Prefeitura solicita mais segurança nas feiras livres de Arcoverde

abril 30, 2016

Com o objetivo de dar mais segurança aos feirantes e usuários do Cecora e feiras livres de Arcoverde, a prefeita Madalena Brito buscou ajuda no 3º Comando da Polícia Militar. Em reunião realizada na quarta-feira (27/04) no 3º BPM, o vice-prefeito Wellington Araújo e o diretor do Cecora e Feiras Livres, Paulo Sérgio Diniz, entregaram abaixo assinado de feirantes e usuários do Cecora que reivindicam a instalação de um Posto Policial e mais segurança nos dias de feira.

Recebidos pelo subcomandante, Major Brandão, discutiram alternativas para intensificação do policiamento no Cecora e nas feiras livres, objetivando coibir delitos cometidos nesses locais. Na ocasião, ficou definida que mesmo com a carência de efetivo policial a Polícia Militar vai disponibilizar guarnições que estarão atuando preventivamente nas feiras nas sextas e sábados no Cecora e aos domingos na feira de São Cristóvão.

“Nosso objetivo foi atender à solicitação da prefeita, como também dos permissionários e feirantes, buscando uma solução para essa questão que envolve toda a comunidade. Acreditamos que em parceria, esse problema será sanado”, afirmou Wellington Araújo.

ASCOM

Hinode realiza Chá da Beleza para as mulheres neste domingo

abril 30, 2016


Arcoverde sedia neste domingo (01), um dos maiores eventos voltadas a beleza feminina. É o Chá da Realeza que acontece na Câmara de Dirigentes Lojistas de Arcoverde - CLD à partir das 14h. O evento voltado exclusivamente para as mulheres , receberá 300 convidadas que receberão tratamentos de maquiagem, degustação de toda a linha de emagrecimento, sorteios, cofee breack e muito mais.
 
Uma tarde inesquecível que vai festejar antecipadamente o dia das mães e festejar a beleza das pérolas que somos nós. 

Amannda Oliveira

Cacau Arcoverde é destaque em matéria do Ministério da Cultura

abril 29, 2016
Cacau Arcoverde foi destaque no site do Ministério da Cultura nesta sexta-feira , 29 de abril.na matéria assinada pela jornalista Teresa Albuquerque, ele é destacado como brincante, percussionista, luthier, poeta, produtor musical e fonográfico, artista visual e xilogravurista , além do trabalho que desenvolve junto com seu irmão Lula Moreira no Ponto de Cultura Orquestra Sertão.

Confiram a matéria completa:

Faz uns 25 anos que Cacau Arcoverde dedica "o coração, o espírito e a carne" à música. O interesse vem de muito antes, dos tempos de menino, mas, profissionalmente, lá se vão duas décadas em que ele roda o mundo com a missão que tomou para si: divulgar o legado dos mestres, a cultura popular nordestina, a percussão afro-brasileira. Ou, como ele diz, "desesconder a música verdadeira".
 
Brincante, percussionista, luthier, poeta, produtor musical e fonográfico, artista visual e xilogravurista, Cacau Arcoverde (na certidão, Claudio José Moreira da Silva), 44 anos, é também arte-educador no Ponto de Cultura Orquestra Sertão, que funciona desde 2009 junto com a Associação Cultural Urucungo, em Arcoverde (PE). Ali, na cidade de 70 mil habitantes a 250 quilômetros de Recife, ele ensina crianças e adolescentes a tocar e fabricar instrumentos de percussão (berimbau, alfaia, caxixi, xequerê). Também dá aulas de samba de coco e ciranda. Ensina a tocar, cantar e dançar, para que os meninos possam formar um grupo e se apresentar.
 
Cacau é o coordenador técnico do Ponto de Cultura Orquestra Sertão. O irmão Lula Moreira, também instrumentista (toca violão, viola de 12 cordas, pífano), responde como coordenador-geral. Os dois começaram cedo na música, incentivados pelo pai, João José da Silva, que não tocava nenhum instrumento, mas tratou de colocá-los na percussão de uma escola de samba local, a Tamborins de Ouro.
 
"A influência artística veio dos avós", conta Cacau. "Meu avô por parte de mãe era vaqueiro e cantava coco. Minha avó era mulher rendeira. Por parte de pai, meu avô era do maracatu de baque solto, cortador de cana na Zona da Mata. Não tive nenhum tio artista. Meu pai não era músico, mas colocou a gente pra estudar, pra tocar percussão na escola de samba e na banda marcial. Dali entrei na capoeira e comecei a tocar o berimbau, os instrumentos todos. Uma coisa foi se ligando à outra"
 
A xilogravura, por sua vez, veio ligada à confecção dos instrumentos. "Eu fabricava os instrumentos e pintava. Um dia, um artista visual do Ceará olhou e disse: ‘Você pinta telas no instrumento, pinte telas também'. Aí comecei a pintar e não parei mais", conta. Hoje, Cacau faz capas de cordel e mandalas, escreve poesia, canta, compõe, mantém uma produtora, um selo musical (Radiante Records) e uma webradio para divulgar o trabalho dele e de outros 26 artistas independentes, como Zabé da Loca e os Rabequeiros de Pernambuco.
 
Na praça
 
O trabalho com meninos em situação de rua começou há 20 anos, quando ele morava em Natal (sim, Cacau já morou em um monte de lugares). "Em 1994, 1995, eu fazia oficinas num projeto chamado Casa na Praça, que tinha o apoio da prefeitura da cidade. Para tirar os meninos da rua, porque eles ficavam cheirando cola, eu ensinava percussão, capoeira, fabricação de instrumento afro-brasileiro. Ensinava a fazer berimbau, caxixi", conta.
 
