Advertisement

Facebook

Data e Tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 são lançados oficialmente em Pernambuco na prévia carnavalesca no município de Garanhuns


O lançamento estadual oficial da data e tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será durante o desfile da troça carnavalesca científica “Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé”.  A troça que tem mais de uma década de fundação desfilará pelo quarto ano consecutivo em Garanhuns, mantendo a tradição de ser realizado na tarde da quarta- feira que antecede o carnaval (22 de fevereiro de 2017).


O desfile da troça tem por finalidade política de interiorização dos programas de divulgação científica e da cultura pernambucana, e desde 2015 foi realizado com exclusividade na cidade de Garanhuns, quebrando a tradição dos anos interiores de outros percursos de Recife e Olinda.

Todos os bonecos gigantes da troça são feitos em homenagens a cientistas, como por exemplo: Albert Einstein, Galileu Galileu, Santos Dumot, Milton Santos, César Lattes, dentre outros. Segundo o Espaço Ciência (maior museu interativo de ciência da américa latina e responsável estadual pela organização da SNCT), estarão  disponíveis para  2017: 6 bonecos gigantes para animar a prévia carnavalesca de Garanhuns ao som da Orquestra Manoel Rabelo.

O trajeto previsto para este ano é o retorno ao percurso de 2014 que é o seguinte:

1) Avenida Bom Pastor (saindo da UFRPE/UAG);
2) Rua Julia Brasileiro;
3) Rua Joaquim Tenório Vaz;
4) (antiga) Rua Mato Grosso do Norte (rua da ADUFERPE );
5) Rua Inácio Correia de Melo;
6) Rua São Miguel;
7) Rua Nogália Lima
8) Rua Augusto Calheiros (Colégio Artur Maia);
9) R. Doutor Dourado;
10) Rua Orlando E. Wanderley;
11) Siqueira Campos (Sec. de Educação);
12) Av. Santo Antonio (terminando no Espaço Colunata).
 
CONHEÇA MAIS DA HISTÓRIA DA TROÇA:


A primeira troça carnavalesca de ciência foi criada com o propósito de divulgação da ciência em 2005, oriunda da parceria entre: a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), CECINE, Espaço Ciência, Prefeituras de Recife e Olinda, dentre outros órgãos, teve seu primeiro desfile durante o encerramento de uma reunião regional da SBPC em Recife que coincidiu com a semana pré-carnavalesca no campus da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) com a participação de: Frevioca, Rei Mono, Rainha do Carnaval e tendo como o primeiro boneco da troça - Albert Einstein, pois era o ano do centenário da teoria da relatividade. A escolha do nome foi feita por meio de um concurso via internet realizado pela secretaria regional da SBPC em Pernambuco, no qual mais de 200 internautas nacionais e internacionais votaram nos aproximadamente 30 nomes sugeridos. No ano seguinte, já com o nome da troça escolhido “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé”, houve o desfile oficial no Recife Antigo em 22 de fevereiro de 2006. 

Nos anos anteriores, há cada ano um cientista é homenageado com boneco-gigante como: Albert Einstein; Galileu Galilei; Marie Curie; Leite Lopes; Milton Santos; Charles Darwin; Paulo Freire; César Lattes; Naíde Teodósio, dentre outros sempre levando alegria e folia pelas ruas de Olinda e Recife durante as prévias carnavalescas.  Desde 2005, alguns desses bonecos são levados para reuniões anuais da SBPC, estando presente na Conferência RIO + 20 e já foram ilustrados em um cartão natalino da União Europeia de Ciências. Quebrando a tradição desse percurso de Recife e Olinda, pela primeira vez na história, a troça veio ao interior pernambucano em 2014 como uma política de interiorização dos programas de divulgação científica.  

Amanda Maciel

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...