SESI/PE encerra nesta quarta-feira as inscrições para supletivo

agosto 31, 2016
Com a crise, o crescimento do desemprego aumentou a concorrência, especialmente para quem não possui o Ensino Médio completo. Por isso, quem deseja retomar os estudos deve se apressar, pois o Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI/PE) encerra, nesta quarta-feira (31), as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo. São 600 vagas em Petrolina, no Sertão; Recife, na Região Metropolitana; e em Caruaru, no Agreste.

O programa permite ao aluno fora da faixa etária praticada nas escolas regulares concluir a Educação Básica (Ensino Fundamental e/ou Médio) na metade do tempo, sem perder a qualidade no aprendizado. Em apenas 2 anos é possível terminar o Ensino Fundamental I e em mais 24 meses completa-se Fundamental II. Já o Ensino Médio pode ser concluído em 18 meses. As aulas ocorrem à noite para que o aluno possa conciliar com o trabalho, mas no Centro de Ensino Supletivo do SESI, que fica no Centro da capital pernambucana, também há turmas pela manhã.

Os interessados devem possuir 15 anos completos para se matricular no Ensino Fundamental I e II, e 18 anos, para cursar o Ensino Médio. Para isso, basta comparecer à unidade do SESI/PE, onde pretendem estudar. Mais informações pelo telefone (87) 3861.1369, pelo e-mail relacionamento@pe.sesi.org.br ou pelo WhatsApp (81) 9.8829.3330.

Rochélle Alves

Ensaios abertos da Nação de Maracatu Almirante do Forte, no Recife Antigo, convidam o público para brincar o baque virado de raiz

agosto 26, 2016
Foto: Paula Brasileiro

Em uma ação inédita, a Nação de Maracatu Almirante do Forte - uma das mais tradicionais do Recife, com 84 anos de história - sai de sua sede para ensaiar na rua em meio ao público. Até o Carnaval 2017, será realizado, todo último domingo do mês, um ensaio aberto dos batuqueiros no Marco Zero, Recife Antigo, sempre às 15h. O projeto terá início no próximo domingo (28).

A iniciativa tem como objetivo aproximar a nação do público convidando-o para acompanhar de perto sua preparação para o próximo Carnaval. Esta também é uma oportunidade para recifenses e turistas terem um contato mais próximo com a cultura do baque virado através da tradição e vivência de um maracatu de raiz. Para o vice-presidente e mestre de apito do Almirante, Toinho, o evento vai propiciar diversão aos que participarem além de gerar visibilidade ao grupo: "Queremos que o povo veja de perto o Almirante do Forte e se divirta conosco. Quem sabe a gente também consiga ganhar novos brincantes com a ação".

A concentração dos batuqueiros será a partir das 15h, na Praça do Marco Zero, Recife Antigo. Após o início do batuque, será realizado um arrastão até a Rua da Moeda onde os brincantes darão seguimento ao ensaio aberto.

Nação de Maracatu Almirante do Forte
Com 84 anos de tradição, o Maracatu Almirante do Forte - localizado no Bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife, ostenta uma história de dedicação e manutenção da cultura do baque virado com carnavais vitoriosos e passagens por grandes festivais locais e internacionais - como o Festival de Inverno de Garanhuns, Carnaval do Recife e Master Nation, na França.

Comandada pelo Mestre Teté e seu filho, o vice-presidente e mestre de apito, Toinho, a nação conta com mais de 100 brincantes, número que cresce durante o período carnavalesco com a chegada de batuqueiros vindos de outras cidades brasileiras e até européias. Em 2017, o Almirante disputará o campeonato oficial do Carnaval do Recife pelo Grupo Especial, entre as maiores nações de Maracatu de Baque Virado de Pernambuco.

Paula Brasileiro

Jornalistas criam financiamento coletivo para a publicação de livro sobre a guerra na Síria

agosto 26, 2016
Livro retrata a guerra na Síria a partir da percepção de refugiados no Brasil
Bruna Dias
O Pangeia – Fragmentos da guerra da Síria no Brasil é um projeto das jornalistas Gabrielle Albiero e Luiza Aguiar. Desenvolvido entre 2015 e 2016, o livro-reportagem retrata a guerra na Síria a partir de relatos de refugiados sírios no Brasil. 

Para tornar o projeto realidade, as jornalistas criaram um financiamento coletivo na plataforma Catarse (www.catarse.me/pt/pangeia).
A guerra da Síria provocou a maior crise humanitária em 70 anos. O número de refugiados já ultrapassou 5 milhões. 

