Advertisement

Facebook

Pernambuco integra-se à programação da 15ª Semana Nacional de Museus



Em celebração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza a 15ª Semana Nacional de Museus. O evento, que acontecerá entre os dias 15 e 21 de maio, irá mobilizar as unidades museais de todo Brasil a desenvolver uma programação especial em torno do tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

Em Pernambuco, estão no circuito da 15ª Semana Nacional de Museus alguns dos principais equipamentos do Governo do Estado, gerenciados pela Secult-PE e Fundarpe: o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), o Museu do Barro de Caruaru (Mubac), o Museu Regional de Olinda (Mureo), o Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) e a Estação Central Capiba/Museu do Trem.

“Neste ano, o evento nos traz a oportunidade de repensarmos a função social dos museus a partir das suas ações, divulgação e da relação com o público. Temos que pensar os museus para além dos acervos, dando conta de um conjunto de informações, produção de conhecimentos e saberes, fundamentais para a salvaguarda e preservação”, destaca a presidente da Fundarpe, Márcia Souto.

Veja a programação completa dos museus pernambucanos:

MEPE
Os visitantes poderão conferir a exposição permanente “O Casarão e a Cidade, usos de costumes”, que retrata a história do Palacete do Filho do Barão de Beberibe e os costumes da sociedade pernambucana no século 19.

Além disso, está em cartaz no equipamento cultural a mostra “355 Anos do Tratado de Paz de Haia”, que faz um recorte no acervo do período holandês e conta, através de uma linha do tempo, a temporada que os holandeses passaram em Pernambuco e o tratado feito com Portugal, após a expulsão deles do Brasil.

De 16 a 19/5, das 10h às 11h30 e das 14h às 15h30, haverá também uma Oficina de Arte sobre as exposições do MEPE para estudantes e visitantes relacionada com o acervo do MEPE e o tema da 15ª Semana dos Museus, “Museus e história controversas, dizer o indizível em museus”.

MUSEU DO TREM
A Estação Central Capiba (Museu do Trem) está na rota da 15ª Semana Nacional de Museus, com a exposição permanente “Exposição Chegada e Partida – A Memória do Trem em Pernambuco”, que reconstrói parte da memória ferroviária de Pernambuco, perpassando pelas inovações tecnológicas e o imaginário em sua relação com o cotidiano das cidades.

MASPE
No Maspe, em Olinda, o público poderá conferir a “Coleção de Arte Sacra e Arte Popular Religiosa”, composta por obras do século 17 ao 20, que narram a tradicional e peculiar fé presente na nossa cultura.

Os educadores do equipamento cultural também comandarão, entre os dias 16 e 19/5, a ação educativa “40 anos de Museu: 480 anos de História”. A iniciativa terá como enfoque a trajetória histórica do Maspe ao longo dos seus 40 anos de existência, seguida de atividade dinâmica com bate papo e exibição de um material elaborado pela equipe educativa.

Na quinta-feira (18), haverá duas atividades voltadas ao público infantil: das 14h às 16h, a oficina “Imaginativo, Colaborativo, ou o quê? “, comandada pelos artistas plásticos Emerson Pontes e Marcelo Figueiredo, que mostrará o acervo da instituição, a partir de um olhar investigativo, e buscará resolver graficamente ‘o que o olho de cada um vê’; e às 10h, contação de histórias, com as facilitadoras Ignês Araújo, Fátima Pinheiro Carminha Moraes.

MUREO
No Mureo, localizado também em Olinda, os visitantes poderão conferir o todo o acervo do equipamento cultural, que compreende grande valor histórico para a vida social, religiosa e política da cidade, propiciando ao observador uma visão da casa pernambucana de séculos passados, por meio do mobiliário, prataria, louças, pinturas e demais peças.

MUBAC
Em Caruaru, o Museu do Barro participa da ação com as exposições da Sala Mestre Vitalino, com obras do importante artista do Alto do Moura, o Mestre Vitalino e família; da Sala Ceramistas do Alto do Moura, focada nos artistas do local, referendado como grande escola do barro; da Sala Abelardo Rodrigues, aborda os polos cerâmicos de Pernambuco, incluindo os Patrimônios Vivos do Estado.

O público poderá visitar ainda a mostra “A Religiosidade em Barro – Novenas”. A exposição, além de mostrar todos os ritos e devoção dessa tradição, revela, através do acervo do Grupo Flor do Barro, todo o movimento que essa festividade envolve, principalmente ao redor da igreja, que costuma promover uma verdadeira confraternização entre os moradores e devotos.

Semana Nacional de Museus
A ação, que acontece anualmente, é resultado de uma parceria do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)/ Ministério da Cultura (MinC) com os museus e demais instituições culturais. Nessa edição da Semana Nacional de Museus, mais de mil espaços museológicos de todo o país oferecem ao público cerca de três mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes. Para mais informações, acesse: www.guiadaprogramacao.museus.gov.br.

ENDEREÇOS

MEPE
Endereço: Av. Rui Barbosa, 960, Graças, Recife – PE
Telefone: (81) 3184.3170 | 3184.3178

MASPE
Endereço: Rua Bispo Coutinho, 726, Alto da Sé – Olinda-PE
Telefone: 3184.3154 | 3184.3155

MUBAC
Endereço: Praça Cel. José de Vasconcelos, 100, Centro – Caruaru – PE
Telefone: (81) 3727. 7839

MUREO
Endereço: Rua do Amparo, 128, Amparo, Olinda – PE
Telefone: (81) 3184.3159

MUSEU DO TREM
Endereço: Rua Floriano Peixoto s/n, São José – Recife
Telefone: (81) 3184.3197

Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...