"Era uma época em que a gente não tinha apoio, não existiam as políticas públicas de hoje. Às vezes, a gente não via resultados mais eficazes porque os projetos acabavam. Ainda hoje, quando muda a gestão, por questões políticas ou ‘egoísticas', o social pena. Não era para ser assim. Independentemente do partido, quando o projeto está fazendo bem à sociedade, deveria ter continuidade, mesmo tendo sido iniciado por uma gestão diferente".
 
Cacau diz que começou a trabalhar com crianças e adolescentes por alguns motivos. Um deles foi a percepção de que a arte de luteria estava em extinção no que dizia respeito à fabricação de instrumentos percussivos. Outro foi o desejo de ampliar o acesso à cultura aos menos favorecidos, desenvolvendo projetos de musicalização e fabricação de instrumentos afro-brasileiros, "divulgando ritmos e danças do nosso Brasil, que é um grande celeiro de culturas tradicionais".
 
Transcontinental
 
Integrante da primeira formação do grupo Cordel do Fogo Encantado, Cacau Arcoverde está à frente do coletivo Jaraguá Mulungu desde 1999. Dedicado a divulgar os ritmos do sertão, as "sonoridades transcontinentais", segue a linha de mestres como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Ary Lobo e Moacir Santos.
 
Nascido e criado em Arcoverde, ele voltou a morar lá há 10 anos, depois de passar por Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e Amazonas e rodar o mundo apresentando os ritmos nordestinos e afro-brasileiros. Tocou na Broadway, em Nova York; ministrou oficinas de percussão na Inglaterra, na França, na Alemanha e na Suécia; e dirigiu espetáculo apresentado nas Paralimpíadas de Londres.
 
Em 2014, contemplado em edital do Micsur (Mercado de Indústrias Culturais), apresentou-se em Mar del Plata, na Argentina, e voltou entusiasmado com a experiência. "Sempre me preocupou o fato de o Brasil estar na América Latina e ser o único país a falar português. Seria muito bom se falássemos o espanhol, se soubéssemos mais das culturas tradicionais, dos povos originários dos outros países latinos. Há pontos de similaridade, indígena, quilombola, há muita coisa que tem a ver com a gente. É preciso integrar."
 
Teresa Albuquerque
Ibercultura Viva
Minc

Luciano Magno lança " A Máquina"

abril 29, 2016
Foto: Arquivo Pessoal

O cantor , compositor e produtor Luciano Magno está lançando pela PolyDisc o seu mais novo álbum, “A Máquina”. No disco, Luciano Magno trilha o caminho da música popular brasileira ligada à música nordestina. O álbum é quase uma espécie de tributo a nomes que deixaram uma marca muito forte na MPB, como Gilberto Gil, Alceu Valença, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Moraes Moreira, Raul Seixas e Dominguinhos. 

O disco vai do xote ao frevo, com composições inéditas de Luciano Magno em parceria com grandes letristas, entre eles Moraes Moreira, João Araujo, Marsel Botelho, Gilton Della Cella, Roberto Flavio e Marcio Resende. A sonoridade e os arranjos do álbum tem elementos pop em conexão com um conceito mais vintage.




Amannda Oliveira

Tropa do Balaco Baco abre temporada de espetáculos em Arcoverde

abril 29, 2016


Alô apaixonados pelo teatro em Arcoverde preparem a agenda que vem muita coisa boa por aí. A nossa Tropa do Balaco Baco, abre neste sábado, 30 de abril, mais uma temporada de espetáculos em Arcoverde. Serão dois fins de semana repletos de boa arte na Estação da Cultura.



Nos dias 01 e 08 de maio acontece o espetáculo O Espelho da Lua” onde seis atores/contadores em cena recriam o encantador universo Amazônico da Lenda da Vitória Régia. Naiá, indiazinha apaixonada por Araúna, a Lua, que tem por desejo maior ser estrela e viver ao lado do seu amado lança-se numa jornada
repleta de fantasias, mistérios e descobertas na busca de seu amor quando depara-se com Atiê, índio guerreiro por ela apaixonado, que confundirá os caminhos da indiazinha transformando-se nos mais diversos elementos da natureza. Numa incansável aventura trilhada entre o céu, o fogo e a terra, é nas asas do vento que Naiá
finalmente pontua seu destino ao deparar-se com o espelho da Lua refletido nas águas do mais belo lago daquele lugar.

Já nos dias 30 de abril e 07 de maio acontece  “RETETEI” é um espetáculo de Mamulengos, uma brincadeira de Rua que conta a história do menino Chico Catolé, moleque treloso, brincalhão e inventador de conversa que foi criado pelas trigêmeas cantadoras de samba de coco; Maria da Paz, Maria das Dores e Maria da Luz.

A Trama se passa no Sertão Pernambucano, onde Chico depois de contar muita mentira e criar uma confusão danada para as suas mães encontra-se com um misterioso velhinho - O Papa Figo, figura central de uma lenda contada por gerações naquele lugar. 

Num jogo de perguntas e respostas entre o velho e o mentiroso, dá-se o ocorrido: o Papa Figo ganha a disputa e como recompensa segue seu caminho levando o fígado de Chico, mas antes de partir enfeitiça o menino transformando-o num aprendiz de Papa Figo.
Com a ajuda dos seus amigos, o menino acha uma possível solução para reverter esse quadro... É então que começa a sina de Chico Catolé pra desfazer o RE TE TEI em que se meteu
O valor da entrada nos espetáculos quem vai definir são os espectadores. A Tropa decidiu trazer para Arcoverde a ideia “Pague quanto puder”, onde quem decide o valor dos ingressos é o público.
Evoé! 
Amannda Oliveira

SESI/PE oferece programação especial no Dia do Trabalhador no Sertão

abril 29, 2016

O Serviço Social da Indústria em Pernambuco (Sesi/PE) preparou uma programação especial e gratuita para celebrar o Dia do Trabalhador no Estado. No Sertão, a Unidade de Araripina vai oferecer, a partir das 8h, deste domingo, 1º de maio, uma série de atividades para o lazer e a qualidade de vida do trabalhador da indústria, seus dependentes e a comunidade.

