Advertisement

Facebook

Ministro Mendonça Filho assina cessão de prédio histórico ao Ministério da Cultura no Recife




“Precisamos integrar cada vez mais as atividades tanto de educação, quanto de cultura” afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta segunda-feira, 12, durante a cerimônia de cessão do Casarão Solar Francisco Ribeiro Pinto, no Recife, ao Ministério da Cultura, com a presença do ministro da Cultura, Roberto Freire.

Para Mendonça, a cessão gera uma economia para os cofres públicos e integra as ações de educação e de cultura na região. “O Ministério da Cultura procurava um lugar para instalar sua representação em Pernambuco, o que, provavelmente, teria custo para isso, enquanto nós temos um prédio que foi restaurado com recursos do Ministério da Educação. Nós cedemos o espaço e ao mesmo tempo queremos promover uma agenda de integração e estimular ações das duas pastas”, disse o ministro.

O casarão do edifício Francisco Ribeiro Pinto Guimarães tem área útil de 552m² e faz parte do conjunto de arquitetônico da Fundaj, no bairro de Casa Forte, no Recife. Além da sede da fundação, o espaço recebe o Museu do Homem do Nordeste, idealizado pelo sociólogo, Gilberto Freyre. O prédio histórico do século XIX pertence à Fundação Joaquim Nabuco, autarquia federal ligada ao Ministério da Educação, abrigará a Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura por 24 meses.

Durante a solenidade, também aconteceu a pose da jornalista Ana Elyzabeth de Araújo Farache para o cargo de Coordenadora de Cinema da FUNDAJ. Farache é jornalista, fotógrafa e doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, além de ter idealizado e realizado o festival de cinema Brasil Stop-Motion. “Ana tem uma ligação histórica com a área da cultura e das artes”, disse o ministro, “tem pela frente uma missão nobre e importante a altura da tradição de nossa cultura no Cinema da Fundação, tão bem liderado por até pouco tempo por Kleber Mendonça, a quem quero saudar e agradecer”, concluiu.

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...