Segundo o CONARE (Comitê Nacional para os Refugiados), o Brasil abriga 2298 refugiados sírios, desde abril de 2016. O livro "Pangeia" é construído a partir da percepção de que os eventos originados pela guerra não se restringem apenas ao seu país de origem, mas ao mundo todo. Assim, o refúgio é colocado como um dos fragmentos da guerra na Síria que está presente no Brasil.

A partir das perspectivas dos refugiados, a obra traça os contextos históricos e individuais da guerra (ressaltando também a forte influência ocidental sobre os conflitos), os processos legais e psicológicos da imigração e refúgio, o choque entre culturas, as políticas brasileiras de refúgio, o processo de adaptação dos refugiados no Brasil e suas dificuldades, entre outros.
Assim, pesquisas históricas e análises geopolíticas se intercalam à narrativa das vidas dos indivíduos, procurando entender como a coletividade interfere nas percepções individuais. O livro é inteiro ilustrado, as aberturas de cada capítulo contam com uma ilustração. Ao todo, doze ilustradores contribuíram com sua percepção estética do assunto, trazendo uma percepção visual e sensível.

As autoras criaram um financiamento coletivo, na plataforma brasileira Catarse, para fazer a publicação independente da obra. O lançamento está previsto para dezembro, caso a meta de arrecadação seja alcançada.
Para mais detalhes e informações sobre o projeto, acesse:



Carolina Prado

“Cinema na Estrada” leva filmes pernambucanos a 25 municípios do Estado

agosto 25, 2016
O cinema pernambucano vai pegar a estrada e emocionar a população de 25 municípios do estado. Um projeto do Governo de Pernambuco, realizado desde 2010 pelo Sistema Secult-PE/Fundarpe e que já envolveu mais de 6.150 pessoas por meio de 123 exibições em 87 cidades e distritos, entra agora em uma fase ainda mais robusta, reafirmado sua importância para a política pública de cultura e contemplando diversas Regiões de Desenvolvimento.
“O Cinema na Estrada é um projeto simples, mas que contribui de maneira efetiva para a difusão dos filmes e o acesso dos pernambucanos às obras realizadas em Pernambuco. Muitas delas, inclusive, que contaram com recursos públicos estaduais alocados no Funcultura”, destaca Marcelino Granja, Secretário Estadual de Cultura.
A partir de segunda-feira, 29/8, e até o dia 19 de novembro, um caminhão adaptado com sistemas de som e projeção digitais vai estacionar em praças, ruas ou terreiros de comunidades tradicionais para exibir recentes curtas-metragens de cineastas pernambucanos, contemplando gêneros como animação, documentário e ficção. “O processo de escolha dos filmes que vão circular pelo Estado considerou aspectos como eixos temáticos, locais de produção das obras e a classificação indicativa, para que todos os públicos sejam bem-vindos às exibições, desde crianças à população idosa”, destaca Milena Evangelista, coordenadora de Audiovisual da Secult-PE.
O cineasta Marlom Meirelles comenta a alegria de ver seu filme (Olhos de Botão) inserido na programação do projeto: “A gente faz filmes para serem vistos, Olhos de Botão foi gravado numa pequena cidade pernambucana (Bezerros), que não tem tradição cinematográfica, então, é fantástico saber que ele vai chegar a tantas cidades, que as pessoas vão se reconhecer no sotaque, na paisagem do interior pernambucano”.
Para a Presidente da Fundarpe, Márcia Souto, “o Cinema na Estrada dá mesmo esta importante contribuição à formação cultural da nossa gente, gera reconhecimento e promove, em muitos casos, a primeira vivência cinematográfica, já que ainda são poucas as cidades no Estado que contam com salas de exibição”.
Foto:Costa Neto/Secult-PE

RECURSOS
A Secult-PE e a Fundarpe realizam a nova fase do projeto Cinema na Estrada com recursos na ordem de R$ 180.000,00, direcionados à política cultural de Pernambucano via emenda parlamentar do deputado estadual Aluísio Lessa.

