Consumismo: obra da Editora Moderna convida o leitor a refletir as implicações do consumo desenfreado


Sabe aquele momento em que conquistamos aquilo que estávamos almejando? Com quais sensações você é capaz de descrever esse instante? Prazer? Satisfação? Felicidade? Alívio? A famosa sensação de recompensa está presente em diversos momentos da nossa vida, dentre eles no das compras, e isso pode se transformar em uma armadilha chamada consumismo.
Pensando na importância da conscientização sobre o tema, a Editora Moderna acaba de lançar a reformulação do livro O prazer das compras – o consumismo no mundo contemporâneo, da autora Maria Helena Pires Martins. Com o objetivo de estimular esse debate entre os jovens em fase escolar, o livro chega à sua segunda edição com projeto editorial renovado que engloba atualização de conteúdos, fotos e ilustrações inéditas de Elder Galvão.
Maria Helena conduz o tema consumismo com maestria sem igual, partindo de uma breve análise sobre as relações de necessidade e produção na época em que surgiram as primeiras sociedades até os dias atuais, de exacerbada propaganda e estímulos diversos. A partir disso, apresenta o assunto sob diferentes óticas que convidam o leitor a refletir sobre suas reais necessidades, compreender os reflexos do consumo desenfreado e pensar também na possibilidade dos cidadãos serem consumidores responsáveis.
Para sustentar o debate, a autora se vale de diferentes elementos do cotidiano dos jovens, tais como o acesso a smartphones e a moda do funk ostentação, para demonstrar que as armadilhas do consumismo estão presentes em praticamente tudo que está ao redor. Atentando o leitor sobre as diferenças entre ser eter, Maria Helena fornece todos os subsídios necessários para que os jovens saibam identificar o momento em que o consumo deixa de ser uma necessidade para que, assim, possam contribuir com um futuro mais sustentável.

Mariana Shinkawa

Nenhum comentário

Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.