A programação vai começar com torneio de futsal, dinâmicas e gincanas para agitar jovens e adultos. A criançada também vai poder usufruir dos brinquedos infláveis e das oficinas infantis. A partir das 13h, inicia o show ao vivo para quem curte uma boa música.

Já quem deseja tirar o dia para relaxar, poderá aproveitar as massagens e mudar o visual com corte de cabelo, oficinas de maquiagem, ou ainda curtir a piscina. Também vai ter um espaço para cuidar da saúde, medindo a pressão arterial, o índice glicêmico e escovação orientada. Para completar, os participantes vão concorrer a sorteios de brindes.

De acordo com superintende do Sesi/PE, Ernane Aguiar, “o trabalhador é o ativo mais importante do setor produtivo, por isso nossa homenagem aqueles que vestem a camisa da indústria pernambucana, fazendo-a crescer e vencer a crise”.

ASCOM

Alunas do Curso de Camareira realizam aulas práticas em hotéis da cidade

abril 28, 2016

Uma parceria da Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Inclusão, com os hotéis Monteirão e LW permitiu que as alunas do Curso de Camareira realizassem aulas práticas e aprendessem a executar, entre outras coisas, os procedimentos operacionais de limpeza, higienização, arrumação, vistoria, preferências e a cultura de hóspedes. A visita aos hotéis permitiu as alunas ouvir e ver de perto a experiência das camareiras e aprender com elas truques na hora de decorar o quarto para os hóspedes.


A prefeita Madalena Brito percebeu o aumento da demanda de empregos para camareiras durante o São João da cidade e por isso, fez questão de promover este curso. “Os hotéis que já estão com a lotação fechada para o período de 23 a 26 de junho costumam contratar camareiras durante os festejos juninos e nada como entregar ao mercado, profissionais capacitadas para atuar”, disse.


O curso é realizado pela Prefeitura de Arcoverde em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar e o Sindicato dos Agricultores de Sertânia.

Amannda Oliveira

Viva os artistas de Arcoverde! Coco das Irmãs Lopes e Kleber Araújo vencem Prêmio da Música de Pernambuco

abril 27, 2016
Foto: Kleber Araújo/ arquivo pessoal
 Prêmio da Música de Pernambuco foi entregue ontem (26), no Teatro de Santa Isabel, no Recife, aos vencedores de cada categoria. Os artistas de Arcoverde venceram em duas: Grupo Popular e Cantor Popular, representados, respectivamente pelo Coco das Irmãs Lopes (com o disco "Anda a Roda") e Kleber Araújo (com o disco "Cinema Novo").
O Prêmio da Música de Pernambuco em 2016 tem como finalidade escolher os melhores CDs e Vídeo Clips lançados em 2015, através da votação popular. Outros artistas de Arcoverde também estavam concorrendo: Paulinho Leite e Tonino Arcoverde, na categoria de melhor cantor de Cultura Popular com o CD "Muira-ubi Cantinelas e saudade" e o Coco Raízes de Arcoverde na categoria melhor vídeo clipe com a música " Seu Maia".
Zalxijoane - Itapuama Fm

Termina sexta-feira prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2016

abril 27, 2016

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2016, ano-base 2015, termina nesta sexta-feira (29/4). O Fisco espera receber 28,5 milhões de declarações, mas até o dia 25/4, uma semana para a data-limite, apenas 16,8 milhões haviam sido entregues.

Para quem ainda não fez a declaração, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) recomenda atenção. “É importante manter a tranquilidade para preencher os formulários. Muitas inconsistências vêm de erros de digitação”, afirma o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Luiz Fernando Nóbrega. Além disso, é importante reunir todos os documentos necessários para a declaração, como informes de rendimentos, comprovantes de serviços médicos, odontológicos e plano de saúde, notas fiscais ou recibos que comprovem despesas com educação do contribuinte e dependentes legais, contribuição previdenciária para empregados domésticos, comprovantes de pagamento de aluguel, entre outros. “É bom ter cautela com as deduções. É preciso conferir se os valores estão corretos. Despesas com educação, por exemplo, têm limite de abatimento, e é preciso ter atenção na hora de colocar a parcela não dedutível. É preciso conferir se os CPFs dos prestadores de serviços estão informados corretamente, bem como os valores pagos. A Receita fica muito atenta a todas as deduções, e hoje os mecanismos de cruzamento de dados estão cada vez mais eficientes”, explica Nóbrega. 

Para quem não conseguir reunir todas as informações no prazo, o melhor é entregar, ainda que com algumas inconsistências, e fazer retificação. “A entrega fora do prazo leva a multa automaticamente. O melhor é que o contribuinte, caso perceba que não conseguirá fazer a declaração de forma adequada, entregue com o maior número de informações possível e retifique depois. Não deve deixar passar muito tempo, porque pode haver valores a pagar ou a restituir que precisam ser apurados”, afirma o vice-presidente. A multa para entrega fora do prazo é de 1% ao mês, ou fração de mês, sobre o total do imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74 e pode chegar a 20% sobre o imposto devido.

