Advertisement

Facebook

​​Representantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) participam de cerimônia de posse em Garanhuns

Foto:Daniela Batista
A posse dos conselheiros que farão parte do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) durante o biênio 2017-2019 foi realizada durante esta quarta-feira (25) na Casa dos Conselhos, em Garanhuns. Estiveram presentes, o prefeito em exercício, Haroldo Vicente, a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Carla Vilaça, e a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Célia Sobral e a antiga Presidente do Comdica, Aparecida Oliveira.
Por volta das 9h, a cerimônia foi iniciada com o discurso do prefeito Haroldo Vicente, que destacou a parceria do Governo Municipal de Garanhuns com os conselhos e a sociedade civil. “O município de Garanhuns está aberto a conversar com os conselheiros, de cada um dos conselhos que existem no município. É muito importante o fortalecimento desses organismos”, comentou.
A formação do Comdica é reestruturada a cada dois anos. No dia 22 de dezembro de 2016, foi realizada uma votação que elegeu o grupo que constituirá o biênio 2017-2019. O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente é constituído por representantes governamentais, por meio das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Finanças, Educação, Turismo e Cultura, Juventude, Esportes e Lazer e a Secretaria de Saúde. A sociedade civil é representada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e pelo Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Social de Garanhuns (Nadesg). No novo biênio, foram adicionados aos representantes da sociedade civil a Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco (Advampe), a Creche Santa Terezinha, a Creche Santa Clara e a Creche Bethesda.
“Agradeço aos antigos conselheiros e dou as boas vindas às entidades que estão vindo para somar com os órgãos do governo. O município sem a sociedade civil não é nada. Participar de um conselho é um trabalho muito sério, temos que dar prioridade absoluta. A demanda é grande e eu sei que vamos ter muito trabalho, mas estou aqui para trabalhar e pedir o apoio de vocês e me disponibilizar a todos. Vejo no olhar de vocês muita vontade e seriedade”, afirmou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Célia Sobral, durante seu discurso no evento de posse dos conselheiros.  
A psicóloga Yacy Novaes, representante no Conselho, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, foi eleita a nova presidente do Comdica. Yacy já trabalhou em diversos âmbitos na área da criança e do adolescente, sendo coordenadora do Serviço de Proteção Social à Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e atualmente, é gerente de Divisão de Proteção Social Especial. “Fiquei emocionada pela grandiosidade do trabalho. Trabalhar com crianças e adolescentes é prioridade, é amor e é respeito. É a vontade de fazer uma Garanhuns e um Brasil melhor. O lugar da criança e do adolescente é na escola e morando em lugares onde tenha saneamento básico e uma estrutura para sua família se edificar. Aqui estou como pessoa que gosta de trabalhar com crianças e adolescentes. Quero deixar minha gratidão a todos”, comentou a nova presidente do biênio 2017-2019.
Representantes – Os representantes governamentais do Biênio 2017-2019 escolhidos foram: Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos – Titular: Yacy Novaes; Suplente: Gleyslaine Silva; Secretaria de Finanças – Titular: Hely Pedrosa Filho; Suplente: Ayane Leite; Secretaria de Educação – Titular: Jaqueline Marinho; Suplente: Simone Pimentel; Secretaria de Turismo e Cultura – Titular: Neile Barros; Suplente: Clebson Cavalcanti; Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer – Titular: José Amirton Junior; Suplente: Adeilson da Silva; Secretaria de Saúde – Titular: Anna Carolina Costa; Suplente: Renata Medeiros;
Representantes da Sociedade Civil: Apae – Titular: Ana Maria Melo; Suplente: Vilma Figueiredo; Advampe – Titular: Josó Juca Filho; Suplente: Antônio Vilaça Sobrinho; Creche Santa Terezinha – Titular: Edjane Gomes; Suplente: Nelson da Silva; Nadesg – Titular: Mirtes Santos; Suplente: Heloisa da Silva; Creche Santa Clara (Nustacaf) – Titular: Romildo Soares; Suplente: Edna Vieira; Creche Bethesda – Titular: Lindinaldo Castor; Suplente: Marisa Ferrer.

Daniela Batista

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...