Dia Mundial do Coração é alerta para cuidados com a saúde cardiovascular

setembro 29, 2016

Responsável por bombear o sangue, levando oxigênio e nutrientes a cada célula, o coração é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo. Exatamente por isso, na data de 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração, um alerta para manter o bom funcionamento dele, com alimentação equilibrada e bons hábitos.
Segundo estudos recentes divulgados na National Library of Medicine, evitar o consumo excessivo de gorduras “ruins” e açúcares e aumentar o consumo de fibras na alimentação ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Numa das publicações, o estudo acompanhou cerca de 2.000 homens, com idades entre 40 e 79 anos. Os adultos que tinham uma alimentação equilibrada apresentaram menor risco de sofrer alguma doença aguda do coração nos dez anos seguintes.
A doença cardiovascular é um termo genérico que se aplica a uma série de enfermidades do sistema circulatório incluindo o coração e os vasos sanguíneos. O Dr Marcelo Bertolami, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, alerta que existem gorduras que podem fazer bem e outras que causam mal à saúde e que aumentam os riscos dessas doenças. “O primeiro passo é não acreditar no mito de que toda gordura é ruim e aumenta o risco dessas doenças. As gorduras insaturadas podem ajudar a manter níveis adequados de colesterol no sangue”.
Para Dr Marcelo, é importante incluir alguns alimentos na rotina para auxiliar na manutenção da saúde e, principalmente, do coração. “A ingestão de ômegas 3 e 6, por exemplo, é muito importante, já que estes são nutrientes essenciais, ou seja, nosso organismo não consegue produzi-los sozinho”. Peixes, castanhas, óleos vegetais e produtos feitos à base deles, como creme vegetais, são fonte deste tipo de gordura. E, além deles, ainda vale investir no consumo de alimentos ricos em fibras, que também podem contribuir para a saúde do seu coração.

Fabiana Amano


Projeto “Vou Sambar” homenageia Maestro Duda

setembro 29, 2016

O frevo e o samba vão tomar conta da edição deste mês do “Vou Sambar”. O projeto, que muda de local e passa a acontecer na Creperia Rouge, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, contará com show da cantora e compositora Adriana B, que recebe, neste sábado (1º), a partir das 14h, o grande ícone da música pernambucana, o Maestro Duda.
O show revisita sambas tradicionais e divulga composições inéditas do gênero pernambucano, além de prestar uma homenagem ao Maestro Duda pelos seus 80 anos de vida e 69 anos de sua primeira composição, o frevo “Furacão”.
Para quem for curtir o show, além de cair no samba e no frevo, poderá aproveitar ainda para ser solidário e ajudar na campanha “Natal do Bem com a Mesa Cheia”, que beneficiará todas as ONGs presentes nas edições do “Show do Bem” (projeto idealizado por Adriana, que acontece todos os últimos domingos de cada mês, no Marco Zero) entre abril de 2015 e dezembro deste ano.
O ingresso individual custa R$ 20 (preço único) + 1 Kg de alimento não perecível para a campanha. A festa acontece na parte da frente da Creperia Rouge, que tem vista bucólica para o jardim de Burle Marx. No local, será instalado um food truck. A Creperia Rouge fica na Praça de Casa Forte, nº 570. Outras informações pelo telefone (81) 3269-5344.
Homenageado
José Ursicino da Silva, conhecido como Maestro Duda, começou estudar música aos oito anos e aos dez já era integrante da Banda Saboeira, escrevendo logo a sua primeira composição, o frevo “Furacão”. Regente, compositor, arranjador e instrumentista, o artista é referência no cenário cultural do frevo. Chegou a tocar Oboé na Orquestra Sinfônica do Recife e formou várias bandas de frevo, tendo a carreira repleta de sucessos, como “Nino, o pernambuquinho”. Para o teatro, musicou “Um Americano no Recife”, com direção de Graça Melo, e outras peças dirigidas por Lúcio Mauro e Wilson Valença. Em 1970, voltou de São Paulo para o Recife, tornando a integrar a Orquestra Sinfônica e passando a atuar como professor/arranjador do Conservatório Pernambucano de Música. Compositor de diversos frevos, choros e sambas gravados por Jamelão, músicas para Quinteto de Sopros e Quinteto de Metais, Maestro Duda recebeu o prêmio de melhor arranjo de música popular brasileira em 1980, em concurso promovido pela Globo, Shell e Associação Brasileira de Produtores de Discos. Reconhecida a sua excelência cultural, foi eleito como Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco em 2010 e homenageado pelo Carnaval do Recife em 2011. 
Serviço:
Projeto "Vou Sambar"
Local: Creperia Rouge
Data: Sábado (1º)
Hora: A partir das 14h
Endereço: Praça de Casa Forte, nº 570
Preço único: R$ 20,00 + 1 Kg de alimento não perecível
Informações e reservas: (81) 3269-5344