PROGRAMAÇÃO
Programa 1
Salu e o Cavalo Marinho (Animação, 2014, 14 minutos, PE), de Cecília da Fonte
A Clave dos Pregões (Documentário, 15 minutos, 2015), de Pablo Nóbrega
Olhos de Botão (Ficção, 18 minutos, 2015) de Marlom Meirelles
Psiu! (Documentário, 20 minutos, 2014), de Antônio Carrilho e Juliana Lima
João Heleno dos Brito (Ficção, 20 minutos, 2014), de Neco Tabosa

Programa 2
Sexta Série (Ficção, Digital, 18 minutos, 2014), de Cecília da Fonte
Exília (documentário, 24 minutos, 2015), Renata Claus
Papo amarelo – o primeiro tiro (ficção, 15 minutos, 2015), de Anildomá Willans de Souza
Lua (Ficção, 17 minutos, 2013) de Paulo Caldas
A promessa (Ficção, 13 minutos, 2013), de Marcos Carvalho e Alisson Souza

CRONOGRAMA
Mata Sul
29/08 – Primavera: Praça Marechal Castelo Branco (avenida principal da cidade)
30/08 – Ribeirão: Praça do Surfista (Centro)
31/08 – Palmares: Praça de Santa Luzia (próxima à Fundação de Cultura e à linha férrea)
01/09 – Catende: Praça Coração Eucarístico (em frente ao Colégio Santa Terezinha)
02/09 – Água Preta: Pátio do Mercado Público (Centro)
03/09 – Tamandaré: Praça da Liberdade (Centro)
04/09 – Jaqueira: Pátio de Eventos (entrada da cidade)

Mata Norte
13/09 – Itambé
14/09 – Condado
15/09 – Nazaré da Mata
16/09 – Vicência
17/09 – Paudalho

Agreste Setentrional
23/09 – Limoeiro
24/09 – Bom Jardim

Agreste Central
19/10 – Bezerros
20/10 – Lagoa dos Gatos
21/10 – Belo Jardim
22/10 – São Bento do Una

RMR e Mata Norte
31/10 – Camaragibe
01/11 – Itapissuma
02/11 – Itamaracá (Pilar)
03/11 – Itamaracá (F. Orange)
04/11 – Goiana (Centro)
05/11 – Goiana (Tejucupapo)

Agreste Meridional
16/11 – Saloá
17/11 – Caetés

Sertão Itaparica
18/11 – Tacaratu (Centro)
19/11 – Tacaratu (Povos Indígenas)

Agreste Meridional (já realizadas)
27 a 30 de julho (04 Comunidades tradicionais, durante o FIG 2016)

Fundarpe

Senado aprova MP que prorroga Mais Médicos por três anos

agosto 25, 2016

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (24), a Medida Provisória 723/2016, que prorroga, por três anos, o prazo de atuação dos médicos do Programa Mais Médicos contratados por meio de intercâmbio. A proposta beneficia profissionais brasileiros formados no exterior e estrangeiros que trabalham no programa sem diploma revalidado no país. A matéria foi aprovada na forma do Projeto de Lei de Conversão 16/2016 e segue para sanção presidencial.
A MP, editada pela presidente afastada, Dilma Rousseff, também prorroga por igual período o visto temporário concedido aos médicos intercambistas estrangeiros inscritos no programa do governo federal. De acordo com o Ministério da Saúde, a medida permitirá que 7 mil profissionais permaneçam no país. Os prazos acabariam em outubro de 2016.

Segundo a lei que criou o Mais Médicos (Lei 12.871/13), o contrato de trabalho dos profissionais selecionados dura três anos. Nesse período, o médico recebe um salário chamado de “bolsa-formação”.

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) considera um absurdo que os médicos estrangeiros que venham para o Brasil não sejam reavaliados. Caiado afirmou que a exigência de uma revalidação do diploma é um respeito aos cidadãos e aos pacientes que, segundo ele, necessitam qualificação na área da saúde.
Já o senador Humberto Costa (PT-PE) ressaltou que os profissionais que participam do programa são bem formados, fiscalizados pelo Ministério da Saúde e acompanhados por tutores vinculados a Universidades. De acordo com o senador, o projeto tem enorme alcance social e é aprovado por 90% dos usuários do Sistema Único de Saúde.
- Esse programa hoje é parte fundamental da vida de milhões e milhões de brasileiros – disse.

Carência

De acordo com o governo, na época da criação do Mais Médicos foi feito um diagnóstico da escassez desses profissionais no país e ele indicava que as áreas e as populações mais pobres e vulneráveis eram as que contavam com menos médicos proporcionalmente.
O programa conta atualmente com cerca de 13 mil médicos estrangeiros devido à baixa procura pelos profissionais formados no Brasil.
A lei que criou o programa prevê a necessidade de exame de revalidação do diploma para o médico estrangeiro poder atuar no Brasil fora do programa e a prorrogação da autorização para exercer medicina no âmbito do Mais Médicos evitará que o profissional deixe o programa para atuar em regiões onde há menos carência se ele optar pelo exame de revalidação do diploma.

