Aprovado projeto que exige informação sobre lactose e caseína em rótulo de alimentos

março 31, 2016

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30) o Projeto de Lei 8194/14, do Senado, que obriga os fabricantes a informar, nos rótulos dos alimentos, a presença de lactose e caseína (proteína encontrada no leite). 
Foi aprovado um substitutivo da Comissão de Defesa do Consumidor, elaborado pelo deputado Alberto Fraga (DEM-DF), que acrescentou ao texto original a necessidade de informação sobre a caseína, que é um elemento alergênico.
Alimentos com o teor original de lactose ou caseína alterados também deverão conter nos rótulos a informação sobre a quantidade remanescente, conforme regulamento.
O deputado Hiran Gonçalves (PP-RR), autor de uma das propostas que contribuiu para o texto final, afirmou que, assim como já existe uma legislação para produtos que contêm glúten, deve haver um aviso para caseína e lactose, até porque muitos medicamentos usam a lactose como diluente.
“Às vezes, as pessoas estão ingerindo algum tipo de bebida ou medicamento ou alimentos industrializados que contêm a substância e não sabem disso”, disse.
O deputado Ságuas Moraes (PT-MT), que é pediatra, disse que a intolerância à lactose e à caseína tem se desenvolvido mesmo em crianças e que a informação no rótulo é importante.
Falando pelo governo, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) apoiou a proposta, apesar de frisar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já tem regras para isso. “Mas vai dar mais segurança jurídica para as informações”, disse.
Gordura trans
O substitutivo aprovado proíbe o uso de gordura vegetal hidrogenada, também conhecido por gordura trans, na composição de alimentos destinados a consumo humano, produzidos e/ou comercializados no Brasil, ainda que importados.

Essa proibição não alcança alimentos de origem animal que contenham gordura trans, contanto que elas não tenham sido adicionadas artificialmente.
As empresas envolvidas na produção, comercialização e importação terão de se adequar às novas regras até 1º de janeiro de 2019. A lei entrará em vigor 180 dias depois de sua publicação.
O deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA) lembrou que a gordura hidrogenada trans já está proibida em muitos países. Já o deputado Marcondes Gadelha (PSC-PB) afirmou que a proibição das gorduras vegetais hidrogenadas é uma “radicalização desnecessária”. “É prejudicial a toda a cadeia produtiva, do setor industrial ao setor agrícola, sem nenhuma base científica”, disse.
Malefícios
As gorduras trans são produzidas a partir de óleos vegetais aos quais a indústria acrescenta moléculas de hidrogênio para mudar suas propriedades, fazendo com que as gorduras permaneçam sólidas à temperatura ambiente para os produtos durarem mais tempo nas prateleiras.

Presente principalmente em margarinas, sorvetes, chocolates, biscoitos, bolachas, snacks convencionais e bolinhos recheados industrializados, a gordura trans foi condenada, desde 1960, por estudos que indicavam prejuízos à saúde. Entretanto, apenas nas últimas décadas a indústria tem buscado alternativas a ela.
Entre os malefícios associados à gordura trans estão o aumento do colesterol "ruim" (LDL) no sangue, a diminuição do colesterol "bom" (HDL), o aumento dos triglicérides do sangue e o aumento de gordura localizada.
Agência Câmara de Notícias

Árvores Frutíferas levam beleza e biodiversidade as praças

março 31, 2016
Foto: Amannda Oliveira

Há alguns anos atrás , passei uma semana em Brasília fazendo um curso. Foi uma semana inteira trancada em uma instituição sendo avaliada junto a 230 pessoas de todo o Brasil. No último dia os alunos foram convidados a fazer um tour rápido na cidade , e eu me peguei encantada com as praças. Por onde passávamos haviam pessoas com caixas ou cestos nas mãos tirando frutas das árvores ou simplesmente sentadas embaixo delas comendo alguma fruta. Naquela época eu não tinha noção do benefício que esse tipo de arborização trazia a cidade.

Recentemente assisti a uma matéria mostrando a tendência mundial e nacional de se arborizar as cidades com árvores frutíferas. 