Larissa Galvão

Crianças entendem mais de poesia do que os adultos

setembro 29, 2016
A poesia é a forma de ler mais natural para a criança. Ao contrário do que nos parece, aqueles versos complicados que recorrem a metáforas e a rimas não são muito difíceis no entendimento infantil, pois é na infância que desenvolvemos hábitos e apetites. E, para ler e entender poesia, não é necessário nenhum pré-requisito, pelo contrário, quanto mais “puros” estivermos, melhor digerimos e aproveitamos o conteúdo.  
Em alguns casos, quando pais, professores ou intermediadores recorrem à poesia como um recurso didático, ela é isenta de toda sua carga artística, que é o cerne de sua criação e benefício. Lendo poesia desde cedo, desenvolve-se uma sensibilidade em aspectos da vida com um todo. A função do poema transcende sua intenção enquanto instrumento educativo. Sua carga semântica é influente na aquisição de comportamentos e significados na infância.
Muitas pessoas possuem dificuldade em ler poesia, e isso se dá principalmente pelo fato do poema ser, em grande parte das vezes, cheio de metáforas e subentendidos. Para que esse tipo de leitura possa ser efetiva, principalmente na infância, é preciso que se estejam claras algumas coisas. O poema é uma forma de comunicação, ele sempre nos passará uma mensagem, uma ideia ou ideal, e para entender é preciso estar aberto.
Por isso, é importante ensinar as crianças a lerem os poemas livres de intenção, apenas lendo. Não é preciso que se tire tudo de letra, no final das contas, tiramos um pouco de tudo o que lemos. Incentivar a criança a refletir e meditar sobre o que leu também ajuda na compreensão e estimula a criatividade, além de contextualizar e ambientar a obra. Por fim, a poesia tem sua origem na fala. Quando parecer difícil de entender – faça a leitura em voz alta. O significado pode estar na sua declamação, em algumas palavras que se destaquem.
Além de estimular a imaginação, a poesia é um recurso ideal para que a criança se familiarize com o vocabulário e melhore sua expressão oral; além de ser um meio de transmissão de valores, de estímulo da criatividade e veículo de reflexão. A partir de uma certa idade, conseguimos estimular o abstrato nas crianças. Ao utilizarmos corretamente uma poesia adequada ao imaginário da criança, conseguimos adentrar no universo infantil, dando a ela a capacidade de lidar e experienciar a realidade em seus diversos modos.
Pensar em poesia é pensar em uma viagem: é sempre uma experiência de retorno, um exercício que, cada vez que o realizamos, vivemos uma experiência única. Mas como qualquer exercício, é preciso que tenhamos uma prática para que ele se torne cada vez melhor e eficaz. Então, encontre seus autores preferidos e aproveite a leitura!

Dica de Leitura: Antologia Ilustrada da Poesia Brasileira
“Por que motivo as crianças, de modo geral, são poetas e, com o tempo, deixam de sê-lo?”
Já que o clima é de poesia, lá vai uma dica à altura, organizada e ilustrada por Adriana Calcanhotto. Nesta obra, a cantora e compositora brasileira reuniu poesias dos maiores poetas brasileiros em um livro dedicado às crianças de todas as idades.
Livro: Antologia Ilustrada da Poesia Brasileira
Autora e ilustradora: Adriana Calcanhotto
Editora: Edições de Janeiro
Melhor idade: Todas
Onde encontrar: na Leiturinha Digital.

Emeline Domingues

Audiência discutirá Lei Orçamentária Anual

setembro 22, 2016
Na próxima semana, duas audiências públicas serão realizadas em Garanhuns para discutir os projetos de lei que tratam sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) e revisar o Plano Plurianual (PPA) para o exercício financeiro de 2017. As discussões acontecerão nos dias 26 e 27 deste mês, em uma realização da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Planejamento, em cumprimento ao que está disposto na Lei Complementar N 101. As audiências acontecerão no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) e na Escola Professor Letácio de Brito, respectivamente, sendo ambas às 9h30.
  
Na ocasião, a LOA e o PPA serão apresentadas para revisão e aprovação, junto aos munícipes.  O momento é aberto ao público, pois é oportuno para que as entidades representativas da população apresentem sugestões coletivas de prioridades que entendem ser convenientes para análise da administração e possível inclusão no projeto. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas financeiras e prioridades orçamentários da administração pública, de forma que sejam traçadas as despesas para o ano seguinte de gestão, oferecendo subsídios para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). 

Por solicitação do Poder Legislativo, em agosto deste ano, a Secretaria de Planejamento realizou outra audiência para discussão da formação do projeto da LDO, referente ao exercício de 2017. O momento serviu para partilhar os itens de propostas e discutir sugestões com os representantes da sociedade civil presentes. Outras audiências com esse teor ainda devem ser realizadas neste ano.

Ruthe Santanna

Alceu Valença e Jota Michiles serão os homenageados do Galo da Madrugada em 2017

setembro 22, 2016
O cantor e compositor Alceu Valença e o compositor Jota Michiles serão os homenageados do desfile do Galo da Madrugada de 2017. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (22) em coletiva de imprensa na sede do bloco. Os dois pernambucanos são responsáveis por vários sucessos do frevo que fazem parte do Carnaval de Recife e Olinda. O tema do 40° desfile do Galo será "Alceu Valença e Jota Michiles - Guerreiros do Frevo". 

Angélica Souza

Atriz Chica Lopes, morre aos 86 anos

setembro 22, 2016
A atriz Chica Lopes, de A escrava Isaura e Éramos Seis, morreu no último dia 10. A informação, no entanto, só foi divulgada nesta quarta-feira, pela atriz e amiga Jussara Freire. "RIP CHICA LOPES. Nossa querida e amiga de tantas novelas. A amada DURVALINA, das 2 versões de ÉRAMOS SEIS, foi chamada para habitar outra constelação dia 10 de setembro. Fica homenagens e muito carinho. Muito, muito obrigada querida CHICA", escreveu a atriz em seu Facebook.

Chica Lopes tinha 86 anos. Começou a carreira no teatro em 1950 e estreou na televisão em 1975. No ano seguinte, atuou em sua primeira novela, O Julgamento, da TV Tupi. Ficou conhecida pela personagem Durvalina nas duas versões de Éramos Seis: na Tupi, em 1977, e no SBT, em 1994.

