Prêmios para iniciativas culturais estão com inscrições abertas


Três prêmios voltados à preservação e ao fortalecimento da cultura pernambucana seguem com inscrições abertas. Por meio da Secult-PE e da Fundarpe, o Governo do Estado promove as segundas edições do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho e do Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia, além da quinta edição do Prêmio Pernambuco de Literatura. No caso do V Prêmio Pernambuco de Literatura, o objetivo é fomentar a produção literária em todas as macrorregiões de Pernambuco por meio de uma política editorial que visa democratizar o acesso ao livro e à leitura. De acordo com o edital, pernambucanos natos ou que comprovem residência no estado poderão inscrever uma obra (nos gêneros conto, poema ou romance, escritos em língua portuguesa) até o dia 15 de fevereiro deste ano, exclusivamente por meio eletrônico, através do e-mail premiopernambuco@gmail.com.



Em sua segunda edição, o Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia vai destinar recursos na ordem de R$ 151 mil para incentivar a produção dramatúrgica de Pernambuco, por meio da publicação de textos inéditos, e estimular ainda a preservação das nossas expressões culturais mais populares. O edital recebe inscrições até o próximo dia 13 de março e o resultado será anunciado em 16 de junho, data em que o mestre Ariano Suassuna completaria 90 anos.

Já o Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco – criado em 2015, com objetivo de reconhecer anualmente ações voltadas à preservação, sobretudo, da memória cultural do Estado, dos seus patrimônios culturais tangíveis (materiais) e intangíveis (imateriais) – chega à sua segunda edição e destinará aos premiados, de cada uma das três categorias, R$ 20 mil. Neste caso, o edital está dividido em Formação (ações educativas), Promoção e Difusão (comunicação e mídia) e Acervos documentais e Memória Cultural. As inscrições seguem até o dia 27 de março.

Fundarpe

Nenhum comentário

Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.