Dicas para não perder o prazo:


É obrigado a fazer a declaração quem obteve rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.123,91 ou rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte superiores a R$ 40 mil.
Se declarou em 2014, deve usar essa declaração como ponto de partida. O mesmo vale para quem usou o rascunho da declaração do Imposto de Renda.
Um documento imprescindível é o Informe de Rendimentos, que pode ser oriundo de salários, pró-labore, distribuição de lucros, aposentadorias, bem como das instituições financeiras.
Informações financeiras, que o contribuinte pode obter por meio dos extratos das contas bancárias, como saldos em 31/12/2015.
Eventuais comprovantes de despesas com instituições de ensino do contribuinte ou de seus dependentes legais. É importante lembrar que o limite para dedução com educação é de R$ 3.561,50.
Eventuais recibos e notas fiscais relativos às despesas com saúde do contribuinte ou de seus dependentes legais.
Recibos de aluguéis recebidos e pagos.
Recibos de pagamentos efetuados a previdência privada e, também à oficial (esta última, em geral, já consta no Informe de Rendimentos – item 3);
Quaisquer documentos que comprovem movimentação patrimonial do contribuinte no ano de 2015, ou seja, venda e compra de bens e direitos realizados no ano.
Recibos e comprovantes de pagamentos de bens, os quais o contribuinte já havia declarado em anos anteriores, mas estavam parcelados ou financiados, tais como veículos ou imóveis.
Relatórios de controle de compra e venda de ações, com apuração mensal de imposto devido nas operações.
Se o contribuinte optar por informar as despesas do livro-caixa, é necessário ter esses documentos em mãos para eventuais fiscalizações;
Os pagamentos efetuados do carnê-leão, separando, para isso, os Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) do período.
Recibos de pagamentos de eventuais doações para fins de incentivos fiscais (Lei Rouanet, Audiovisual, Fundos da Criança e do Adolescente, Fundo do Idoso). Para doações ocorridas até o dia 31/12/2015 o abatimento no imposto é de até 6%. Para as doações feitas entre 1/1/2016 e 29/4/2016, é de 3%.
Demonstrativos de dívidas e ônus assumidos em 2014.

Novidades

O contribuinte deverá informar o CFP dos dependentes maiores de 14 anos.
A funcionalidade “Entregar Declaração” vai unificar os processos de verificar pendências, gravar para a entrega e transmitir em apenas uma etapa.
Agora, na ficha de identificação do contribuinte, ele já será questionado sobre o cônjuge, eliminando a ficha “Informações do cônjuge ou companheiro”.
Médicos, odontólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos ou advogados devem informar o CFP do responsável pelo pagamento recebido. 

Sobre o CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma autarquia federal, dotada de personalidade jurídica de direito público, criada pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, de 27 de maio de 1946. O principal objetivo do CFC é registrar, normatizar, fiscalizar, promover a educação continuada e editar normas brasileiras de contabilidade de natureza técnica e profissional. O conselho conta com um representante de cada Estado e do Distrito Federal. Atualmente, existem mais de 530 mil profissionais no País, incluindo contadores e técnicos em contabilidade.

Juliana Barbosa

Vem ai o 8.º Festival de Sanfona de Salgueiro

abril 25, 2016

De 28 a 30 de abril , acontece a 8ª edição do Festival da Sanfona de Salgueiro, competição que reúne alguns dos melhores músicos do sertão do estado. Os participantes inscreveram em três categorias: 'Sanfona de 8 Baixos', 'Sanfona Infantojuvenil' (exclusivo para pessoas com idade entre 6 e 18 anos) e 'Sanfona Livre'. Os vencedores receberão premiações que variam de R$ 1 mil a R$ 3 mil.
Confiram a Programação:
Amannda Oliveira

Prefeitura do Recife lança edital artístico para o São João 2016

abril 25, 2016

Está aberta a seleção para escolha de atrações que irão compor a Grade de Programação Artística do Ciclo Junino 2016 do Recife. Os interessados têm até o dia 6 de maio para fazer sua inscrição pela internet, através do endereço: www.culturarecife.com.br. A ação da Prefeitura do Recife é realizada através da Secretaria de Cultura/SECULT, Fundação de Cultura Cidade do Recife/FCCR e Secretaria de Turismo e Lazer. O edital com toda a documentação necessária para a inscrição pode ser acessado no site da PCR.
Podem se inscrever grupos de música (trios pé de serra, bandas, ciranda, coquista, banda de pífano, entre outros), grupos de dança (quadrilhas juninas, de bonecos e de perna de pau, xaxado e danças populares), além de outras atrações como bacamarteiros, cavalo marinho, bumba meu boi, reisado, mamulengo e São Gonçalo. A seleção será composta por quatro etapas: inscrição, habilitação documental, habilitação artística e contratação. Esta última será produzida por um grupo de trabalho composto por representantes da SECULT em parceria com a FCCR, Secretaria de Governo e Participação Social, Secretaria de Turismo e Lazer e Conselho Municipal de Política Cultural.
Ao fazer a inscrição no site (www.culturarecife.com.br), a pessoa receberá a orientação sobre o dia e local de entrega da documentação exigida. Importante destacar que só serão agendados 80 atendimentos/dia, não devendo os interessados deixar para a última hora a realização do seu cadastro. No estacionamento do prédio sede da PCR, na Av. Cais do Apolo, 925, no Bairro do Recife, existe um Posto credenciado onde as dúvidas podem ser tiradas e realizar inscrição para quem precisar de apoio. O posto vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. A relação dos artistas aprovados na seleção será divulgada até o dia 24 de maio. O Ciclo Junino do Recife 2016 será realizado no período de 16 a 29 de junho.
PCR

Divulgado trailer de “X-Men: Apocalipse”

abril 25, 2016



O novo trailer completo de “X-Men: Apocalipse” nesta segunda-feira (25),  e o personagem Wolverine vivido por Hugh Jackman está mais do que confirmado.