Informações: Diário de Pernambuco

Eleitor tem até esta quinta-feira para solicitar a segunda via do título

setembro 22, 2016
Esta quinta (22/9) é o último dia para o eleitor solicitar a segunda via do título eleitoral dentro do próprio cartório da cidade onde vota, segundo o art. 52 da resolução nº 23.450 do TSE, que trata do Calendário Eleitoral.
A impressão do título é feita na hora e não tem custos adicionais. O eleitor que necessitar do serviço deve procurar o cartório eleitoral de seu respectivo município, portando RG ou outro documento oficial com foto.
Com o fechamento do cadastro ocorrido no dia 4 de maio, não é mais possível fazer alistamento eleitoral, transferência de títulos ou regularização. Somente estão disponíveis os serviços de expedição de certidão de quitação eleitoral, recebimento de multas eleitorais, além da emissão de segunda via do título, para o eleitor que perdeu ou teve o título extraviado.
TRE

Show em solidariedade ao Movimento Pró-Criança acontece neste domingo no no Marco Zero

setembro 21, 2016




Evento acontece neste domingo (25), a partir das 10h no Marco Zero

O Movimento Pró-Criança dá o ponta pé inicial na sua campanha de doação para arrecadar fundos para a reconstrução do seu prédio sede. No próximo domingo, 25 de setembro, a partir das 10h da manhã, o "Show do Bem", idealizado pela cantora Adriana B , abre as portas para um show em prol desse movimento dentro do Projeto Recife de Coração. 
A partir das 10h, se apresentam Adriana B e dos cantores mirins Gabriel Carneiro e Cassyo Victor, ambos do Movimento Pró-Criança. Na abertura, sobem ao palco a Companhia de Dança Andarilho e Maracatu Calunga de Ouro, Orquestra de Cordas do Movimento Pró-Criança e Equipe de Percussão do Movimento Pró-Criança. O Sport Club do Recife realizará um peneirão dentro da festa, com o objetivo de selecionar novos atletas para equipes de futsal do clube. 
O grande show ainda contará com as participações de Claudionor Germano, Nena Queiroga, Almir Rouche, Hugo Esteves, Cristina Amaral, palhaço Chocolate e muitos outros artistas.
Amannda OIiveira

Espetáculo "Tempo de Menino " será encenada na Estação da Cultura em Arcoverde

setembro 21, 2016
Foto: Tiago Henrique

No período de 23 a 25 de setembro,às 20h, a Estação da Cultura recebe o espetáculo "Tempo Menino".
Em Tempo Menino as janelas são metáforas físicas da memória, elas são uma espécie de moldura para o vislumbre da vida que se modifica e se faz memória logo em seguida. As histórias nascem e se modificam e logo se desfazem para se refazerem. As histórias se repetem o tempo todo, por toda a vida. A partir da recriação e cruzamento de histórias Tempo Menino se apropria da metáfora da “visão da vida pela janela” e vive em cena as histórias das gerações passadas, presentes e futuras. Tempo Menino atiça o inconsciente coletivo.

O ingresso curta R$ 10,00 e vale super a pena conferir.

Ficha técnica
Concepção, texto e atuação: Rogério Xavier
Direção: André Chaves
Cenotécnica: Guil Cavalcanti 
Dramaturgia sonora: Johsi Guimarães e Renata Cordeiro
Música original: Amanda Lopes
Produção/Realização: Peso Coletivo 
Produção Local: Marcílio Moraes


Ascom

Funcultura será informatizado e recebe novos membros da Comissão Deliberativa

setembro 21, 2016
Como parte de um processo contínuo de fomento à produção cultural por meio do Sistema de Incentivo à Cultura, a Secretaria de Cultura e a Fundarpe empreendem mais uma ação de aprimoramento do modelo de processamento do Funcultura. Nesta terça (20) foi assinada uma Ordem de Serviço pela Secult-PE e Fundarpe para a Agência Estadual de Tecnologia da Informação – ATI construir sistema para informatização do Cadastro de Produtores Culturais (CPC) e dos editais do Funcultura. A cerimônia também marcou a posse dos novos membros da Comissão Deliberativa do Funcultura e a entrega de certificados, pelos relevantes serviços prestados à cultura, aos antigos membros da comissão.
A proposta de informatização consta de uma aplicação web que utilizará banco de dados relacional e que ficará hospedada na ATI. O sistema possibilitará aos Produtores Culturais o acesso ao CPC de forma online para realizarem seu cadastro. Os produtores culturais que já forem cadastrados no sistema poderão, a qualquer momento, atualizar seus dados cadastrais, desde que informem seu “número CPC” e que este esteja válido no sistema.
Após a realização do cadastro, o produtor poderá elaborar o projeto para concorrer aos editais do Funcultura, durante o período de inscrições. Nesta etapa, o sistema já preencherá os dados cadastrais que se encontram presentes no CPC, evitando recadastramento de dados e documentações por parte do produtor cultural.
Para a construção deste sistema, a direção do Funcultura empreendeu um estudo de todo fluxograma do Funcultura, do CPC à fase da prestação de contas, de maneira a ter, no futuro, todos estes ambientes informatizados e assim aprimorar o funcionamento desta que é hoje uma das principais ferramentas de execução da política pública de cultura do estado.
“A expectativa é de aumentarmos o número de produtores culturais cadastrados, sobretudo nas regiões do interior do estado, e que em 2017 os editais do Funcultura já sejam apresentados de modo eletrônico”, comemora o superintendente do Funcultura, Gustavo Araújo.
O secretário de Cultura Marcelino Granja contextualiza o momento atual de fortalecimento do Funcultura, como parte de um esforço do Governo do Estado para valorizar o fomento à cultura em Pernambuco. O decreto 43.295 publicado no dia 31 de março deste ano pelo Governo do Estado ampliou a lista de atividades econômicas que podem contribuir com o Fundo, permitindo assim a entrada de empresas de distribuição de gás, como a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), que será a nova participante do Funcultura.
“Primeiro garantimos na Lei Orçamentária para 2016 o orçamento de R$ 35,049 milhões para o Funcultura. Depois tivemos o decreto, com a entrada da Copergás, que garante piso financeiro para a previsão orçamentária. E agora esse aprimoramento tecnológico que irá facilitar o acesso ao CPC e desburocratizar o Funcultura, que era uma das maiores queixas da produção cultural do estado”, avalia Marcelino.
Márcia Souto confirma o compromisso do Governo em atender a uma demanda da sociedade civil, no que diz respeito a desburocratização do Funcultura. A presidente da Fundarpe acredita a informatização é um processo estruturador do Fundo, que irá melhorar não só a relação dos produtores com o Funcultura, mas impactar ainda nos processos internos de análise e validação dos projetos. “A informatização tem ainda o mérito da inclusão de mais projetos, evitando o descarte de muitos projetos bons, como acontece hoje. No modelo vigente, projetos são desclassificados pelo fato não anexarem alguma documentação obrigatória. Com a informatização, acaba-se o risco, pois se o produtor não anexa a documentação, não consegue finalizar e enviar o projeto eletronicamente”, explica Márcia.
Segundo ela, a previsão é que até março de 2017 todas as etapas da informatização estejam concluídas. “Estamos muito felizes com o andamento de todos estes processos que visam a ampliação e fortalecimento do Funcultura. Para isso, foi fundamental a parceria com a Agência de Tecnologia do Estado, que tem a expertise necessária não só para promover o atendimento das necessidades de informatização dos diversos setores do Funcultura, mas também abrigar ou manter o banco de dados que será gerado a partir desse processo de informatização”, coloca a presidente.
 “A ATI está empenhada em tornar os processos e serviços do Governo do Estado mais ágeis, mais modernos e mais racionais, através do uso da tecnologia da informação. Nós que fazemos a ATI estamos honrados em firmar o convênio com o Funcultura, atendendo a uma necessidade dos produtores culturais”, garante Romero Guimarães, presidente da ATI.
Comissão Deliberativa - Além de marcar o início da informatização do Funcultura, a cerimônia marca ainda a posse dos novos quinze membros da nova Comissão Deliberativa do Funcultura, eleitos após chamada pública realizada pela Fundarpe. Cabe aos membros da Comissão participar de reuniões ordinárias e extraordinárias que apreciam projetos culturais submetidos aos editais do Fundo; deliberar sobre sua aprovação e execução, julgar eventuais pedidos de reconsideração interpostos contra suas decisões ou pareceres e; exercer as competências estabelecidas em lei e demais atos normativos complementares.
 
