Projeto ‘Era uma vez... Brasil’ leva estudantes brasileiros à Europa

fevereiro 29, 2016

Vivenciar um intercâmbio cultural de dez dias em Lisboa - Portugal, percorrendo os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. Esta será a oportunidade dada a cem dos mais de dez mil alunos participantes do ‘Era uma Vez... Brasil’, projeto de arte-educação voltado para adolescentes do oitavo ano da rede pública municipal de ensino que será realizado nas cidades de Belo Jardim (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Novo Horizonte (SP).

Criado pela Origem Produções, o ‘Era uma Vez... Brasil’ será lançado próximo dia 2 de março no município de Belo Jardim, no Agreste pernambucano, no Cine Teatro Cultura, às 19h30. Já no dia 4 de março será a vez de Salvador receber o lançamento do projeto, que é patrocinado pela Baterias Moura. Em Belo Jardim, o Projeto é realizado pelo Instituto Conceição Mouro (ICM) que atua no município com um trabalho de alto alcance social, voltado ao desenvolvimento de crianças e jovens do município, atuando em três áreas: Educação e Transformação Social, Arte e Cultura e Meio Ambiente. “O Projeto Era uma Vez o Brasil foi incorporado à programação do ICM por estar alinhado ao seu propósito maior e ao seu objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública no município”, explica Brenda Braga, coordenadora executiva do ICM.

Trata-se de um programa de atividades que tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional, promovendo o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais. Nesta edição, traz como tema a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil, tendo como base o livro 1808, do escritor Laurentino Gomes, que também participa de algumas atividades no projeto. 

Estimular a compreensão dos alunos sobre a história do Brasil e seus reflexos atuais é um dos pontos fundamentais do projeto. “Pretendemos despertar o lado crítico desses adolescentes para que entendam a sua própria história e passem a ver o seu país sob outra perspectiva. Como Marc Bloch diz ‘a incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado’ e é exatamente isso que o projeto visa mudar”, exalta Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.

Em Salvador, o lançamento nacional acontecerá na sede da Associação Comercial da Bahia – ACB, prédio datado de 1811, doado pelo próprio D. João VI e que abriga uma tela gigantesca, com mais de cinco metros de largura, de Cândido Portinari, retratando a chegada da família real à Bahia. O evento, para convidados, contará com a presença do escritor Laurentino Gomes que também participa de algumas atividades no projeto. A partir do lançamento, serão mais nove meses intensos de atividades, que compreendem desde a preparação do corpo docente, com material didático específico, até a seleção final dos alunos que farão o intercâmbio. As inscrições estarão abertas até o dia 30 de março, para estudantes das escolas parcerias indicadas pelas secretarias de Educação de cada cidade, e o regulamento disponível no site oficial: www.eraumavezbrasil.com.br.

Com três etapas, o projeto vai contemplar até novembro mais de dez mil estudantes nas cinco cidades em que será realizado. Além do propor a pesquisa sobre história e cultura do Brasil, o programa estimula também a escrita e a leitura, além do conhecimento mais aprofundado sobre capoeira, teatro, música, história em quadrinhos (HQ) e audiovisual.

Etapas
As atividades da primeira etapa do projeto já estão em andamento com a capacitação do corpo docente. Até junho serão quatro encontros, de quatro horas cada, entre os professores e o coordenador educativo do projeto em cada cidade. Nesses encontros, os professores serão estimulados a incentivar os alunos propondo atividades de pesquisa, leitura e culturais, tendo como resultado a produção histórias em quadrinhos e vídeos de um minuto com a temática do projeto. Os cem estudantes que criarem as melhores HQs e vídeos vão para a segunda etapa.
Nessa fase, os adolescentes participam de um campus durante sete dias, em período integral, com oficinas culturais de teatro, música, audiovisual, capoeira e HQs. As cem melhores tirinhas em quadrinhos produzidas por eles integrarão o livro Era uma vez... Brasil, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal. Essa etapa é decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a etapa final do projeto, a viagem a Portugal.

Intercâmbio
Serão dez dias em Lisboa - Portugal, vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. Além das visitas, o grupo de cem adolescentes irá apresentar o curta metragem produzido na segunda etapa do projeto e divulgar o livro de HQs junto às escolas e locais visitados. O intercâmbio terá a participação do escritor Laurentino Gomes, que acompanhará os intercambistas na viagem comentando sobre locais e fatos históricos narrados no livro.
O ‘Era uma Vez... Brasil’ dá continuidade a um projeto anterior da mesma produtora, intitulado Era Uma Vez Europa, realizado nos anos de 2011 e 2014 nas cidades de Novo Horizonte e Guarujá, em São Paulo. Em 2016, o projeto tem patrocínio de Bateria Moura, Usina São José da Estiva e Estácio, apoio cultural da CVC, além de apoio do Ministério da Cultura e da Associação Comercial da Bahia (ACB). Com realização da Origem Produções, o programa conta ainda com parcerias da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura, Fundação Gregório de Matos, Embaixada de Portugal no Brasil, Consulado Geral de Portugal em Salvador, Gabinete Português de Leitura, Instituto Camões e Cátedra Fidelino de Figueiredo.

Origem Produções
Origem Produções é uma empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social. Fundada em 2007, a empresa desenvolve, atualmente, trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Com uma equipe capacitada e constantemente atualizada sobre as exigências legais e tendências nas diferentes áreas de atuação, a produtora vem se destacando no mercado e conquistando a confiança de clientes e parceiros com transparência. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano.