Desde o início da civilização, ele era adorado como um deus. Apocalipse, o primeiro e mais poderoso mutante do universo X-Men da Marvel, acumulou os poderes de muitos outros mutantes, tornando-se imortal e invencível. Ao acordar depois de milhares de anos, ele está desiludido com o mundo em que se encontra e recruta uma equipe de mutantes poderosos, incluindo um Magneto desanimado (Michael Fassbender), para purificar a humanidade e criar uma nova ordem mundial, sobre a qual ele reinará. Como o destino da Terra está na balança, Raven (Jennifer Lawrence), com a ajuda do Professor Xavier (James McAvoy) deve levar uma equipe de jovens X-Men para parar o seu maior inimigo e salvar a humanidade da destruição completa.

O filme tem como diretor Bryan Singer e no elenco James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Oscar Isaac, Nicholas Hoult, Rose Byrne, Olivia Munn, Evan Peters, Kodi Smit-McPhee, Sophie Turner, Tye Sheridan, Alexandra Shipp, Lucas Till, Josh Helman, Lana Condor, Ben Hardy e Hugh Jackman como Wolverine.

X-Men: Apocalipse chega aos cinemas brasileiros no dia 19 de maio.

Informações: Marvel

Abertas as inscrições para o 3.º Seminário sobre Previdência do Servidor Público em Garanhuns

abril 25, 2016

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Garanhuns (IPSG) realiza, na próxima quarta-feira (04), no auditório da Colônia de Férias do Sesc, o 3º Seminário sobre Previdência do Servidor Público. As inscrições, que são gratuitas, iniciaram hoje (25) e seguem até a segunda-feira (02). São disponibilizadas 250 vagas. O alvo do seminário são os servidores recém-empossados pela Prefeitura, mas outros interessados também podem participar.

As inscrições estão sendo efetivadas das 8h às 14h, em três pontos estabelecidos, sendo eles a sede do IPSG, localizado na rua Antônio Lacerda, nº 85, bairro Santo Antônio; a Secretaria de Administração, instalada no Centro Administrativo, S/N, bairro Heliópolis; e a Secretaria de Educação e Esportes (Seduce), situada na rua Siqueira Campos, nº 75, centro da cidade.

Duas palestras são previstas na programação. Após uma breve apresentação do histórico do instituto, serão abordados o cenário econômico e perspectiva de investimento para RPPS e as novas regras para aposentadoria e pensão para servidores municipais, incluindo os seguintes temas: regras sobre aposentadoria por invalidez, compulsória e por idade; aposentadoria por tempo de contribuição, outros casos de aposentadoria, regras sobre pensões, abono permanência, além de um tópico sobre sustentabilidade, abordando o equilíbrio atuarial e o papel do servidor, ministrada por Ricardo Souza, técnico do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE).

​Cloves Teodorico

Aerosmith anuncia turnê no Brasil, Recife está na agenda

abril 25, 2016
Foto: Divulgação

De volta ao Brasil com a turnê Rock n' Roll Rumble – Aerosmith Style 2016, a banda americana AEROSMITH confirmou no seu site apresentações em Porto Alegre, no Estádio Beira Rio, no dia 11 de outubro, em São Paulo, no Allianz Parque, no dia 15 de outubro, e em Recife, no Classic Hall, dia 21 de outubro. 

Esta será a sexta passagem dos Bad Boys de Boston pelo Brasil. O valor dos ingressos ainda não foram divulgados.

Amannda Oliveira

Fernando Faro sai de cena aos 88 anos

abril 25, 2016
Foto: Arquivo pessoal

Referência na divulgação da música brasileira em programas de televisão, Fernando Faro faleceu na madrugada desta segunda-feira, aos 88 anos, em São Paulo.
 
Fernando Faro começou sua carreira na TV na década de 1960, produzindo programas musicais e shows de artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gal Costa, Ney Matogrosso e Dorival Caymmi.
 
Criou, em 1969, o programa Ensaio, da TV Cultura, que recebia grandes nomes da MPB para registros intimistas, em que se buscava exibir a intimidade do artista convidado. Ao longo de 26 anos na TV Cultura, o programa recebeu mais de 700 artistas, entre eles Adoniran Barbosa, Cartola, Elis Regina e Tim Maia.
 
Foi um dos principais responsáveis pelo programa Divino, Maravilhoso – divulgador do Tropicalismo, apresentado por Caetano Veloso e Gilberto Gil, na TV Tupi, em 1968, e também idealizou os programas MobileTV Vanguarda e MPB Especial.
 
Em 1980, Fernando Faro produziu o Projeto Kalunga, que levou um grupo de 65 artistas, produtores e técnicos culturais brasileiros, liderado pelo cantor e compositor Chico Buarque, para uma série de shows em Angola, ao longo de 18 dias, a convite do então presidente angolano, o poeta Agostinho Neto. A turnê abriu intenso diálogo musical entre Brasil e Angola.
 
Em 2001, foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural (OMC) pelo Ministério da Cultura (MinC).
 
O ministro Juca Ferreira, em nome do Ministério da Cultura, manifesta seus sentimentos à família, aos amigos e aos admiradores de Fernando Faro.