Reivindicação

O governo afirmou que a prorrogação do prazo de atuação dos médicos foi pedida Frente Nacional de Prefeitos , pela Associação Brasileira de Municípios e pelo Conselho Nacional de Saúde, que estariam preocupados com a descontinuidade dos serviços prestados pelos médicos intercambistas.
Criado em 2013, o Mais Médicos conta com 18.240 médicos, que atuam em 4.058 municípios e 34 postos de saúde voltados para a população indígena, nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas. O governo afirma que os profissionais prestam assistência para cerca de 63 milhões de pessoas.
Agência Câmara de Notícias

Cícero Belmar é um dos nomes confirmados para a TEDXUFPE

agosto 25, 2016


A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza no dia 24 de setembro, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A versão independente do TED contará com palestras que propiciarão a troca de ideias e networking entre os participantes. Neste ano, será a abordada a resiliência, nome dado à capacidade de lidar com dificuldades e superá-las. “Resiliência é um tema que sempre pode ser visto no dia a dia do brasileiro. Discutir a forma de reinventar, se refazer, os desafios enfrentados por várias pessoas, esse é objetivo nesta edição”, explica Carlos Macêdo, organizador do evento.

TED – Seguindo o lema “ideias que merecem ser compartilhadas”, o TEDx é um evento independente apoiado pela TED, organização sem fins lucrativos. 

Um dos nomes confirmados no evento neste ano , é Cícero Belmar, jornalista, romancista, contista e biógrafo, saiu de casa ainda adolescente para estudar jornalismo mesmo que o pai insistisse no curso de medicina. No Recife, para onde foi, começou a superar seus limites através dos estudos e sobretudo da leitura. As dificuldades como estudante pobre eram muitas, mas mesmo assim se formou, conseguiu empregos em grandes jornais e recebeu vários prêmios, inclusive da Academia Pernambucana de Letras. Devido a sua inquietação e ao seu espírito criativo, percebeu de perto as dificuldades do mercado editorial, e por isso formou um grupo que criou a Edições Geni para publicar seus materiais com mais liberdade. A editora se remete a uma música de Chico Buarque de Holanda, que fala da personagem Geni. Ela é a síntese dos excluídos, dos periféricos, dos que lutam. Cícero certamente tem muita história pra contar e sabe fazer isso como ninguém.

Informações: ASCOM

Pernambuco vai sediar encontro nacional de DETRANS

agosto 25, 2016
Nos dias 25 e 26 de agosto, a Associação Nacional dos Detrans (AND) realiza no Hotel Grand Mercure Summerville, na Praia de Muro Alto – Ipojuca, o Encontro Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito – DETRANS. A abertura oficial será realizada pelo secretário Estadual das Cidades, André de Paula e o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Elmer Coelho Vicenzi.
“Esse encontro é muito importante, pois contará com a participação de todos os estados, objetivando discussões nacionais e a elaboração de normativas conjuntas. Insistentemente, temos apontado esses diálogos como a principal forma de reduzir problemas, melhorar processos internos e o atendimento aos usuários”, explica o presidente da Associação e diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad. 
“Cada Estado tem a sua singularidade, mas erramos menos quando interagimos mais e esta é a grande importância das reuniões da Associação e do trabalho conjunto com os órgãos executivos federais e municipais. Nossa missão é educar, garantir mais segurança no trânsito e, em especial, desburocratizar os serviços, facilitar a vida do cidadão”, completou Traad.
Charles Ribeiro, diretor presidente do DETRAN-PE, destaca que é fundamental a participação dos órgãos estaduais em decisões nacionais. “Precisamos debater a realização e aplicação das leis, normativas e determinações federais, além do atendimento direto ao cidadão nas questões que envolvem habilitação, veículos e infrações. Esse encontro é a oportunidade para isso e vamos fazer o melhor proveito”, disse.
Também estará presente no encontro o diretor substituto do Denatran, Olavo Andrade Lima Neto.
Hoje acontece a abertura do evento, com todos os diretores estaduais. Estão previstas discussões e apresentações sobre as placas do Mercosul, o exame toxicológico obrigatório, o uso dos simuladores de direção, os Conselhos Estaduais de Trânsito e o II Congresso Nacional dos Detrans, que acontece em março de 2017, na Bahia.
Amanha, os diretores debatem o cenário nacional de implantação dos simuladores de direção e recebem um representante do Ministério da Saúde para falar sobre cuidados com o mosquito transmissor da dengue nos pátios de veículos apreendidos.
Serviço: Encontro Nacional dos Detrans em Pernambuco
DATA: 25/08 (quinta-feira) 26/08 (sexta-feira)
HORÁRIO: 9h.
LOCAL: Hotel Grand Mercure Summerville. Estr. Ac. p/ Praia de Muro Alto e Camboa, s/n - Praia de Muro Alto, Ipojuca – PE

