 - Exposição de Banner - Acadêmicas/os de Psicologia
9h15 às 11h - Saúde Mental e Direitos Humanos. - Dr. Tiago Siqueira - Médico Psiquiatra. Membro efetivo da Associação Brasileira de Psiquiatria. Médico efetivo do Estado, atuando no Hospital Ulisses Pernambucano, Médico efetivo da prefeitura de Arcoverde. Diretor técnico do CAPS AD III Regional.
10h15 – 11h30 - “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda ou numa Casinha de Sapê”: A Saúde Mental para além da Instituição. Daniela Romeiro – Psicóloga, CRP 02/17036, mestranda em Psicologia – Práticas e Inovações em Saúde Mental pela UPE, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Regional Dom Moura – Granhuns/PE.

Rede de Proteção Social na garantia dos Direitos Humanos”. Denise Marques – Psicóloga, Especialista em Saúde Mental e Intervenção Psicossocial pela UPE, Psicóloga do Centro de Apoio Psicossocial – CAPS/Ibimirim/PE e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF/Arcoverde/PE.
13h30-15h30 - Comunicações Orais - Acadêmicas/os de Psicologia
15h30-16h30 – Vivências - Encerramento do II Simpósio de Psicologia
Vivência Bioenergética – Exercícios Psicocorporais: Fortalecendo Corpo e Mente - Maria do Socorro Lima – Psicóloga, Educadora Física. Especialista em Exercícios Físicos Aplicados à Reabilitação de Grupos. Especialista em Psicologia Clínica – foco em análise bioenergética.
2. Hatha Yoga: Saúde do Corpo e da Mente” - Flávio José “Vela” – Professor de Hatha Yoga da Top Fisio / Arcoverde.
ASCOM/PMA

Nenhum comentário

Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.