Estados como São Paulo, Minas Gerais e até Paraíba aqui pertinho de Pernambuco já entenderam essa necessidade da nossa biodiverside e da nossa fauna e vem investindo pesado no plantio de árvores frutíferas de pequeno e grande porte.
Foto: Amannda Oliveira
São canteiros inteiros repletos de  jaqueiras, mangueiras, pés de goiaba, jambo, acerola, laranja, limoeiros e até jabuticaba. Em geral, as espécies plantadas têm idade média de um ano e meio e são de porte médio a grande. Elas deverão levar de 6 a 8 anos para chegar à fase adulta, pois têm o crescimento mais acelerado que outras espécies. Algumas espécies nativas também são utilizadas para preservação da flora.
Além de fornecer sombra, o projeto fornece frutas , ajuda na preservação das aves e animais que se alimentam das frutas e servem de auxílio para os mais pobres que não apenas se alimentam das frutas como muitas vezes as vendem e obtém uma renda extra para sua casa.
Seria muito bom que modelos como este fossem adotados nas nossas cidades aqui em Pernambuco. E a seca não é uma desculpa para não implantar algo do tipo.Precisamos de cidades verdes. Que tal plantar uma árvore frutífera na sua calçada? 
Amannda Oliveira

Senado aprova regras mais rígidas para prescrição de penas

março 30, 2016

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou em votação final, nesta quarta-feira (30), projeto de lei (PLS 658/2015) do senador Alvaro Dias (PV-PR) que muda o Código Penal (Decreto-Lei 2848/1940) para dificultar a prescrição de penas. A prescrição de que trata a proposta acontece quando o Estado perde o direito de punir porque o processo não foi concluído a tempo. Se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, o projeto segue direto para a Câmara dos Deputados.
A proposta modifica dois artigos do Código Penal. Pelo texto em vigor, a prescrição começa a correr a partir do dia em que transita em julgado a sentença condenatória ou a que revoga a suspensão condicional da pena ou o livramento condicional. Alvaro Dias quer que o prazo se inicie exclusivamente a partir do dia em que a condenação transita em julgado.
Outra mudança recomendada alcança as causas de interrupção da prescrição. O PLS 658/2015 determina que a prescrição passe a ser interrompida a partir do oferecimento da denúncia ou queixa. Além disso, estabelece que a interrupção da prescrição deixa de valer se a denúncia ou queixa é rejeitada por decisão definitiva.
O relator do projeto, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), apoiou as mudanças sugeridas no Código Penal.
“Alterar o marco de interrupção da prescrição para o oferecimento da denúncia ou da queixa é extremamente relevante e pertinente e impede que muitos processos criminais não sejam atingidos pela prescrição”, justificou Aloysio em seu parecer.
Durante a discussão da proposta, o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) ressaltou sua importância para o combate “permanente e severo” da impunidade. O autor do PLS 658/2015 também o classificou como “um golpe fatal na impunidade”.
— Pretendemos impedir que expedientes protelatórios sejam adotados por advogados em defesa dos réus, que acabam alcançando a prescrição da pena. Isso é um momento adequado de aprimoramento da legislação penal do país, tendo em vista os fatos revelados pela Operação Lava-Jato — explicou Alvaro.
Agência Senado

Mundo Livre S/A: banda apresenta lançamento do DVD no Barcheff

março 30, 2016
Foi com muito esforço através do Catarse (plataforma de financiamento coletivo), que os fãs da Mundo Livre S/A colaboraram parcialmente para que a banda gravasse o CD e o DVD em comemoração aos 30 anos de carreira.Gravado em São Paulo, no Sesc Belenzinho, o "Manguebit Ao Vivo" traz 17 sucessos com novos arranjos que marcaram a trajetória dos músicos.
O Recife foi a cidade escolhida para o lançamento oficial do DVD e da próxima turnê da banda. O show contará com a estrutura de som, luz e cenário do DVD e também apresentações de bandas e djs convidados.

SERVIÇO

Domingo 03/04/2016 
Jardim do Barchef (Avenida 17 de agosto, Casa Forte). 
15 horas


Fonte:Raízes do Mangue

Vander Lee volta ao Recife em maio

março 30, 2016



Vander Lee aporta no Recife , no próximo dia 28 de maio para o lançamento do seu mais novo disco. O trabalho do qual já falamos aqui no blog tem uma pegada mais pop rock, jazz e contemporânea.


Lee segue a tônica de seu 9º CD e apresenta uma seleção especial para fãs, que inclui canções inéditas e também reúne alguns de seus principais hits que só tinham versões ao vivo ou que ficaram conhecidas na voz de outros(as) intérpretes.

Com produção musical, direção e arranjos do multiinstrumentista Enéias Xavier, o CD conta com participações especiais de dois grandes nomes do jazz contemporâneo: o norte-americano John Patitucci e o brasileiro Rogério Boccato, ambos gravados em Nova York, onde residem.

No repertório do álbum e também do show estão alguns sucessos ganharam nova roupagem, misturando elementos do pop, rock, jazz e até orquestrações, em arranjos mais modernos e ousados. O resultado pode ser conferido em hits como Esperando Aviões, Onde Deus possa me Ouvir, Pensei que fosse o Céu e Alma Nua. Além disso, Vander Lee aproveitou para mostrar suas versões para músicas que até então só haviam sido gravadas por outros intérpretes como Seu Nome, sucesso na voz de Luiza Possi e Mais um Barco, eternizada na voz de Alcione.