ASCOM

Elis Regina vai ganhar minisérie na Globo

agosto 24, 2016
A rede Globo prepara uma minissérie sobre a vida e a carreira da cantora Elis Regina. Segundo a colunista Patricia Kogut, do jornal O Globo, a atração deve ser estrelada por Andreia Horta (atualmente na novela “Liberdade Liberdade”).
O projeto terá 10 capítulos e será escrito por Gilberto Braga e João Ximenes Braga, com direção de Dennis Carvalho. Ou seja, só gente de novela.
Ainda segundo a colunista, a atração, ainda sem título definido, “não vai esconder a personalidade” de Elis Regina, cuja vida foi marcada por polêmicas. A estreia está programada para janeiro de 2018.
Curiosamente, Andreia Horta já vai viver Elis nos cinemas. O filme “Elis” tem direção de Hugo Prata e roteiro do premiado Luiz Bolognesi (“Uma História de Amor e Fúria”), e sua première vai acontecer no Festival de Gramado, que acontece entre 26 de agosto a 3 de setembro (2.016) na Serra Gaúcha. A estreia comercial está prevista para outubro.
Ao contrário do que fez com o bom filme “Tim Maia”, que virou minissérie da Globo, sofrendo cortes, remontagem e inserção de novas cenas e até depoimentos ao estilo de especial televisivo, a minissérie de Elis Regina deve ser um produto diferente do filme, uma vez que Gilberto Braga trabalha nisso desde o final novela “Babilônia”, em 2015.

Fonte: Pipoca Moderna

Recife sedia Seminário Internacional de Iluminação Pública

agosto 24, 2016

Renomados especialistas mundiais em iluminação pública estarão, no Recife, em setembro, para discutir a importância de políticas públicas na área. O Seminário Internacional de Iluminação Pública é direcionado a gestores e profissionais engajados com o desenvolvimento das cidades e está com inscrições abertas no site www.iluminacaorecife.com.br.

O encontro será nos dias 19 e 20 de setembro, no auditório da Agência Central do Banco do Brasil, no Bairro do Recife, das 8h30 às 18h30. Entre os palestrantes, os franceses Laurent Fachard, de Lyon; Dany Joly, de Nantes e Thomaz Klug, de Paris. Os locais são considerados referências mundiais na iluminação pública de excelência e na eficiência energética. Também estão confirmados o franco-brasileiro Alain Maître e conferencistas brasileiros, como Plínio Godoy (SP), Anna Maria Hennes (RS), Cláudia Torres e Márcia Chamixaes, ambas de Pernambuco, além de representantes de prefeituras de vários municípios do Nordeste.

A ideia é fortalecer o debate sobre a implantação de políticas públicas no sentido da iluminação, induzindo o desenvolvimento econômico, o turismo de lazer e fomentando a cidadania. Isso porque as intervenções urbanísticas nesta área são uma requalificação estratégica, impactando na melhoria e valorização dos espaços e possibilitando o uso de parques, praças e outros locais com mais segurança e conforto.

Durante o seminário, os participantes vão estruturar propostas de intervenção na iluminação de espaços públicos do Recife, para melhorar a ocupação do espaço urbano e estimular a inovação. O trabalho será uma provocação para a cidade anfitriã do seminário, que em 2037 celebrará seus 500 anos.

Na programação constam, ainda, visitas técnicas feitas pelos palestrantes a espaços urbanos do Recife, como o Morro da Conceição, Sítio da Trindade, Bomba do Hemetério, Parque da Jaqueira, Praia de Boa Viagem e passeio fluvial pelo Rio Capibaribe. Após o seminário, nos dia 22 e 23 de setembro, a equipe de franceses permanece na cidade participando de intercâmbio com técnicos da Prefeitura do Recife.

O evento é promovido pela Unidade de Negócios de Eficiência Energética (UNEE), do Recife, em parceria com o Consulado da França e apoio do Banco do Brasil, Prefeitura do Recife, Consórcio Processo/Fink Engenharia, Philips e Postemax. As inscrições são limitadas e feitas exclusivamente pelo site: www.iluminacaorecife.com.br.