Assessoria de Comunicação

Chico César lança seu primeiro livro infantil em Olinda

setembro 20, 2016

Nesta quarta-feira (21), Olinda recebe o músico, poeta e escritor Chico César, que volta a Pernambuco para lançar seu novo livro, O agente laranja e a maçã do amor, editado em abril deste ano e voltado para o público de 6 a 12 anos de idade. O evento acontecerá às 10h no auditório Nelson Correia, que fica na sede da Secretaria de Educação, Esportes e Juventude do município, na Rua 15 de Novembro, no bairro do Varadouro, Olinda, e terá a presença dos estudantes das escolas municipais.

Na ocasião, haverá uma palestra com diálogos sobre o livro e assuntos relacionados e uma intervenção poético musical com o autor e músico seguida de uma seção de autógrafos. 

Fundarpe

Divulgado trailer da segunda temporada de Supergirl

setembro 20, 2016

A emissora CW divulgou nesta segunda-feira, dia 19, um novo trailer da série “Supergirl”, o primeiro com a aparição do Superman!


A segunda temporada de “Supergirl” retorna em 10 de outubro nos Estados Unidos; no Brasil, quem transmite é a Warner, que ainda não tem previsão de estreia.

Fonte: Papel Pop

Pernambuco lança nova campanha institucional para vender suas potencialidades turísticas

setembro 20, 2016
Foto:Hesíodo Góes
Nordeste”. Com este posicionamento comercial,  a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), inicia,  nesta segunda-feira (19), a  realização de uma série de ações que visam promover o Estado como região turística ideal para os brasileiros. Nos próximos três meses, serão promovidas duas campanhas de mídia e promoção simultâneas: sendo uma voltada para o turismo interno, com o slogan “Descubra Pernambuco”, e outra com o conceito “Tudo o que pulsa no Nordeste bate mais forte aqui”, visando impactar o visitante nacional vindo dos principais polos de emissão de turistas para o Estado.
A primeira fase da campanha será voltada para o público final, com um estande de “vendas” e divulgação promocional no Shopping Rio Mar. O espaço será ambientado em formato de coração com imagens dos destinos e potencialidades turísticas de Pernambuco, além de um grande letreiro com o tema “Pernambuco, Coração do Nordeste”. Quem visitar o local poderá postar fotos nas redes sociais no momento da visita com a hashtag "descubrapernambuco" e concorrer a brindes.
O espaço terá 200 m2 e contará com 10 ilhas de atendimento onde as principais associações ligadas ao turismo do Estado poderão vender seus produtos e serviços. Um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) disponibilizará mapas e guias turísticos do Estado. O estande ficará localizado na praça principal de eventos do mall e funcionará até o dia cinco de outubro.
Segundo o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, a campanha contribuirá para ampliar a percepção dos turistas sobre a grande variedade de destinos pernambucanos, buscando aumentar a frequência das viagens ao Estado, seja na baixa ou na alta temporada. “Pernambuco é um destino turístico variado e bastante atrativo. Além de nossas belas praias, que atraem milhares turistas todos os anos, o Estado vem se consolidando com o turismo rural, o enoturismo e de negócios, devido à oferta hoteleira e a qualidade dos serviços”, explica Carreras.
Ainda nessa primeira fase da Campanha “Pernambuco, Coração do Nordeste”, outros tipos de mídias serão utilizados, como Ambientação dos Aeroportos do Recife, Noronha e de Petrolina; 33 cancelas e portas de entrada do Shopping Rio Mar; paradas de ônibus do Recife, academias de ginástica, além de anúncios em sites locais.
Ao todo serão promovidos 35 destinos e equipamentos que representam o potencial turístico do Estado, baseado nos produtos nacionalmente conhecidos, bem como naqueles em que a população pernambucana ainda pode descobrir: Recife Antigo, Porto de Galinhas, Fernando de Noronha, Olinda, Petrolina, Gravatá, Bonito, Pesqueira, Litoral Norte, Praia de Carneiros, Triunfo, entre outras atrações.
A segunda fase da divulgação da campanha será mais ampla, com inserções em mídia nacional, em mídia dirigida aos agentes de viagens e também com forte impacto no consumidor final, prioritariamente nas praças de São Paulo e região Nordeste. Vídeos instrucionais de 30 e 60 segundos começarão a ser veiculados em outubro nas TVs Abertas, nos cinemas, na internet, além da exibição da propaganda em rádios, aeroportos, revistas de bordo, entretenimento e turismo. 
ASCOM

