Advertisement

Facebook

Conservatório no FIG vai do erudito ao popular a partir de sexta

O Conservatório Pernambucano de Música dá início, nesta sexta-feira (21/07), à programação planejada para a Catedral de Santo Antônio, em Garanhuns, durante o Festival de Inverno de Garanhuns. De sexta até o dia 26, o templo receberá grandes nomes da música brasileira. A programação do Conservatório no FIG homenageia Heitor Villa Lobos (que estaria completando 130 anos) e Tom Jobim (que faria 90 anos). Os artistas escalados executarão alguma composição dos homenageados.

 A série de shows começa às 16h30, com concerto da Orquestra de Câmara de Pernambuco, tendo como solistas os violonistas Guilherme Calzavara e Cláudio Moura e a oboísta Roberta Belo – sob a regência do mastro José Renato Accioly. O repertório será uma viagem pelas origens da música erudita e popular brasileira. Villa Lobos, Radamés Gnattali e Guinga compõem o programa da tarde.

 “Mergulhamos em raízes distintas da música brasileira. É como se fosse a trajetória histórica de caminhos que a música nacional tomou. Villa Lobos trabalhou com elementos das raízes da nossa música. Radamés também. E Guinga é um compositor cuja obra tem uma erudição incontestável, mesmo sendo popular”, diz José Renato.
A apresentação começará com o Prelúdio das Bachianas N° 4, de Villa Lobos. Em seguida, será executado o Concerto para Dois violões, Oboé e Orquestra de Cordas Allegro Moderato, de Radamés Gnattali.

GUINGA
Aos 66 anos, é um dos compositores mais ativos do País. Este ano, depois de muito tempo sem um álbum inédito, lançou “Canção da Impermanência” - com 13 faixas. Com a Orquestra de Câmara, apresentará seis composições de sua autoria, arranjadas para o FIG: Valsa de AniversárioPorto da MadamaSenhoriaSaciOdalisca e Meu Pai.

CIDA MOREIRA
Ainda na sexta-feira, às 21h, a cantora e pianista Cida Moreira. Ela apresentará um repertório com clássicos da MPB, passando por Milton Nascimento, Caetano Veloso, Belchior e Chico Buarque. Entre os clássicos internacionais, a bela Chelsea Hotel Nº2, de Leonard Cohen, e She, de Marieanne Faithfull e Angelo Badalamenti.

FIM DE SEMANA
No sábado, a programação abre com Danilo Brito (bandolim) e Quinteto. Bandolinista, tendo o choro como referência, Danilo desenvolveu técnica própria para tocar o instrumento e consolidou carreira de sucesso.

À noite, Francis Hime e Olívia Hime trazem o show “Sem Mais Adeus”. O trabalho é resultado do último disco pela gravadora Biscoito Fino, uma homenagem a Vinícius de Moraes. No repertório da noite, composições de Vinícius com vários parceiros, incluindo o próprio Francis Hime. De Villa Lobos, será executada Trenzinho Caipira.

O domingo será preenchido por um repertório de músicas que privilegiam as vozes, num programa que vai da ópera ao popular, executado pela Orquestra de Câmara de Pernambuco e o Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música. O maestro José Renato Accioly é o regente. A primeira parte será dedicada a trechos de óperas, como Contos de HoffmannA Habanera e O Toreador, de Carmen. Para encerrar, trechos de musicais, a exemplo de O Rei LeãoO Fantasma da Ópera e Hair.

À noite, será a vez do concerto da pianista Elyanna Caldas. Ela se apresentará com Bozó 7 Cordas e Júnior Teles. Com cinco CDs gravados, tem entre os projetos de sucesso O Piano em Pernambuco, com autores pernambucanos do fim do séc. 19 e primeira metade do séc. 20. O “Conservatório no FIG” segue ainda na terça e quarta (25 e 26). Todas as apresentações são abertas ao público.


Conservatório no FIG / De 21 a 26 de julho/ Catedral de Santo Antônio

21, sexta-feira
16h30 – Orquestra de Câmara de Pernambuco. Solistas: Guilherme Calzavara, Cláudio Moura e Roberta Belo. Regente – José Renato Accioly. Convidado - Guinga
21h – Cida Moreira

22, sábado
16h30 – Danilo Brito (bandolim) e Quinteto
21h – Francis Hime e Olívia Hime

23, domingo
16h30 – Orquestra de Câmara de Pernambuco e Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música. Regente – José Renato Accioly
21h – Concerto com Elyanna Caldas. Participação: Bozó 7 Cordas e Júnior Teles

25, terça
16h30 – Em Casa com Luiz Eça
21h – Toninho Ferragutti e Bebê Kramer

26, quarta
16h30 – SaGrama. Convidado – Yamandu Costa
21h – Libertango

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...