Os ingressos estão sendo vendidos no Ingresso Rápido no valor de R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 ( meia), com t
axa de conveniência.

Ponto de venda sem taxa Conveniência:Endereço: Rua Dom Bosco, 551 – Boa Vista, Recife - Horário de funcionamento:De Segunda a Sábado, das 10 às 17h.


O show começa às 21h e é imperdível!

Amannda Oliveira

Coleção de Marisa Monte inclui regravações de músicas de Caetano e Jobim

março 30, 2016

Marisa Monte divulgou em teaser audiovisual postado no Instagram a primeira música de Coleção, primeira compilação da artista carioca. Trata-se da regravação de Nu com minha música - canção de Caetano Veloso, lançada pelo compositor em 1981 - feita por Marisa com o hermano Rodrigo Amarante e com o cantor norte-americano Devendra Banhart para o álbum beneficente Red hot + Rio 2 (E1 Entertainment, 2011), lançado há cinco anos. O repertório inclui também a abordagem de Água de março (Antonio Carlos Jobim, 1972) feita há 20 anos por Marisa com o cantor e compositor escocês David Byrne para o primeiro volume do projeto fonográfico Red hot + Rio (Antilles / Verve, 1996).Coleção chega ao mercado fonográfico em abril deste ano de 2016, em edição dos selos Phonomotor e EMI distribuída pela Universal Music. A seleção foge da linha best of.

Fonte: Blog Notas Musicais

Frente Parlamentar Mista em Defesa da Democracia será lançada na Câmara dos Deputados

março 30, 2016

Nesta quarta-feira (30), será lançada na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Democracia. O coletivo é formado por deputados e senadores que defendem a democracia como princípio e se opõem ao processo de impeachment em análise na Câmara dos Deputados, e conta com a participação de representantes dos movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada.

“Essa frente reúne os parlamentares que defendem a democracia, que não querem ver nosso país sob a tutela de um governo ilegítimo”, explica a deputada Luciana Santos (PCdoB/PE). De acordo com a parlamentar, a Frente pretende contribuir com o debate sobre o futuro do Brasil. “O voto dos parlamentares é que decidirá se o Brasil continuará trafegando nos trilhos da democracia ou se descambará para o golpe, amargando todas as graves consequências que esta ruptura pode causar ao país”.

Para Luciana é preciso restabelecer a normalidade institucional e abrir caminho para a retomada do crescimento econômico, a geração de empregos e a redução das desigualdades sociais e regionais.

O lançamento acontecerá às 15h30, no Salão Verde.

Serviço:
Lançamento da Frente em Defesa da Democracia
Data: 30/03/2016 às 15h30
Local: Câmara dos Deputados – Salão Verde

Desmistificando a Sanfona: Workshops musicais em homenagem a Dominguinhos têm início em Garanhuns

março 30, 2016
Foto: Divulgação
O workshop “Desmistificando a Sanfona” teve início, na manhã de hoje (28), no Colégio Santa Joana Dar’c. A iniciativa, que está incluída na proposta de resgate cultural que homenageia o Mestre Dominguinhos durante a realização do Viva Dominguinhos, segue até o dia 07 de abril, passando por escolas da Rede Municipal, Estadual e Privada. No total, nove instituições recebem a ação.
Os alunos contam com aulas-espetáculo, conduzidas pelo professor de sanfona Éder Santos Batista. O mesmo apresenta noções de como o instrumento é tocado, sua sonoridade e notas musicais. O momento também expõe um resumo sobre a vida e a obra do grande mestre garanhuense.
O “Desmistificando a Sanfona” teve sua primeira edição em 2014. Até então, somente escolas da Rede Municipal haviam recebido o projeto. Este ano, a Secretaria de Cultura de Garanhuns decidiu expandir o workshop para outras escolas. “Acreditamos que a vida e a obra de Dominguinhos deve ser cada vez mais inserida no cotidiano das pessoas e nada melhor do que dar início a esse projeto com as nossas crianças. Atingir todos os públicos, com o maior número de informações possíveis sobre o mestre, é um dos nossos objetivos”, registra a secretária de Cultura, Cirlene Leite.
A terceira edição do Viva Dominguinhos acontece de 21 a 23 de abril.
Instituições – Além do Colégio Santa Joana Dar’c, a Erem Virgem do Socorro, os Colégios XV de Novembro e Diocesano de Garanhuns, e as Escolas Cabo Cobrinha, Professor Petrônio Fernandes, José Ferreira Sobrinho, Arthur Maia e Monsenhor Tarcísio Falcão receberão a iniciativa. 
Samara Pontes

Audiência pública no Sertão combate irregularidades trabalhistas em autoescolas

março 30, 2016
O Ministério Público do Trabalho, representado pela procuradora do Trabalho Vanessa Patriota da Fonseca, realizou audiência pública, em Petrolina, com os Centros de Formação de Condutores (CFCs) da região. O encontro teve o objetivo de orientar os responsáveis por CFCs em 34 municípios do Sertão, entre outras questões, sobre a necessidade de registro e assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) dos funcionários.