Informações:
Assessoria de Imprensa

Espetáculo teatral "A Mandrágora" será apresentado em Arcoverde

agosto 24, 2016

Incluída na III Mostra de Artes Geraldo Barros , promovida pelo SESC, que vem ocorrendo desde o dia 22/08 e segue até o dia 02/09, o espetáculo teatral  A Mandrágora, texto de Nicolau Maquiavel adaptado por Guilherme Vasconcelos e direção de Marcondes Lima. 

A Mandrágora, de Guilherme Vasconcelos, adaptado do original escrito em 1508 por Nicolau Maquiavel. Produzida pela Galharufas Produções, foi contemplada por duas vezes pelo Funcultura, em Montagem, no ano de 2014 e Circulação de Espetáculo, em 2015. Dirigida pelo talentoso diretor Marcondes Lima, que atualmente assina o espetáculo Nossos Ossos, em cartaz no Recife, a peça é uma sátira de costumes e contextualiza a clássica história escrita originalmente, no século 16, para o Sertão nordestino. 

Na encenação, Calímaco, é um rico paraibano radicado no Recife, é apaixonado por Lucrécia, esposa de moral ilibada do poderoso Coronel Nício Calfucio. O rico casal, apesar das tentativas, não consegue ter filhos. Calímaco, então, finge-se de médico e receita um infalível e mortal remédio à base de mandrágora, uma suposta planta afrodisíaca, conseguindo ludibriar o Coronel e tendo sua paixão finalmente correspondida.

A peça, que conta com excelente elenco, cumpriu temporadas nos Teatros Apolo e Luiz Mendonça, e foi um dos espetáculos de maior repercussão no 22º Janeiro de Grandes Espetáculos, em 2015, tendo 10 indicações ao Prêmio, inclusive de Melhor Espetáculo, Direção e Figurinos.

O espetáculo será apresentado no dia 28/08 (domingo) às 19h, no Teatro Geraldo Barros do SESC Arcoverde, com classificação de 14 anos e entrada gratuita.

Ficha Técnica
Texto: Nicolau Maquiavel
Adaptação: Guilherme Vasconcelos
Direção: Marcondes Lima
Assistente de Direção: Taveira Junior
Figurinos, Cenários e Adereços: Marcondes Lima
Assessoria de Imprensa: Gianfrancesco Mello
Programação Visual: Cláudio Lira
Plano de Iluminação: Játhyles Miranda
Execução de Iluminação: Játhyles Miranda
Pesquisa Musical: Samuel Lira
Execução de Sonoplastia: Miguel Taveira
Plano e Execução de Maquiagem: Marcondes Lima
Produção Executiva: Taveira Junior
Assistente de Produção: Thalita Gadêlha.
Produção local Arcoverde: Juliana Zuppardo
Contrarregra: Gaguinho
Camareira: Beta Galdino
Elenco: Flávio Andrade (Calímaco), Mário Antônio Miranda (Coronel Nício Calfúcio), Nínive Caldas (Lucrécia), Diógenes de Lima (Ligúrio), Normando Roberto Santos (Padre Timóteo), Carmem Alves (Dona Sóstrata), Múcio Eduardo (Siro) e Thalita Gadêlha (Dona Graça).
Recomendação etária: 14 anos.
Duração: 70 minutos.

Ju Zuppardo

Terremoto atinge Itália

agosto 24, 2016
Um forte terremoto de magnitude 6,2 atingiu o centro da Itália na madrugada desta quarta-feira (24) – horário local. O impacto foi maior perto de Perugia, região localizada a menos de 200 km de Roma, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), organismo que registra os tremores em todo mundo.

Pelo menos 73 pessoas morreram, e agências internacionais falam em mais de 100 desaparecidos. Não há registro de brasileiros entre as vítimas.

As cidades mais afetadas foram Amatrice, de 2 mil habitantes; Accumoli, de 700 habitantes; e Norcia, de 4 mil habitantes.

O tremor foi sentido por 20 segundos na capital, Roma, e também no Vaticano. O terremoto ocorreu a apenas 10 km da superfície e a 76 km a sudeste de Perugia, às 3h36 do horário local – 22h36 desta terça, no horário de Brasília. Minutos depois, outro tremor, de magnitude 4,6, sacudiu Rieti, na mesma região.

