Advertisement

Facebook

Recife inaugura primeiro Hospital Veterinário público do Norte e Nordeste

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
A cidade do Recife ganhou nesta quinta-feira, 08 de junho, a primeira unidade de saúde veterinária pública do Norte e Nordeste. O Hospital Veterinário do Recife (HVR) foi inaugurado pelo prefeito Geraldo Julio. O equipamento, localizado no bairro do Cordeiro, conta com médicos veterinários que farão atendimentos clínicos e emergenciais, além de diversos exames nos cães e gatos dos moradores do Recife, para beneficiar, sobretudo, a população de baixa renda.
O atendimento será iniciado na próxima segunda-feira (12), mas já neste sábado (10), o Hospital Veterinário do Recife funcionará como ponto de vacinação da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, que acontecerá em toda a cidade e tem a meta de vacinar 160 mil cães e gatos contra a Raiva.
A unidade era uma demanda antiga dos defensores da causa animal.
O hospital inicia os atendimentos na próxima segunda-feira (12) com três consultórios, uma sala de cirurgia, sala de pós-operatório, laboratório e sala de diagnóstico por imagem. A obra, prevista no plano de governo do prefeito Geraldo Julio e executada pelo Gabinete de Projetos Especiais da Prefeitura do Recife, teve custo de R$ 1,5 milhão, em recursos próprios do município. A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) ficará responsável pela administração do equipamento. “O Hospital Veterinário é um presente aos animais do Recife. Aqui a gente vai ter a oportunidade de diminuir o sofrimento, muitas vezes silencioso, desses animais. Antes, eles não contavam com nenhum serviço público no Recife e agora terão à disposição toda uma estrutura preparada para atender bem”, disse Robson Melo, secretário-executivo de Defesa dos Animais.
Inicialmente, a unidade fará atendimento clínico, vacinação e exames de raio-x de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A partir da próxima segunda, os interessados já podem agendar as consultas através dos telefones 3355-9415 e 3355-8179, no mesmo horário. O HVR tem capacidade de fazer mais de 2.200 procedimentos por mês, sendo 70 atendimentos clínicos diários (cerca de 1.500 por mês) e mais de 35 exames radiográficos por dia (mais de 750 mensais). As castrações gratuitas, até então só realizadas no Centro de Vigilância Ambiental (CVA) da Secretaria de Saúde do Recife, passarão a ser feitas também no HVR.
O atendimento será iniciado na segunda (12), mas já tinha dono de animal comemorando. “Era muito necessário um hospital como esse. Achei ótimo. Eu tenho um gasto muito grande com eles e agora vou poder fazer todo o acompanhamento deles aqui mesmo. Já gastei R$ 900 de uma vez só com um tratamento e agora sei que posso contar com isso aqui tudo de graça”,  comemorou Vilma Maria da Silva, que mora ao lado do HVR com os cachorros Paçoca e Julie, e foi até a unidade para conhecer.
Outro que foi até o hospital foi Djair Viana, com a sua Branquinha. Ele contou que já na segunda-feira vai agendar um atendimento para a sua cachorra. “Eu estou desempregado e o Hospital Veterinário vai me ajudar a diminuir o gasto que eu tenho com ela. A gente sabe que no Recife existem muitos animais que precisam de cuidados e que nem sempre os donos têm condições de fazer alguma coisa. Pouca gente se importa com os cuidados com os animais e agora a Prefeitura teve essa iniciativa”, ressaltou.
A partir de setembro, serão feitos também exames laboratoriais e, em novembro, começarão a ser feitos exames de ultrassom, atendimento odontológico e cirurgias oncológicas, ortopédicas, entre outras.
BALANÇO SEDA – O prefeito Geraldo Julio iniciou, em 2013, uma política pública de defesa animal no Recife, com a criação da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais. Desde então, a Seda realizou mais de 13 mil castrações gratuitas de cachorros e gatos; fez mais de seis mil consultas clínicas em cerca de 30 mutirões do projeto Veterinários nos Bairros e já promoveu a adoção de 848 caninos e felinos nas feiras mensais de adoção em diferentes locais da cidade do Recife. Já foram realizadas também 494 palestras educativas sobre direitos dos animais nas escolas da rede pública e particular de ensino da capital pernambucana.
Informações: PCR

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...