Na audiência, que ocorreu na quarta-feira (16), foram destacadas as principais obrigações a serem cumpridas pelos empregadores, baseadas nos artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), na resolução nº 358/2010 do Conselho Nacional de Trânsito (Cotran) e na portaria nº 3761 do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
A ação faz parte de Procedimento Promocional instaurado pelo MPT no estado. A atuação junto às autoescolas foi iniciada pela unidade do órgão em Caruaru, no Agreste, e após denúncias, também instaurada em Petrolina.

As queixas indicavam que, em várias CFCs da região, as empresas não assinavam a CTPS, pagavam salários abaixo da média, sobrecarregavam os instrutores com vários alunos ao mesmo tempo, além da falta de pagamento de alguns auxílios, como vale-transporte e refeição.

De acordo com a legislação, para funcionamento, as autoescolas são abrigadas a manterem no mínimo um diretor-geral, um diretor de ensino e dois instrutores. Para o credenciamento ou renovação de funcionamento junto as instituições reguladoras, elas devem entregar Certidão de Regularidade do FGTS e a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.

Agreste
As investigações no município de Caruaru e região iniciaram com o procurador do Trabalho José Adílson Pereira da Costa. Além de não formalizarem vínculo empregatício com os funcionários, o procurador pôde constatar que várias CFCs locais tratavam os instrutores como prestadores de serviço, prática contrária as legislações do trabalho e regulamentos do Contran e Detran. 

“Realizamos audiência pública em 2015, desde então já notificamos mais de 20 CFCs para verificarmos o cumprimento das normas trabalhistas. A autoescola que não estiver em acordo será objeto de inquérito civil e pode ser alvo de ação civil pública, como aconteceu com uma CFC no município de Catende. Aguardamos definição do Ministério do Trabalho e Emprego para a realização de audiência pública com as empresas das áreas não abrangidas pelas unidades do MPT de Caruaru e Petrolina”, explica o procurador.
O procedimento instaurado em Caruaru pelo MPT, investiga 97 municípios em todo o estado.

Denúncias
Qualquer cidadão pode denunciar irregularidades relacionadas ao assunto pelo site www.prt6.mpt.mp.br ou se encaminhar à unidade do MPT mais próxima.
Endereços do MPT-PE
Sede Recife: Rua Quarenta e Oito, nº 600 - Aflitos. CEP: 52.050-355;
Unidade Caruaru: Rua Saldanha Marinho, 375 - Maurício de Nassau. CEP: 55.012-740;
Unidade Petrolina: Av. Gilberto Freire, 120 - Vila Mocó. CEP: 56.306-355.

Secretaria de Assistência Social convoca os candidatos a beneficiários sorteados do Residencial Maria de Fátima Freire

março 29, 2016
Foto: Dayvd Meyer

Secretaria de Assistência Social convoca os candidatos a beneficiários sorteados do Residencial Maria de Fátima Freire.

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Assistência Social, informa que os candidatos a beneficiários sorteados no Programa Minha Casa, Minha Vida, para o residencial Maria de Fátima Freire, devem se dirigir a Secretaria de Assistência Social para obter informações acerca do relatório emitido pela Caixa Econômica Federal.

O prazo para obter estas informações e esclarecerem as dúvidas vai até sexta-feira, dia 01 de abril de 2016. O relatório da Caixa Econômica Federal informa sobre os grupos Compatíveis, Incompatíveis e Rejeitados. A Secretaria fica na Rua Helena Rodrigues Porto, 100, próxima a Praça da Bandeira. 

ASCOM/PMA

Campanha de vacinação contra raiva acontece neste sábado em Arcoverde

março 29, 2016

A Prefeitura Municipal de Arcoverde, por meio da Secretária de Saúde, informa que neste sábado, 02 de abril, realiza a vacinação antirrábica para animais da zona urbana.

“Solicitamos aos proprietários de cães e gatos que procurem os postos mais próximos de sua residência para vacinar o seu animal.”, declarou a secretária de Saúde, Andreia Karla.

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e que leva a óbito quase todos os pacientes acometidos por ela. Todos os mamíferos podem transmitir ao homem o vírus do raiva, mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.
De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Isaac Sales, a meta é imunizar 80% de cães e 100% de gatos, o que equivale a mais de dez mil animais. A próxima etapa acontece no dia 17 de abril na zona rural.