Informações: G1

Garanhuns recebe capacitação do Suas

agosto 24, 2016
Foto: Assistência Social

Nessa terça-feira (23), Garanhuns recebeu sua primeira capacitação voltada exclusivamente aos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Aproximadamente 80 profissionais estarão passando por essa capacitação, ministrada por facilitadores da Secretaria estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, em parceria com a Vara da Infância e Juventude e Secretaria Municipal de Assistência Social. A capacitação está acontecendo no auditório do Centro Administrativo, das 8h ás 17h.

O curso, que também está realizado nesta quarta-feira (24), é direcionado aos profissionais que atuam nos centros de acolhimento Abraçar I e Abraçar II. A temática principal da capacitação é Atendimento Institucional: Qualificando o Atendimento às Crianças e aos Adolescentes. Nesta perspectiva, os facilitadores estão abordando diversas questões práticas, desde a própria dinâmica da casa até as atribuições de cada categoria profissional. Ainda no curso estão sendo promovidos momentos de reflexão e de discussões sobre experiências já vivenciadas em cada instituição.

A gerente da Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social de Garanhuns falou sobre a importância da capacitação para os serviços prestados às crianças e adolescentes. ”A formação contínua tem o propósito de proporcionar aos profissionais dos centros de acolhimento o aperfeiçoamento de suas práticas associado aos conhecimentos teóricos. A capacitação promoverá momento de reflexão quanto a prática profissional diante da atribuição de cada profissional. Esse momento será crucial para ofertamos um serviço de qualidade aos nossos assistidos”, comentou Gleslainy de Lima Silva.

Ruthe Santanna

Centro Cultural Estrela de Lia será reconstruído

agosto 23, 2016
Foto:Priscilla Buhr/Divulgação
Nesta terça-feira (23) será formalizada a assinatura do convênio entre a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe, e o Centro Cultural Estrela de Lia (CCEL) para o repasse de R$ 100 mil referente à Emenda Parlamentar Estadual (260/2014), do deputado Guilherme Uchôa, que visa a execução do projeto de requalificação do espaço. Desde 2014, o Centro onde a rainha da ciranda e Patrimônio Vivo de Pernambuco, Lia de Itamaracá, difundia a sua arte, na Praia de Jaguaribe, está inativo devido a um desabamento ocorrido por fortes chuvas. Além da assinatura do convênio, será assinada a ordem de serviço para o início das obras.
O momento simbólico acontece em clima de festa, a partir das 17h, no local onde funcionará o Centro Cultural Estrela de Lia, no bairro de Jaguaribe, em Itamaracá. Além de realizar um cortejo pelas ruas do bairro, ao lado de sua boneca gigante, Lia receberá o grupo de percussão e dividirá o palco com As Comadres, projeto do Sesc que reúne as coquistas Aurinha, Dona Glorinha, As Filhas de Baracho e o Coco de Selma. “É papel do Estado promover seus Patrimônios Vivos e é com este entendimento que o Governo de Pernambuco, através desta emenda parlamentar, está dando todo apoio para reconstrução do espaço de Lia, que reunirá todas as condições para difundir seu trabalho artístico musical, formando novas plateias e construindo um legado para as próximas gerações”, afirma a presidente da Fundarpe, Márcia Souto.
Segundo Beto Hees, produtor de Lia, as atividades do novo espaço começam ainda enquanto as obras estiverem sendo executadas, quando será oferecido um curso de fotografia, ministrado pelo fotógrafo Ytallo Barreto. “Já temos dez pessoas interessada no curso. Vai ser interessante acompanhar a reforma e ter o registro desse processo. Precisamos desse material”, conta Beto.
O projeto de requalificação do centro cultural de Lia de Itamaracá foi elaborado pela Gerência de Preservação Cultural da Fundarpe. Será composto por três ambientes: salão, palco e camarim, destinados às atividades da ciranda de Lia e outros eventos. O palco passará por uma ampliação com construção de duas rampas de acessibilidade, uma de ligação com o salão e outra de ligação direta com o camarim. Outra rampa será reconstruída no acesso principal do centro. Será criado um acesso de serviço com depósito de lixo. Além do valor destinado pela emenda parlamentar, Lia pretende complementar o orçamento com uma nova campanha de arrecadação, cuja meta é atingir cerca de R$ 540 mil.
CENTRO CULTURAL ESTRELA DE LIA – Construído em 2005, o Centro Cultural Estrela de Lia é responsável por difundir a arte de Lia de Itamaracá através de rodas de cirandas semanais, sempre aos sábados. Além disso, visa o uso recreacional, educativo e social, projetando o espaço como atração turística e cultural para a comunidade e visitantes da Ilha. A realização da ciranda de Lia envolve a presença de músicos convidados e participação de grande número de pessoas, em maioria da população local. O espaço também propõe a realização de outros eventos e temporadas de apresentação artística: recitais, poéticas, duplas de violeiros, cirandas (Filhas de Baracho), entre outros.
Dentre as oficinas já oferecidas, destacam-se as de arte, cerâmica, percussão, fotografia, malabares, rabeca, teatro, cavalo-marinho e ciranda. As atividades sociais do centro se enquadram em temas como a violência física e verbal no ambiente escolar; sexualidade; Itamaracá e o meio-ambiente; técnicas da pesca não predatória em Itamaracá; resgate das práticas religiosas afro-descendentes na Ilha de Itamaracá e a história do local. Toda a programação cultural realizada no equipamento é gratuita e conta com o envolvimento da comunidade local.