Minc

Inscrições abertas para 2ª Corrida SESI Dia do Trabalhador

abril 25, 2016

O Serviço Social da Indústria em Pernambuco (SESI/PE) comemora o Dia do Trabalhador, no domingo (1º de maio), com uma corrida pelas ruas do Recife. A ideia é aproveitar a data para incentivar a adoção de um estilo de vida mais saudável entre os profissionais pernambucanos. Essa é a segunda edição da prova, que terá percursos de 5 km e 10 km, e acontece às 7h, no Cais da Alfândega. As inscrições podem ser feitas no www.eventick.com.br/corridasesi-pe, obedecendo as categorias e valores especificados.

O trabalhador da indústria paga R$ 15,00, colaboradores do Sistema Indústria (R$25,00) e para o público a inscrição custa R$ 40,00.

“Entendemos que a prática da corrida, assim como de outras atividades físicas, é um caminho eficaz para promover a saúde e a qualidade de vida do trabalhador. Por isso, resolvemos celebrar o 1º de maio de uma forma diferente, incentivando-os a deixar o sedentarismo de lado e investir no cuidado com o corpo”, afirmou o analista de Vida Saudável do SESI/PE, Fernando Medeiros.

Premiação – Além de troféus, a corrida SESI Dia do Trabalhador concederá premiação em dinheiro para os primeiros colocados no percurso de 10km -  R$2 mil (1º lugar), R$ 1 mil (2º) e R$ 500 (3º). A prova terá duas categorias: Trabalhadores da Indústria (feminino e masculino) e Atletas em Geral (feminino e masculino). No percurso de 5 km, haverá entrega de troféus e medalhas. Todos que cruzarem a linha de chegada também receberão medalha de participação. Mais informações: (81) 3082.6189.

Rochélle Alves

Eleição dos novos conselheiros de cultura da sociedade civil será nesta terça-feira, no Teatro Arraial Ariano Suassuna

abril 25, 2016

Nesta terça-feira (26), o setor cultural de Pernambuco celebra a uma conquista histórica para a consolidação de uma política pública de cultura para o Estado. Acontece, a partir das 18h, no Teatro Arraial Ariano Suassuna, a plenária final que irá eleger os vinte titulares e respectivos suplentes do novo Conselho de Política Cultural de Pernambuco. Este é o segundo Conselho de Cultura que está sendo formado – através de um processo eletivo democrático, conduzido pela Secretaria de Cultura do Estado e Fundarpe. O primeiro, denominado Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, já está empossado pelo Governo do Estado para deliberar a respeito de matérias que envolvam o Patrimônio Material e Imaterial do Estado. 

A assembleia elegerá os membros da sociedade civil (titulares e suplentes) que irão compor o novo CPC. Na sequência, o Governo do Estado indicará os vinte membros e respectivos suplentes do poder público que complementará o Conselho, que será paritário, com um total de quarenta membros.

“Os novos conselhos serão instâncias fundamentais para a construção de uma política de estado, um espaço de permanente escuta, debates e proposições, no sentido de auxiliar e apontar nortes para os gestores, além de que, em muitas situações, caberá ao Conselho a definição de determinados processos da política de cultura”, considera o secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja.

ELEIÇÃO  - A última etapa para definição dos representantes da sociedade civil na instância paritária de cogestão vai acontecer no Teatro Arraial Ariano Suassuna, e terá início às 18h30, se pelo menos 50% dos delegados estiverem presentes. Caso contrário, haverá uma segunda convocação às 19h30. Cada segmento presente indicará seus canditados e, para cada um deles, haverá alguns minutos para apresentação e defesa da candidatura. Os cem delegados irão votar nos candidatos de todos os vinte segmentos. Será eleito o delegado que obtiver o mínimo de 30% dos votos válidos. O suplente será o segundo mais votado, de cada segmento.

“É uma eleição em que todos votam em todos, ou seja, mesmo dividida em segmentos distintos, o Conselho irá deliberar junto acerca das políticas do estado, portanto, não faria sentido que os novos conselheiros fossem eleitos apenas pelo seu próprio grupo”, explica o gerente de articulação da Secult-PE, Severino Pessoa, que presidiu a comissão eleitoral do Conselho Estadual de Política Cultural. 

A expectativa da Secult-PE e Fundarpe é que estejam presentes todos os cem (100) delegados, eleitos pelos vinte fóruns dos mais diversos segmentos da cultura pernambucana, que aconteceram entre novembro de 2015 a março de 2016, não só no Recife, mas também em Serra Talhada (segmentos do Sertão do Pajeú e Cultura Popular de Matriz Ibérica), Tacaratu (Cultura Popular Indígena) e Limoeiro (Segmentos Agreste).

Confira aqui a lista dos delegados eleitos, representantes da sociedade civil aptos a votar na Plenária Final.

aqui o Ato nº 9, que convoca e estabelece regras da Plenária Final.

ASCOM

Billy Paul, cantor ícone do soul, morre aos 81 anos nos Estados Unidos

abril 25, 2016
E a boa música sofre outra perda gigantesca. Morreu neste domingo (24), aos 81 anos, a lenda do soul americano Billy Paul. O cantor sofria de um câncer no pâncreas e morreu na sua casa, no bairro de Blackwood, em Nova Jersey.