ASCOM/PMA

Homem sequestra avião no Egito e desvia voo para o Chipre

março 29, 2016
Um avião da companhia aérea egípcia Egyptair, que faria a rota Alexandria/Cairo, foi sequestrado na madrugada desta terça-feira (29) por um homem que estaria com um cinturão de explosivos amarrado ao corpo. O governo anunciou o fim do sequestro por volta das 8h45.

A aeronave, um Airbus A320, decolou do Aeroporto Burg al Arab, em Alexandria, foi desviado de sua rota por volta de 8h30 (local) e pousou no Aeroporto de Larnaca, no Chipre, 20 minutos após o comandante Omar Yamal avisar a torre de controle cipriota.
O avião estacionou em uma área isolada foi observado de longe por policiais. As negociações começaram logo após a aterrissagem da aeronave.

O Ministério de Negócios Estrangeiros do Chipre informou que o sequestrador se chama Seif Eldin Mustafa, mas não deu mais detalhes, segundo a Reuters. O presidente cipriota descartou que a ação esteja relacionada a terrorismo, segundo a France Presse.

A Egyptair confirmou que 81 pessoas estavam a bordo do Airbus, contando com os integrantes da tripulação. Aos poucos, os passageiros foram sendo liberados.

Por volta de 4h30 (no Brasil), o sequestrador libertou a maior parte dos passageiros, segundo a Egyptair. Mais de uma hora depois, ele libertou quatro passageiros estrangeiros. A tripulação (ao menos 7 pessoas), no entanto, foi mantida refém. Aos pouvos, os reféns deixaram a aeronove. Uma TV cipriota mostrou uma pessoa saindo pela janela do cockpit, segundo a Reuters. A imprensa estima que duas pessoas ainda estejam dentro do avião.

Informações: G1

Nutricionista apresenta 5 razões para incluir soja nas refeições

março 28, 2016

A soja é uma das leguminosas mais completas e pode proporcionar diversos benefícios para a saúde. Ela é rica em proteínas de alta qualidade, gorduras “boas” (como as mono e poli-insaturadas), fibras, vitaminas e minerais. No Brasil, a Anvisa aprovou a soja como um alimento com propriedade funcional e recomenda o consumo de no mínimo 25 gramas por dia da proteína vinda desse alimento, associado a hábitos de vida saudáveis.

Segundo a nutricionista Glaucia Figueiredo Braggion, nutricionista especializada em nutrição esportiva, refeições com maior consumo de alimentos vegetais são benéficas, já que esses alimentos são ricos em fibras solúveis que formam uma espécie de gel no trato-digestório e tornam a digestão mais lenta, proporcionando sensação de saciedade por mais tempo. “O recomendado é que haja uma variação ao incluir a soja na alimentação, fazendo uso deste grão no preparo de saladas, pratos quentes ou vitaminas e alterando seu uso no cardápio, para evitar a monotonia alimentar”, completa.
A nutricionista apresenta 5 razões para você incluir a soja em seu cardápio:
1- Proteína de qualidadeFonte de proteína vegetal de alto valor biológico, o grão pode desempenhar um papel importante na saúde. Sua composição rica em lipídeos, carboidratos, proteínas, fibras e outros nutrientes como vitaminas A e C, cálcio, potássio e isoflavonas que podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose, câncer, diabetes e podem ajudar a reduzir os sintomas da menopausa.

2- Faz bem ao coraçãoIncluir a soja na dieta pode trazer benefícios ao coração uma vez que a proteína da soja auxilia na diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo, um importante fator de risco para doença coronariana. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a proteína de soja é um nutriente com propriedades funcionais e/ou de saúde e foi aprovado que o consumo diário de no mínimo 25g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação variada e a hábitos de vida saudáveis.
3- Alimento SeguroSeu consumo é seguro para todas as faixas etárias, podendo fazer parte de uma alimentação equilibrada e aliada a hábitos de vida saudáveis tanto para crianças quanto para adultos, dentro de uma alimentação equilibrada e variada.

4- Zero lactoseAs bebidas e os alimentos à base de soja não possuem lactose, podendo assim ser indicados a quem possui intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite. Ainda, algumas bebidas à base de soja do mercado possuem fortificação de cálcio, com o mesmo teor presente no leite, mas é sempre bom ter ciência de que qualquer restrição deve ter acompanhamento de um profissional de saúde garantindo adequação calórica e ingestão de todos os nutrientes.

5- Alimento VersátilA soja pode ser consumida de diversas maneiras. Seja através do grão em refeições ou nas versões em bebidas de soja, em vitaminas e shakes. 