Fundarpe

Falando de Saúde : Gestação e maternidade: os direitos dos futuros pais frente aos planos de saúde

agosto 23, 2016
Muitas mulheres não sabem, mas a lei assegura uma série de direitos para a gestante e aos recém-nascidos. Para garantir a cobertura das despesas com exames, acompanhamento pré-natal e do parto propriamente, o plano contratado deve abranger a cobertura ambulatorial e hospitalar com obstetrícia. Além disso, os casais devem considerar que o prazo de carência previsto em lei para cobertura do parto é de até 300 dias a partir da contratação. Antes deste período o convênio não é obrigado a garantir a cobertura do parto - a exceção fica por conta de situação de urgência ou emergência.

Ou seja, se mesmo dentro do prazo geral de carência de 300 dias o parto precisar ser realizado de forma antecipada em decorrência de uma situação de urgência/emergência, como um acidente ou complicação da gestação que coloque em risco grave a gestante ou o bebê, o convênio deverá garantir cobertura integral autorizando de imediato o procedimento. Muitos convênios negam a cobertura das despesas do parto de emergência alegando que ainda não foi cumprido o prazo de carência.

Essa postura, no entanto, embora comum, é abusiva e ilegal. Nestes casos, é possível buscar garantir judicialmente a cobertura do parto ou o reembolso das despesas realizadas. Dependendo da situação, até mesmo uma indenização por danos morais pode ser exigida.

Também é importante destacar que o recém-nascido deve ter garantido o atendimento pelo plano de saúde nos primeiros 30 dias a partir do nascimento, ainda que o parto não tenha sido realizado através do convênio. Aliás, os pais devem ficar atentos, pois dentro deste período o bebê pode ser incluído como dependente no plano de saúde sem que tenha que cumprir nenhum prazo de carência. Após os 30 primeiros dias, o recém-nascido ainda poderá ser incluído como dependente, porém poderá ter que cumprir prazos de carência normalmente.

Como se vê, as gestantes e os recém-nascidos possuem diversos direitos garantidos em lei, sendo que as negativas indevidas por parte dos planos de saúde podem ser questionadas com o Judiciário.

Artigo enviado por Luciano Correia Bueno Brandão
Advogado especialista em Direito à Saúde, do escritório Bueno Brandão Advocacia 

André Rio e Menescal apresentam MPBossa em setembro no Recife

agosto 23, 2016

Mais uma vez, o cantor André Rio recebe o exponte da Bossa Nova Roberto Menescal. Dessa vez, o encontro acontece no Manhattan Café Theatro no dia 3 de setembro. Na ocasião,  a dupla divide o palco com o guitarrista Luciano Magno e a cantora Carla Rio.

O trio (Rio, Menescal e Magno) parceiro de longas datas.  se conheceu em um festival no interior de Pernambuco e, se reúne mais uma vez, para apresentar vários ritmos da MPB, como o drum and bass, com o frevo, samba, mas tendo a Bossa Nova e o MPB como norte. 
O encontro musical consolida a admiração que um artista tem pelo outro. Roberto Menescal presenteou o guitarrista Luciano Magno, com "Samba Magno" e o cantor e compositor André Rio colocou a letra na canção que estará em seu novo cd. Em contra partida, Luciano e André homenagearam Menescal o frevo "Amigo Menescal".  

Serviço: 
SHOW "MPBOSSA" COM ANDRÉ RIO, ROBERTO MENESCAL, LUCIANO MAGNO E CARLA RIO
Quando: 3  de  setembro de 2016
Local: Manhattan Café Theatro
Horário: 21h
Ingressos: R$ 80
Informações: 3325.3372

Angélica Souza
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.