Ministério Público Eleitoral de Garanhuns reforça a necessidade de garantir a acessibilidade plena no dia da votação

setembro 20, 2016
Conforme a Lei 12.146/2016 (Lei Brasileira de Inclusão), o Ministério Público Eleitoral, por meio da 92ª zona eleitoral de Pernambuco, encaminhou ofício do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMUD - Garanhuns) ao respectivo juiz eleitoral do município, para que sejam garantidas a acessibilidade plena no dia da votação (2 de outubro) e, se tiver, no segundo turno.
Para que as pessoas com deficiência possam exercer o direito ao voto, o promotor Eleitoral de Garanhuns (92ª Zona Eleitoral), Stanley Araújo Corrêa, solicita a disponibilização de fones de ouvidos nas seções que tiverem eleitores com deficiência visual; e as seções que tiverem eleitores cadeirantes, estas devem ficar em salas acessíveis e de preferência no andar do térreo. No dia do pleito, deverá ser reforçado também a garantia do atendimento prioritário e imediato para pessoas com deficiência, idosos e com mobilidade reduzida.
Já para os partidos políticos ou coligações, se possível, que os materiais de campanha com as propostas sejam disponibilizados em Braile, modos ampliados e em áudio.

MPPE

Senado aprova recriação do Ministério da Cultura

setembro 20, 2016

O Senado aprovou nesta segunda-feira (19) a medida provisória que recria o Ministério da Cultura. A MP 728/2016 desfaz uma das primeiras medidas do governo do presidente Michel Temer, ainda no período da interinidade, que foi a incorporação da pasta da Cultura à da Educação, em meio a uma minirreforma ministerial. Após a reação dos artistas e de vários políticos, vários deles aliados ao governo, Temer voltou atrás. A matéria sofreu alterações durante a tramitação e segue para sanção presidencial na forma de um projeto de conversão (PLV 18/2016).

Além de restabelecer o Ministério da Cultura e retomar os cargos separados de ministro da Cultura e ministro da Educação, o projeto também cria as secretarias especiais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, no âmbito do Ministério da Justiça e Cidadania.
A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), líder do governo no Congresso, falou em defesa da MP no Plenário. Segundo ela, a reorganização vai aprimorar a gestão federal e colaborar para atender às necessidades do país. Em relação ao Ministério da Cultura, ela enalteceu o papel da sociedade civil no debate do tema.
- A recriação do ministério é um atendimento à sociedade cultural como um todo. Houve essa reivindicação e o governo se posicionou favorável - disse.
A MP teve como relatora a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), e como relator revisor o senador Eduardo Amorim (PSC-SE). A comissão mista que analisou a medida provisória foi presidida pelo senador Dário Berger (PMDB-SC).

Emenda

Por solicitação do senador Humberto Costa (PT-PE), o Plenário votou separadamente uma das emendas apresentadas ao texto, que havia sido rejeitada pela comissão mista que analisou a MP. De autoria da deputada Érika Kokay (PT-DF), a emenda recria o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, que foi dissolvido em secretarias especiais incorporadas ao Ministério da Justiça e Cidadania na minirreforma ministerial do governo Temer. No entanto, a sugestão foi rejeitada.
Humberto Costa argumentou que o Ministério da Justiça e da Cidadania não teria condições de gerir as políticas públicas destinadas a esses grupos sociais, uma vez que é comandado por “pessoas de perfil autoritário”, na sua opinião. O senador também disse que o governo de Michel Temer “não é afeito à promoção dos direitos humanos”.
O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) rebateu a manifestação de Humberto Costa e afirmou que a criação de secretarias dentro de uma estrutura ministerial já existente contribui para um Estado “eficiente, focado e forte na sua autoridade”. Para Aloysio, os governos do PT criavam ministérios para “abrigar apaniguados”. O senador também citou dados orçamentários de 2015 para mostrar que a ex-presidente Dilma Rousseff cortou verbas destinadas a programas de assistência a mulheres, jovens, pessoas com deficiência e minorias raciais.
Agência Senado

Luciana Mello lança álbum de samba com participação de Alcione

setembro 20, 2016

A cantora Luciana Mello realizou um sonho seu e de seu pai, Jair Rodrigues (1939 - 2014); gravou um álbum de samba. Embora o estilo tenha estado sempre presente em sua carreira, ela nunca havia feito um disco 100% dedicado ao samba.

“Na Luz do Samba” traz algumas inéditas, entre elas “Estrela Sorridente”, composta por seu irmão Jair Oliveira em homenagem ao pai. Luciana também gravou algumas canções do repertório de Jair Rodrigues como “Clementina” (Altay Veloso), “Somente Sombras”, a primeira parceria de Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho, com participação de Alcione e “Roda Baiana”, que traz nos vocais a pequena Nina Levy, sua filha de 7 anos.

Produzido por ela em parceria com Walmir Borges, “Na Luz do Samba” honra a tradição de sua família com um delicioso disco recheado de belos sambas coroados com a belíssima voz e alegria de Luciana Mello.