Fabiana Amano

III Viva Dominguinhos: evento inicia contagem regressiva

março 28, 2016

Garanhuns está a 24 dias da abertura oficial da terceira edição do Viva Dominguinhos. O evento, que acontece de 21 a 23 de abril deste ano, contará com apresentações culturais no Espaço Colunata durante o dia e shows noturnos na Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Na fanpage oficial, intitulada Viva Dominguinhos, e na página da Prefeitura de Garanhuns, ambas no Facebook, iniciou hoje (28) uma contagem regressiva para a chegada do evento.
Além dos dois tradicionais polos de animação, a população e os visitantes contarão com a execução projetos especiais. Entre eles, o workshop “Desmistificando a Sanfona” – que iniciou hoje (28) e vai passar por escolas públicas e privadas da cidade, apresentando noções de como o instrumento é tocado.
Programação – O III Viva Dominguinhos vai reunir grandes nomes da música local, regional e nacional. Cristina Amaral, Quinteto Violado, Jorge de Altinho, Flávio Leandro, Waldonys, Dorgival Dantas, Maciel Melo, Elba Ramalho, Rogério Rangel e Flávio José, são alguns dos principais artistas que irão passar por esta edição.
Intervenção urbana “Dominguinhos em Quadros” – Este ano, o projeto será realizado no Casarão de Ferreira Costa, localizado na avenida Rui Barbosa. O espaço de aproximadamente 50 metros receberá pinturas e grafite que retratam o ídolo. As artes serão realizadas pelos artistas plásticos Espedito Dias e Rubens Costa, a partir deste mês.
Caminhada do Forró Viva Dominguinhos – No sábado, dia 23 de abril, a caminhada terá concentração às 9h30, na Praça da Fonte Luminosa, de onde o cortejo seguirá até o Palco Colunata. Os participantes terão, ao longo do percurso, a apresentação de bacarmateiros, grupos de xaxado e banda de pífanos. Trio Forró Pé de Serra, Associação dos Bacamarteiros de São João, banda de pífanos Esquenta Mulher de Lajedo, grupo cultural Flor de Mandacaru de Iati e grupo cultural Valentes do Forró de Garanhuns, farão o comando da festa.
Confira, abaixo, a programação do III Festival Viva Dominguinhos:
Praça Mestre Dominguinhos 
Quinta-feira – 21/04:
- Forró Pesado 
- Cristina Amaral
- Quinteto Violado 
- Jorge de Altinho

Sexta-feira – 22/04:
- Mourinha do Forró 
- Flavio Leandro
- Waldonys
- Dorgival Dantas

Sábado – 23/04:
- Kiara Ribeiro
- Maciel Melo
- Elba Ramalho
- Flavio José

 Espaço Colunata 

SEXTA-FEIRA (22):

Banda do 71-BIMTz – “Concerto para Dominguinhos” 
Mateus Cordeiro e Deivinho

Banda Forró Total e Bezerra da Gaita
Grupo Cultural Luar do Sertão/Custódia “Dominguinhos, do luar ao sertão

Daniel Gouveia
Genaro

SÁBADO (23):

Os Coroas do Forró
Lucas do Acordeon e Banda
Ananias Junior e Convidados
Projeto RODA DE SANFONA:
Participações: Orquestra de Sanfonas de Garanhuns; Messias da Sanfona; Severino da Sanfona; Canarinho e Beija-Flor; Genivaldo/Brejão; Cícero Basílio/Correntes; Zezinho Barros; Cloves, do Trio Asa Branca; Zuza/Forró Pé Quente; Walmiro Sobral/Forró Fênix.
Nando Azevedo
Rogério Rangel

Cloves Teodorico

Jota Quest lança EP de remixes para “Blecaute”

março 28, 2016

Jota Quest já está preparando um segundo clipe para o álbum "Pancadélico", mas não pretende deixar “Blecaute" de lado. 

Há 16 semanas consecutivas como a faixa pop rock mais executada nas rádios e quase 4.5 milhões de visualizações de seu videoclipehttps://www.youtube.com/watch?v=SW9U-ra2BUA, o quinteto mineiro convocou amigos DJs e produtores para a criação de remixes oficiais.

O EP “Blecaute (Remix)” traz cinco novos remixes assinados por DJ Hum, Clubbers & Joy Corporation, Deeplick, Mister Jam e Brabo (novo projeto de Rodrigo Gorky do Bonde do Rolê), neste, com participação especial de Rico Dalasam. Todas as versões mantêm as participações de Anitta e do papa da disco music, Nile Rodgers. Uma versão acústica, produzida pela banda em parceria com Wilson Sideral, que também tocou violão, fecha o EP.

Blecaute (Remix)” já está disponível nas principais plataformas digitais: http://smarturl.it/BlecauteRemixes.

