Escritores de Garanhuns terão apoio da Secretaria de Turismo e Cultura

Edméa Ubirajara

Em busca de estreitar o diálogo e conhecer os escritores locais, a Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns promoveu na noite desta terça-feira (15) uma reunião no anexo localizado na Rua Treze de Maio, no Centro. Durante a conversa, a secretária da pasta, Neile Barros, apresentou alguns esboços de projetos que podem incluir a linguagem artística nos eventos já existentes, além de criar outras intervenções para difundir a produção literária. O próximo encontro ocorrerá no mês de março e dará continuidade aos cadastros e às discussões de propostas iniciados ontem.

A iniciativa surgiu após indicações de que existem cerca de 40 escritores em Garanhuns, até então desconhecidos pela maior parte da população. Diante desse número, a intenção é cadastrar todos para ter condições de massificar as obras deles dentro do município, levar os livros para a comunidade escolar e criar projetos para a consolidação dos autores e da cultura da leitura. “Pudemos perceber como a reunião foi enriquecedora. Conhecemos trabalhos de pessoas que têm oito livros, outros iniciando ou precisando de incentivo. Buscaremos dar esse apoio na divulgação, angariar recursos através do Ministério da Cultura e de outras entidades que tivermos acesso, inclusive com parceiros da iniciativa privada”, disse Neile.

Apesar da reunião ter sido apenas um primeiro passo para uma integração maior, o escritor Carlos Guedes, que já publicou oito livros e duas dissertações de mestrado, saiu satisfeito. “Nós precisávamos há muito tempo que alguém olhasse para os escritores, os poetas, todos nós que trabalhamos com literatura e cultura. É uma oportunidade ímpar para ouvir e colocar nossas sugestões. Espero que seja contínuo”, declarou. Essa continuidade também fez parte das propostas da Secretaria, que pretende realizar reuniões periodicamente com o grupo.

Edméa Ubirajara

Nenhum comentário

Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.