A estreia da turnê “Na Luz do Samba” será dia 26 de outubro no Teatro Net, em São Paulo.

ASCOM

André Rio e Cezzinha fazem participação no show De Olho no Samba

setembro 20, 2016

A pernambucana Carla Rio apresenta o Show De Olho no Samba, na Mercearia do Braz, na Boa Vista, área central do Recife, neste sábado (24) , a partir das 22h. O show tem a participação de André Rio e do sanfoneiro Cezzinha.

Cantando a raiz do samba pernambucano, a sambista traz no repertório músicas de grandes nomes do samba nacional como João Nogueira, Jorge Aragão, Candeia, Cartola, Arlindo Cruz e nomes da Música Popular Brasileira como João Bosco. André Rio e Cezzinha fazem dueto com Carla durante a apresentação da cantora.

Filha do compositor Alírio Moraes, Carla nasceu em uma família musical. A avó tocava cinco instrumentos o que fez com que a casa sempre fosse um ponto de encontro para muitos artistas, rodas de samba e serestas.  

Carla promete uma noite de muita animação.  Por influência do pai, compositor de samba dos Donzelos de São José, Traquinas de São José, Donzelas, Estudantes de São José, e por ser o primeiro ritmo que aprendeu a cantar quando menina, Carla decidiu se dedicar ao ritmo que a contagia e emociona.

A convite de seu irmão, André Rio, Carla é presença marcante no Carnaval de Pernambuco, participando como atração em todos os shows do cantor, sobretudo no desfile do Galo da Madrugada em 2014, 2015 e 2016. Participou da Turnê Europeia de 2015 e 2016, apresentando-se no Montreux Jazz Festival, na Suíça, em Portugal (Lisboa e Porto) e na Itália (Milão), levando a alegria contagiante do samba, forró e maracatu. Dividiu o palco recentemente com Roberto Menescal, André Rio e Luciano Magno no show MPBossa, onde passeou pelo ritmo da Bossa Nova, mostrando sua versatilidade.​

SERVIÇO

Show De Olho no Samba
Local: Mercearia do Braz
Dia 24 de setembro
Hora: 22h

Couvert: 20 reais

Jamerson Ferreira

Carla Rio traz show De Olho no Samba para Zona Sul

setembro 16, 2016
                                       Jamerson Ferreira

A pernambucana Carla Rio apresenta o Show De Olho no Samba, no Cafofo dos Amigos, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, nesta sexta-feira (16), a partir das 21h. O show tem a participação de André Rio.

Em um show mais intimista, a sambista divide o palco com percussionista Felipe França e o violonista Daniel Bruno, trazendo no repertório músicas de grandes nomes do samba nacional como João Nogueira, Jorge Aragão, Candeia, Cartola, Arlindo Cruz e nomes da Música Popular Brasileira como João Bosco. André Rio faz dueto com Carla na música Farol de Olinda, com um arranjo totalmente novo.

Filha do compositor Alírio Moraes, Carla nasceu em uma família musical. A avó tocava cinco instrumentos o que fez com que a casa sempre fosse um ponto de encontro para muitos artistas, rodas de samba e serestas.  

Trazendo um samba de samba de raiz com sotaque pernambucano, Carla promete uma noite de muita animação.  Por influência do pai, compositor de samba dos Donzelos de São José, Traquinas de São José, Donzelas, Estudantes de São José, e por ser o primeiro ritmo que aprendeu a cantar quando menina, Carla decidiu se dedicar ao ritmo que a contagia e emociona.

A convite de seu irmão, André Rio, Carla é presença marcante no Carnaval de Pernambuco, participando como atração em todos os shows do cantor, sobretudo no desfile do Galo da Madrugada em 2014, 2015 e 2016. Participou da Turnê Europeia de 2015 e 2016, apresentando-se no Montreux Jazz Festival, na Suíça, em Portugal (Lisboa e Porto) e na Itália (Milão), levando a alegria contagiante do samba, forró e maracatu. Dividiu o palco recentemente com Roberto Menescal, André Rio e Luciano Magno no show MPBossa, onde passeou pelo ritmo da Bossa Nova, mostrando sua versatilidade.​

SERVIÇO

Show De Olho no Samba
Local: Gastrô Bar Cafofo dos Amigos (Av. Conselheiro Aguiar, 4200, Boa Viagem. Ao lado do Galettus)
Dia 16 de setembro
Hora: 21h
Couvert: 15 reais

Angélica Souza

Polo Caruaru sedia 9° Exposição Nordestina de Fuscas

setembro 16, 2016

Evento começa nesta sexta (16) e segue até o próximo domingo (18). Serão mais de 200 veículos expostos.



A partir da próxima sexta-feira (16), o Polo Caruaru irá sediar a 9ª edição da Exposição Nordestina de Fuscas, que segue até o domingo (18). São mais de 200 veículos de 30 Clubes do Fusca de todo o Nordeste.
Os veículos ficarão expostos na área interna do Polo Caruaru e a visitação está aberta ao público das 9h às 18h. Haverá premiação com troféu em várias categorias para os clubes e os colecionadores participantes. Veículos antigos de colecionadores também terão espaço.
Esta é a segunda vez que Pernambuco sedia o evento, no ano passado, a exposição ocorreu na cidade de João Pessoa, na Paraíba.  O Polo Caruaru fica no km 92, da BR 104 e é aberto das 9h às 18h. 