Marcus César

Semana Nacional de Aprendizagem terá audiência pública no Recife

março 28, 2016

Representantes de instituições ligadas ao movimento de combate ao trabalho infantil no estado se reuniram para definir ações de sensibilização e mobilização da Semana Nacional de Aprendizagem, na última terça-feira (22). Capitaneada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), a ação acontecerá entre os dias 2 e 6 de maio. Uma audiência pública será realizada na quarta-feira (4), às 9h, na Sala de Sessões do Pleno TRT-PE. O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco participou da reunião e também estará presente nas atividades da semana.

A ideia central é que durante a semana, em todo o Brasil, a partir de uma parceria entre a Justiça do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sejam promovidas audiências públicas, buscando conscientizar empresas, sindicatos e instituições sobre o cumprimento da Lei de Aprendizagem (nº 10.097/2000).

Em Pernambuco, o TRT-PE, o MPT-PE e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), com apoio do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepetipe) e do Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional (Forap), irão realizar uma audiência pública no dia 4 de maio. Outras ações também estão sendo pensadas.

De acordo com a procuradora do Trabalho, titular da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordigualdade), Jailda Pinto, presente à reunião, é importante destacar que, dos 3,331 milhões de crianças e adolescentes trabalhando, 2,778 milhões têm entre 14 e 17 anos, ou seja, mais de 83% dos que trabalham ilegalmente, em situação de exploração, poderiam estar na aprendizagem, com direitos e proteção garantidos.

Semana Nacional de Aprendizagem

A Semana Nacional de Aprendizagem é uma realização do Tribunal Superior do Trabalho (TST) junto do o MPT e o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) e visa incentivar e promover o debate, a mobilização e a inclusão de aprendizes no mercado de trabalho, sendo um estímulo para que instituições participem cada vez mais da formação de jovens aprendizes, contribuindo para que a juventude do país esteja preparada para atuar com competência no mundo do trabalho e na convivência social. O objetivo é expor a necessidade de defender crianças e adolescentes de qualquer tipo de exploração, chamando atenção para o tema.

Estudos demonstram que o desemprego é muito maior entre os jovens, isso porque o ingresso no mercado de trabalho se dá sem a qualificação adequada e com jornadas que impedem os estudos. E pesquisas confirmam que 90% das crianças que trabalham abandonam a escola ou apresentam defasagem escolar. Portanto, ações como essa são essenciais para orientar a respeito dos procedimentos que devem ser observados para a contratação de aprendizes. De acordo com os dispositivos legais, as empresas de médio a grande porte devem destinar uma porcentagem para jovens aprendizes, porém muitas não cumprem essa determinação.

No Brasil, só é permitido começar a trabalhar a partir dos 16 anos, exceto nos casos de trabalho noturno, perigoso, insalubre ou penoso ou das piores formas de trabalho, nos quais a idade mínima é de 18 anos, sendo permitido o trabalho a partir dos 14 anos, mas somente na condição de aprendiz.

Dados

Números divulgados na última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o trabalho infantil, entre 2013 e 2014, aumentou 4,5% no país. Em 2014, haviam cerca de 3,3 milhões de crianças e adolescentes em situação irregular no Brasil. Nos últimos cinco anos, 12 mil crianças sofreram acidentes de trabalho, com 110 mortes.

Entre 2005 e 2012, Pernambuco apresentou aumento de 10,4% na ocupação de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos. Em 2013 foram 146.038 menores de idade exercendo alguma atividade profissional, com cerca de 70 mil na faixa etária de 5 a 15 anos. No estado, 1.076 crianças e adolescentes foram resgatadas em situações de trabalho, em 2014, de acordo com a SRTE/PE.

As entidades acreditam que, se houver cumprimento da lei de aprendizagem a partir dessa mobilização, o número pode ser reduzido consideravelmente, com ações que visam expor para a sociedade a necessidade de defender crianças e adolescentes de qualquer tipo de exploração.

Aprendizagem

Aprendizagem é a formação técnico-profissional de adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos inscritos num programa de aprendizagem de entidade habilitada, desenvolvida por meio de atividades teóricas e práticas, implementada por meio de um contrato de aprendizagem, ajustado por escrito e por prazo determinado de até 2 anos. Caso o aprendiz seja pessoa com deficiência, não haverá limite máximo de idade para a contratação.

Os estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes equivalente a cinco por cento, no mínimo, e quinze por cento, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional (art. 429 CLT).

ASCOM

Lançado o DC internacional de " Totalmente Demais"

março 26, 2016

A Som Livre lançou o CD internacional da trilha sonora da novela “Totalmente Demais” . O disco conta com 14 faixas com músicas que vem alcançando um ótimo ranking nas rádios. Entre elas, destacam-se “How Deep is Your Love” do produtor Calvin Harris com a cantora Ellie Goulding e “Lips Are Movin” de Meghan Trainor. O álbum carrega também a música tema para casais da novela, a exemplo da música “One” (Ed Sheeran) que acompanha os personagens Lu e Rafael (interpretados por Julianne Trevisol e Daniel Rocha).