O site oficial do artista deu a seguinte nota:

“Nós sentimos em informar que Billy faleceu hoje em sua casa após séria condição médica. Gostaríamos de estender as nossas mais sinceras condolencências a sua mulher, Blanche, e família pela perda. Eles e o mundo choram a perda de outro ícone musical que ajudou a música pioneira R&B de hoje. Billy fará falta verdadeiramente. Por favor, compartilhe seus pensamentos, mensagens e histórias de Billy como nos lembramos deste lendário artista, membro da família e amigo”.
Conhecido pelo hit Me And Mrs Jones, o cantor que começou a carreira ainda novo, aos 11 anos, virou uma lenda vida do soul americano , mas fazia muito sucesso no mundo inteiro pela sua genialidade.
Uma pena.
Amannda Oliveira

Caminhada do Forró reúne moradores e turistas no III Viva Dominguinhos

abril 23, 2016
Foto: Aquilles Soares – (Secom/PMG)

Um dos destaques da terceira edição do Viva Dominguinhos,  a Caminhada do Forró, saiu por Garanhuns neste sábado (23). A concentração aconteceu a partir das 09h30min na Praça Souto Filho – área da Fonte Luminosa, onde amantes do ritmo e artistas se reuniram, seguindo em cortejo até o palco do Espaço Colunata, no Centro da cidade.

É a primeira vez que a atividade é incluída na programação do evento, com o intuito de promover a cultura regional pelas ruas do município. Apresentações de bacamarteiros, grupos de xaxado e banda de pífanos foram responsáveis pela animação dos caminhantes. Entre as atrações estavam O Trio Forró Pé de Serra, a Associação dos Bacamarteiros de São João, banda de pífanos Esquenta Mulher, de Lajedo (PE); grupo cultural Flor de Mandacaru, de Iati; e o grupo cultural Valentes do Forró de Garanhuns.

A secretária de cultura de Garanhuns, Cirlene Leite, comentou o sucesso do evento. “Nós nos surpreendemos com a adesão do público nesta primeira edição da Caminhada do forró, em que tivemos grupos culturais arrastando as pessoas desde a Praça da Fonte Luminosa. E essa adesão só demonstra que podemos fazer o evento crescer no ano que vem”, finalizou.

ASCOM/PMG

Madalena anuncia final das obras de limpeza da barragem do Riacho do Meio

abril 23, 2016
Foto: Divulgação


A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, anuncia o encerramento das obras de limpeza da barragem do Riacho do Meio, uma reivindicação que foi feita pelos moradores da comunidade que fica na zona rural. A patrulha mecanizada trabalhou durante 17 dias para fazer todo o serviço. Foram retiradas 360 caçambas cheias de material, o que aumentou a capacidade de armazenamento de água para 2.880 metros cúbicos.

De acordo com o secretário de Agricultura, Alberto Vaz, foram preciso 75 horas de trabalho do trator de esteira; 75 horas de retroescavadeira; e mais 40 horas de trabalho da pá carregadeira. “Faz 23 anos que fizeram a limpeza desta barragem. É por isso, que foram necessários vários dias de trabalho ininterrupto com a patrulha mecanizada”, disse ele.

Madalena explica que “essa era uma reivindicação antiga das famílias que moram na área. Agora com a patrulha mecanizada vamos poder atender melhor o homem e a mulher do campo”, disse ela. Nesta sexta-feira, dia 22, às 16h, a prefeita assina a Ordem de Serviço para o início dos trabalhos de limpeza da barragem da Pintada.

ASCOM/PMA

Governador autoriza construção de estrada em Conceição das Crioulas, em Salgueiro

abril 23, 2016
Com investimento de R$ 21,5 milhões, intervenção é a primeira ação do Plano Pernambuco Quilombola 

Foto: Aluísio Moreira/SEI

CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS - A pavimentação dos 25,8 km de terra batida da conhecida Estrada de Conceição das Crioulas, no distrito de mesmo nome que fica localizado em Salgueiro, no Sertão Central, foi anunciada, nesta sexta-feira (22.04), pelo governador Paulo Câmara. Em cerimônia realizada na localidade, o chefe do Executivo estadual assinou a Ordem de Serviço (OS) para o início da intervenção, que transformará a antiga via na nova PE - 460. A ação é a primeira atividade do Plano Pernambuco Quilombola, lançado no último mês de março pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, e conta com  um investimento de R$ 21,5 milhões. 

Diante de populares que lotaram a praça central de Conceição das Crioulas, o governador Paulo Câmara ressaltou que a pavimentação indica o comprometimento do Governo de Pernambuco com a inclusão de todas as comunidades do Estado. "Esta obra é a concretização do compromisso firmado com as comunidades quilombolas do Estado, pois ela marca o início de um trabalho grandioso pretendido pelo Plano Pernambuco Quilombola. Não tenho dúvidas que, assim que finalizada, a estrada beneficiará o deslocamento da população, garantindo o direito de ir e vir com mais rapidez e mais segurança", sublinhou.

Paulo Câmara é o primeiro governador de Estado a visitar distrito de Conceição das Crioulas, que conta com cinco mil moradores. "Venho aqui com a responsabilidade de trazer ações que contribuem com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A PE-460 não será apenas uma nova rodovia, mas um elo para a realização dos sonhos de muitos de vocês", destacou o gestor. Quando concluída, em um prazo de 24 meses, a via vai beneficiar cerca de cinco mil pessoas.

De acordo com o prefeito de Salgueiro, Marcones Libório, a OS para a implantação da nova rodovia estadual garante mais esperança no desenvolvimento do distrito. "Hoje, tive a honra de presenciar este feito para a comunidade. Conceição das Crioulas recebeu sua maior e mais importante obra de desenvolvimento que vai refletir na melhoria de vida de toda a população. E isso é muito gratificante", afirmou. 

Emocionada, a presidente da Associação Quilombola de Conceição das Crioulas, Valdecir Maria da Silva, compartilhou a conquista com toda a população, em especial com seus colegas de trabalho. "A nossa luta está rendendo frutos. Todo o nosso trabalho começa a ser reconhecido e recompensado neste momento. Espero que, através dessa estrada, possamos abrir caminhos para que outras obras e ações impulsionem o crescimento social e econômico da nossa comunidade", disse.