Helder Quaresma

Vem ai a 13º edição do Festival no ar Coquetel Molotov

setembro 15, 2016

Vem ai 13º edição do festival No Ar Coquetel Molotov que acontece no dia 22 de outubro na Coudelaria Souza Leão com mais de 20 atrações. Céu (SP), BaianaSystem (BA), Karol Conká (PR), Boogarins (GO), Jaloo (PA) e Baleia (RJ) são alguns dos nomes mais falados nos últimos anos quando pensamos na nova cena musical brasileira. No dia 22 de outubro, todos eles estarão juntos no festival No Ar Coquetel Molotov ao lado de novos nomes do cenário independente brasileiro e pernambucano como Tagore (PE), Luneta Mágica (AM), Barro (PE), Ventre (RJ), Phalanx Formation (PE), Rakta (SP) e AMP (PE), além de atrações internacionais do calibre de Deerhoof (EUA), Moodoïd (França) e Los Nastys (Espanha).

Em sua 13º edição, o festival No Ar Coquetel Molotov apresenta na Coudelaria Souza Leão no Recife mais de 20 atrações de Norte a Sul do Brasil em três palcos numa maratona de mais de 12 horas de apresentações ao vivo e discotecagens. Música, no entanto, é apenas uma das forças motrizes do festival, que também terá intervenções e performances e uma Feira Cultural com produtos de moda e design.
Quem abre a programação é o Palco AESO a partir das 15h com uma programação composta de bandas novas do Recife em uma parceria das Faculdades Integradas Barros Melo em conjunto com a curadoria do festival. Neste ano, o festival continua sua parceria com o Som na Rural, um projeto itinerante e vivo que leva música a vários espaços urbanos no Recife, capitaneado por Roger de Renor.

Uma das principais atrações no Som na Rural para esta edição é o DJ Cleiton Rasta, um verdadeiro fenômeno nas pistas com uma discotecagem irreverente e debochada. O rapper PRK, de Belo Jardim, também se apresenta junto com a Rural em uma programação com diversos DJs da cidade que passarão pelo local desde o começo da tarde até à noite tocando música de variados estilos.

Os ingressos para primeiro lote do evento custam R$ 60 (inteira), R$ 45 (social com 1kg de alimento) e R$ 30 (meia-entrada) e podem ser adquiridos no Barchef (RioMar e Casa Forte) e pelo site Coquetelmolotov2016. O ingresso é pessoal (nominal) e será conferido digitalmente no dia do evento junto com a apresentação de um documento de identificação com foto do comprador. A entrada é permitida para maiores de 18 anos e menores acompanhados de seus pais ou responsáveis. Os alimentos recolhidos serão doados ao Lar de Rejane, que cuida de crianças carentes no bairro de Santo Amaro e ao Abrigo de Idosos Cristo Redentor, em Cavaleiro - Jaboatão dos Guararapes.

Patrocinadores – Apresentado pela Skol pelo terceiro ano consecutivo, o festival No Ar Coquetel Molotov apresenta nesta edição três atrações que fazem parte do cast dos selos que a empresa apoia: Jaloo, Boogarins e Karol Conká. A Skol tem o intuito de contribuir com a movimentação e transformação do mercado autoral brasileiro dando destaque a artistas novos no país. No final de 2015, o festival também foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular.

O Spotify, líder mundial em streaming de música, opera oficialmente no país desde 2014. Em sua área de atuação, a plataforma divulga o trabalho de artistas independentes tais quais bandas Baleia e Ventre, que estão vindo ao Recife com o apoio deles em uma forma de atuar em parceriacom diversos festivais pelo país. Uma das cantoras mais conhecidas da nova cena musical brasileira, Céu é uma atração que chega ao festival No Ar com apoio da Slap. O selo é a plataforma de lançamentos e promoção de novos artistas da Som Livre que além de qualidade apresentam propostas diferenciadas como um selo moderno e inovador que busca levar para o público sempre uma nova referência musical.
Desde as suas primeiras edições, o Consulado Geral da França é um apoiador constante do festival No Ar, ajudando a trazer ao país novos artistas e revelações francesas. Influenciado por vários gêneros do rock, kraut, sons psicodélicos e ritmos étnicos, o Moodoïd é uma banda francesa surgida em 2012 e liderada por Pablo Padovani, guitarrista da Melody's Echo Chamber, que está vindo ao Brasil pela primeira vez com o suporte do Bureau Export e Institut Français.

Órgãos de cooperação internacional como o Consulado Geral dos Estados Unidos e a Embaixada da Espanha possibilitaram nesta edição que o festival trouxesse respectivamente os grupos Deerhoof e Los Nastys como atrações especialmente convidadas para virem ao Brasil e fazerem uma pequena turnê com shows no Recife e outras cidades no final de outubro.

Cinema - A semana que antecede o festival no Recife vem com uma série de atividades que tem como maior destaque a Mostra Play The Movie, que chega a sua décima edição na cidade. Além de filmes a serem exibidos que foram selecionados por convocatória na Internet, a organização da mostra está exibindo pela primeira vez na cidade o documentário "Time Will Burn", de Marko Panayotis, que fez um registro do cenário underground brasileiro dos anos 90.
A Mostra acontece neste ano no terraço do Paço Alfândega, no Recife Antigo, nos dias 18 e 19 de outubro. Assim como nos anos anteriores, a Play The Movie também realizará cine-concertos com bandas ao vivo trazendo apresentações com os grupos Besta-Fera (PE) e Madimboo (PE). A Mostra Play The Movie é uma realização do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura e do Instituto Conceição Moura.

Prévias - Desde o dia 07 de outubro, o Barchef vai receber festas de aquecimento do festival com discotecagens diferentes a cada sexta-feira, tendo início com a discotecagem do trio Aslan Cabral, Natascha Lux e Cassio Bomfim na primeira semana. Nas datas seguintes vão sacudir a pista do Pub em Casa Forte os DJs Dago Donato e Patricktor4 (14/10) e Alexandre Matias e GGabriel no dia 21 em uma edição especial da Noite Trabalho Sujo. Em todas as festas, a entrada é gratuita.