Confiram o Check list:


1. How Deep Is Your Love - Calvin Harris & Disciples
2. Dynamite - The Triangles
3. Cheerleader - Omi
4. Fight Song - Rachel Platten
5. Lips Are Movin ́ - Meghan Trainor
6. Driving Me Crazy - Electrique
7. Drag Me Down - One Direction
8. Fica (Stay) - Florida Georgia Line Participação Especial: Luan Santana
9. I've Got You Under My Skin - Ronaldo Canto E Mello
10. Dreams - Stylez Major Feat. Tony Sway
11. Home - Gabrielle Aplin
12. One - Ed Sheeran
13. Rise Up - Andra Day
14. You Can Rely On Me - Jason Mraz

Amannda Oliveira

Arnold Schwarzenegger confirma “Exterminador do Futuro 6"

março 26, 2016
Foto: Divulgação

Arnold Schwarzenegger voltará a protagonizar uma de suas franquias mais famosas. “Exterminador do Futuro” terá um sexto filme e o ator está empolgado para a produção.

Segundo o Telegraph, Schwarzenegger confirmou a informação em uma entrevista ao Channel Nine, canal australiano: “Eu estou absolutamente ansioso para isso”.
O último filme da série, “O Exterminador do Futuro: Gênesis”, não teve o sucesso esperado. Apesar de ter feito uma boa quantia nas bilheterias mundias, o desempenho do filme nos EUA não ultrapassou a marca de US$ 100 milhões.
No entanto, não há confirmação oficial para a produção de um novo filme. Antes da estreia de “Exterminador do Futuro 5”, a produtora da Skydance, Dana Goldberg, tinha confirmado uma sequência. Mas ela voltou atrás já que o longa não faturou tanto.

Fonte: Papel Pop

Fiuk estreia "Nós na Sala" neste final de semana em Recife

março 25, 2016

Fiuk se apresenta em Recife no próximo domingo27 de março. O cantor, compositor e multi-instrumentista, acompanhado apenas por seu violão, vai apresentar "Desejo Proibido" e "Amor", que fazem parte do repertório de seu novo álbum, além de seus maiores sucessos, como “Quero Toda Noite”, "Linda Tão Linda" e outras surpresas. O show, com atmosfera intimista, marca a estreia da turnê "Nós na Sala", que vai rodar o Brasil. Depois de Recife, a tour segue para São Paulo (03/04), Goiânia (17/04), Guarujá (23/04), Brasília (24/04) e Jundiaí (30/04). Novas datas serão divulgadas em breve.

Fiuk passou três anos afastado dos estúdios e agora está compondo e registrando novas músicas para seu terceiro disco solo e primeiro com 100% de autonomia artística em parceria com o selo Angorá Music. O primeiro single, a inspirada canção "Amor", conta com a participação especial de Lucas Silveira do Fresno: http://open.spotify.com/album/66OSRMnJ8MLi2zxTgW6rUa

"Amor" é um lançamento Angorá Music e está disponível em todas as plataformas digitais.

Serviço

​Fiuk - "Nós na Sala"

Data:​ ​27 de março (domingo)
Horários: 18h (Meet & Greet) / 20h (Show)
Classificação: 12 anos

Data:​ ​03 de abril (domingo)
Horários: 16h (Meet & Greet) / 18h (Show)
Local:​ ​Hotel Melia
Capacidade: 200 pessoas
Classificação: 12 anos

Batucada Comunicação

Vanguart disponibiliza vídeo de “Demorou Pra Ser”

março 24, 2016

Falta muito pouco para o lançamento do segundo DVD do Vanguart, “Muito Mais que o Amor – Ao Vivo”, que chega às lojas na primeira quinzena de abril. O grupo já deu duas amostras do novo trabalho, apresentando os vídeos de “Pra Onde Eu Devo Ir?” e “Se Tiver que Ser na Bala, Vai”. Hoje, eles dão mais uma prévia do que está por vir com o clipe de “Demorou Pra Ser”, também extraído do registro. A música, de autoria de Helio Flanders (voz e violão) e Reginaldo Lincoln (voz e baixo), é uma das mais executadas da banda no Spotify, registrada no álbum que dá nome ao DVD.

“Muito Mais que o Amor – Ao Vivo” foi dirigido por Ricardo Spencer e gravado durante um show no Centro Cultural São Paulo, em julho de 2015. O registro traz 19 músicas, entre elas sucessos da carreira do Vanguart, como “Cachaça” e “Nessa Cidade”. Com a casa lotada, o grupo cuiabano criou uma atmosfera intimista, transmitida nas pelas imagens do DVD.

Para assistir “Demorou pra Ser” CLIQUE AQUI.

Teresa Ferreira
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.