PLANO PERNAMBUCO QUILOMBOLA - Lançado no dia 21 de março deste ano, em homenagem ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, o Plano Pernambuco Quilombola objetiva consolidar as políticas do governo junto às comunidades quilombolas do Estado para o triênio 2016-2019. "O plano foi construído a partir do diálogo com as lideranças das comunidades quilombolas de Pernambuco. Foi através desse processo que pudemos conhecer as necessidades dessa população e pensar nas estratégias e ações que possam atender essas necessidades. O programa está bem consolidado e aborda áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança, cultura, meio ambiente e assistência social", frisou o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento. O Estado possui 152 comunidades quilombolas, sendo a maior delas a de Conceição das Crioulas.

Na ocasião, estiveram presentes ainda o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões; a ex-prefeita Cleuza Pereira; os deputados estaduais Rodrigo Novaes e Lucas Ramos; o deputado federal Fernando Monteiro; e outras autoridades da região. 

ASCOM

Grande público prestigia segunda noite do III Viva Dominguinhos

abril 23, 2016
Foto: Fh Stúdios
A segunda noite de shows da terceira edição do Viva Dominguinhos iniciou regada ao forró pé-de-serra, com Mourinha do Forró. O cantor, natural de Correntes -PE, aqueceu o palco, fazendo todo o público arrastar o pé. Ao final do show, o artista, que está em 26º ano de carreira, falou sobre sua participação no evento. "Me sinto lisonjeado em estar aqui. Esse evento representa o resgate da cultura. E hoje estou muito satisfeito. O público cantou, dançou... senti uma energia maravilhosa", afirmou Mourinha do Forró.
Em seguida, foi a vez do cantor e compositor de música popular nordestina Flávio Leandro subir ao palco. Com 15 anos de carreira, o show não poderia ser diferente. "Uma honra muito grande, pois se não mais importante, Dominguinhos é de igual teto de Luiz Gonzaga. E como o frio pede, eu vou cantar o quente de Dominguinhos", comentou o cantor. Ao final do show, ele cantou algumas músicas de sua autoria que foram gravadas por alguns grandes artistas como Elba Ramalho, Jorge Coelho e Jorge de Altinho.
Foto: Edson Fernandes - Secom/PMG​ | FH Stúdio's
Considerado como uma das atrações mais esperadas da noite, Waldonys tomou conta do palco, por volta das 00h. Aos 13 anos de idade conheceu Dominguinhos, com quem teve uma forte aproximação ao longo da carreira. O cantor falou sobre o que estava reservado para a noite. “Para essa noite preparamos um repertório com muito carinho. Nós teremos algumas músicas que fizeram parte da minha história e também algumas releituras. Nós vamos dar uma passeada nessa história que tem um alicerce forte que vem do Dominguinhos”, adiantou Waldonys.
Ainda durante a coletiva de imprensa, realizada pouco antes do show, o artista falou sobre a promoção que está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Comunicação Social, a fim de arrecadar alimentos para o Abrigo São Vicente de Paula. “Isso faz bem para a gente. É fazer o bem sem olhar a quem. E eu sempre falo muito uma frase que o meu pai me diz: ‘Quem não vive para servir, não serve para viver’. Então eu tive essa ideia e passei para a equipe da Prefeitura e a proposta foi muito bem acolhida. Fiquei muito feliz e satisfeito com isso”, completou.
Os fãs de Waldonys poderão ter a oportunidade de sobrevoar Garanhuns no avião do próprio artista. Para participar da promoção, basta levar 2kg de alimentos para o ponto de apoio montado no Espaço Colunata – no Centro da cidade-, neste sábado (23), das 8h às 12h. Ao final da arrecadação, o sorteio será realizado. A decolagem está marcada para 14h, no Aeroporto de Garanhuns. Na ocasião, as pessoas que tiverem participado da promoção – mesmo que não tenha sido o ganhador – terão a oportunidade de tirar foto com o artista.
O responsável por encerrar a segunda noite de shows na Praça Cultural Mestre Dominguinhos foi o tecladista, cantor, sanfoneiro e compositor Dorgival Dantas.   “Dominguinhos foi muito importante não só na minha carreira, mas para todos os sanfoneiros. E por isso participar desse evento é de muita alegria para mim”. O artista tem diversas músicas gravadas com cantores conhecidos nacionalmente como Bruno e Marrano, Flávio José, Maria Cecília e Rodolfo. De acordo com a Polícia Militar (PM), o público estimado da noite foi de mais de 40 mil pessoas.
Ruthe Santanna

Proibido a Limitação da Internet no Brasil

abril 23, 2016
Após a forte pressão popular, a ANATEL decidiu proibir a limitação do uso da internet pelas operadoras por tempo indeterminado.

Com a repercussão das notícias de que as operadoras, estavam com planos de adotar um modelo de pacotes que limitava a Internet fixa dos seus usuários, semelhante ao que acontece com os planos de Internet para celulares. A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) decidiu, após forte pressão popular, proibir tal limitação, o comunicado foi emitido nesta sexta-feira (22/04).

Blogosfera Pernambucana perde Jair Ferraz

abril 22, 2016
Foto: Arquivo Pessoal
A blogosfera pernambucana perdeu na noite desta sexta-feira (22), o blogueiro Jair de Souza Ferraz (Rei da Notícia). Jair tinha 59 anos e faleceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Memorial São José.

Figura as vezes polêmica, mas de uma humildade gigantesca, Jaiz Ferraz vai fazer falta na comunicação de Petrolândia.  


Amannda Oliveira
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.