Oficinas - Do dia 16 ao dia 21 de outubro, o festival No Ar realiza uma série de oficinas ligadas à arte, HQs, performance e dança trazendo pela primeira vez à cidade um workshop de Voguing na boate Metrópole. Além destas atividades, o No Ar vai promover uma imersão musical de gravação com a banda Boogarins no estúdio Casona e uma visita da banda Deerhoof ao Paço do Frevo ao lado de alunos da Escola Técnica de Criatividade Musical de Pernambuco. As atividades tem início às 10h do domingo (16) no MAMAM - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, onde o artista plástico Nestor Jr desenvolve pelo segundo ano consecutivo sua Oficina de Aquarela. 

Com ilustrações e trabalhos inéditos publicados em revistas, livros e catálogos nacionais e internacionais, Nestor Jr estudou técnicas de gravura na École Nationale de Beauxarts de Lyon/França, xilogravura e serigrafia no ateliê/oficina do Museu de Arte de Santa Catarina  gravura não-tóxica com Filip Le Roy na Academie voor Beeldende Kunsten Anderlecht – Bruxelas, além de ter realizado exposições individuais e coletivas em diferentes cidades. 

A Casa Navio e Núcleo Criativo Casa Torta oferecem a oficina “Direcionando o percurso ou Antes de agir, obras de viver” de 17 a 21 de Outubro, das 13h às 17h, no esquema Pague Quanto Puder. A oficina é baseada nas Atividades do Allan Kaprow e busca reavaliar as ações físicas dispostas no cotidiano direcionando um novo olhar, a reflexão através da prática performática. A tônica é perceber a vida, estar atento a ela e às suas delicadezas. Será realizado junto com os colaboradores da oficina uma ação no dia 22 de Outubro para o festival com um registro em vídeo. 

Nos dias 19 e 20 a partir das 17h, o MAMAM abriga as oficinas de Beatriz Perini e do quadrinista Diego Sanches. Diretamente de Goiânia, a ilustradora Beatriz Perini vai promover uma oficina de Zines, falando sobre a importância da auto-publicação como forma de resistência em um universo rico de possibilidades. Nessa oficina, o objetivo é explorar e pensar em alternativas de produção, discutindo e produzindo com colagens, objetos, diferentes materiais e sair com um zine pronto.

Diego Sanches aborda em sua oficina o tema “Narrativa Visual”, onde será discutido sobre o papel do desenho e visualidade de forma geral na linguagem dos quadrinhos. O ilustrador e quadrinista carioca estudou gravura na Escola de Belas Artes da UFRJ, publicou diversos zines e os livros Perpetuum Mobile, Hermínia e a coletânea Quadrinhos Insones, lançados pela Editora Mino.

Voguing - Celebrando e divulgando a cultura e a dança urbana no Brasil, o festival No Ar vai receber a primeira edição itinerante do BH Vogue Fever com a realização de um workshop e um duelo.
A Metrópole sedia no dia 20 de outubro, das 19h às 22h, a primeira etapa do Vogue Fever Recife com uma oficina gratuita contando com a presença do Trio Lipstick um grupo de performances de danças urbanas pioneiro na criação da cena de Vogue brasileira formado por Maria Teresa Moreira, Paula Zaidan e Raquel Parreira. A oficina inclui panorama sobre a história e importância política e artística do Vogue, onde os alunos poderão conhecer, além das poses e dos desfiles, as características de seus principais estilos: os movimentos de braços, hands performance, catwalk, floor performance e dips. 

No sábado (22), a programação do festival No Ar na Coudelaria Souza Leão abre espaço para um duelo de Vogue que terá como jurados o Trio Lipstick. Vogue é uma dança que surgiu nas comunidades que congregam pessoas gays, trans, negras e latinas como forma de resistência e afirmação dessas minorias em movimentos inspirados nas poses de revistas de moda.
Imersão - Duas das atrações que se apresentam na Coudelaria Souza Leão também irão se encontrar com músicos da cidade em imersões e vivências para compartilhar suas experiências de gravação e produção. Entre os dias 18 e 20 de outubro, a banda Boogarins irá realizar um workshop especial no estúdio Casona em Candeias intercalando a apresentação de tracks de seus discos com novas gravações e jam sessions com os músicos.

No dia 21, alunos da Escola Técnica de Criatividade Musical de Pernambuco e convidados estarão juntos com a banda Deerhoof no Paço do Frevo em um encontro para falar sobre produção fonográfica e a carreira deste grupo de mais de 20 anos de estrada e uma referência na cena alternativa. A iniciativa conta com o apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos da América.

Outras Cidades - Além da realização de shows no Recife, o festival explora novos espaços, cidades e sonoridades - indo ao interior de Pernambuco na cidade de Belo Jardim e chegando a Minas Gerais com uma primeira edição em Belo Horizonte. Apresentado pelo Instituto Conceição Moura e com realização do Ministério da Cultura, o evento acontece em Belo Jardim de 5 a 8 de outubro com uma programação de oficinas, filmes e shows no Cine Teatro Cultura e no Parque do Bambu, incluindo atrações locais selecionadas por convocatória e o cantor Otto, o mais ilustre filho da cidade.

Nesta edição, o festival abriu espaço em sua programação de shows em Belo Jardim para revelar novas bandas e artistas que residem e atuam em cidades do Agreste Pernambucano. Os selecionados foram: PRK (Belo Jardim), Rogéria Dera (Caruaru), Os Aquamans (Surubim) e Nunes (Santa Cruz do Capibaribe).

Em Belo Horizonte, o festival acontecerá em uma parceria da Coda Produções com a Quente, patrocinado pela Oi através do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados e com o apoio cultural da Oi Futuro. O Espaço CentroeQuatro abriga os shows na capital mineira, tendo como atrações as bandas Pequeno Céu (MG), Boogarins (GO) com Vitor Brauer (MG), Jam da Silva (PE), Sofia Freire (PE), Deerhoof (EUA) e Ava Rocha (RJ), entre outros nomes.

Luma Araújo
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.