Grupo Moura e Instituto Conceição Moura (ICM)
Com 57 anos e uma capacidade de produção superior a 7 milhões de baterias por ano, atualmente o Grupo Moura possui seis plantas industriais, dois centros técnicos e logísticos avançados e mais de setenta centros de distribuição comercial no Brasil, na Argentina e no Uruguai, além de distribuidores parceiros no Paraguai, atendendo assim todo o Mercosul. Atualmente, é uma das maiores fornecedoras de baterias para a frota de veículos em circulação na América do Sul, conquistando prêmios internacionais de qualidade das montadoras Fiat, Ford, GM, Mercedes-Benz e Volkswagen. O Instituto Conceição Moura (ICM) é uma organização privada, sem fins lucrativos, idealizada e mantida pelo Grupo Moura, que desenvolve projetos sociais nas áreas de educação e transformação social, meio ambiente e arte e cultura, incentivando o engajamento de crianças, jovens e adultos com vistas ao desenvolvimento de seu potencial e atuação como agentes de transformação social. Esses projetos são realizados em parceria com o poder púbico e organizações privadas que atuam em prol da educação e de mudanças sociais que melhorem a qualidade de vida da população.

Para saber mais sobre o Instituto Conceição Moura e seus projetos, visite:

Simone Medeiros

Nutricionista dá 5 dicas de como respeitar os limites e necessidades do seu corpo

fevereiro 29, 2016

Alimentar-se de forma balanceada é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Uma dieta equilibrada é uma das principais formas de respeitar as necessidades do corpo.
Muitos acreditam que comer a mesma refeição todos os dias é o suficiente para o organismo receber tudo o que precisa, mas cada nutriente exerce um papel específico e precisa ser ingerido frequentemente. “Nossos órgãos utilizam todos os nutrientes, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras para funcionar corretamente e não é possível encontrar todo esse conjunto em apenas um tipo de alimento”, explica Lara Natacci, nutricionista do DietNet.
Apesar de a rotina corrida tornar mais difícil o preparo de diferentes alimentos para as refeições, com pequenas atitudes práticas e fáceis já podemos oferecer ao corpo todos os nutrientes essenciais.

Por isso, a nutricionista Lara dá 5 dicas de como algumas atitudes simples do dia a dia são benéficas ao nosso organismo:

Hidratação
A água é melhor opção para manter-se sempre hidratado e deve representar pelo menos metade de todos os líquidos que ingerimos durante o dia, porém, é possível variar o tipo de bebida. Sucos naturais, chás e vitaminas com frutas ou bebidas à base de soja são outras opções que tornam o cardápio nutritivo e atrativo, já que quebram a rotina e fornecem outros nutrientes importantes para o organismo.

Respeite suas vontadesQuando excluímos algum tipo de alimento muitas vezes aumentamos a vontade de consumi-lo e reduzimos a oferta de alguns nutrientes importantes para o bem estar do corpo. Uma boa opção é consumir ou buscar outras opções que sejam similares. Em alguns casos, e com a orientação de um profissional especializado, as opções light podem ajudar quem quer manter o peso.

Não restrinja nada por conta própriaEste hábito pode influenciar a oferta de nutrientes e deixar a alimentação desequilibrada. Dentro de uma alimentação equilibrada, todos os alimentos são bem-vindos, então, ao invés de restringir, vale ampliar e experimentar alimentos novos, para aumentar a variedade das refeições. E caso seja necessário restringir um alimento, o acompanhamento e orientação de um nutricionista são fundamentais!

Não pule refeiçõesQuando ficamos muito tempo sem comer, nosso corpo tende a poupar mais energia e isso prejudica a manutenção de um peso adequado. Sem contar que a fome na próxima refeição pode ficar incontrolável! Leve frutas e outros pequenos lanches para garantir que se alimente a cada 3h.

Variar a alimentaçãoOrganize as refeições da semana combinando diferentes alimentos, inclusive inclua aqueles que você não costuma consumir, por exemplo, para as proteínas podemos variar entre as de origem animal e vegetal. Dentre estas ultimas, deve-se dar preferência para às de alta qualidade, como a presente na soja, por exemplo.  Montar um prato colorido é fornecer mais variedade para o corpo a fim de garantir a quantidade ideal de nutrientes, como vitaminas, minerais e proteínas. 

Fabiana Amano

Glória Pires comenta participação na transmissão do Oscar

fevereiro 29, 2016
Foto: Reprodução Facebook

Gloria Pires divulgou um vídeo em sua página no Facebook, na tarde desta segunda-feira (29). comentando sua participação na transmissão do Oscar. 
A atriz que participou da transmissão junto com Maria Beltrão e Artur Xexéo na TV Globo neste domingo (28) disse:
"Bom dia 'glorisosos' e 'gloriosas', amigos em geral. Não estou fazendo este vídeo como resposta a ninguém. Achei os memes superinteressentes. É maravilhoso ter uma ferramenta que te traga a oportunidade de brincar e se divertir, mas vi que a coisa está tomando uma proporção enorme", diz a atriz sobre a repercussão na web dos seus comentários.
Ela ainda afirmou que viu a maioria dos filmes, mas alguns não. Estou fazendo este vídeo para agradecer as manifestações de apoio como a hashtag #somostodosgloriapires, que achei muito fofo", elogiou a atriz.
"Não precisaria participar da cerimônia do Oscar a não ser pelo fato de que foi um convite de amigos e pessoas que trabalham comigo e por terem seus motivos me convidaram. Eu estava rodeada de pessoas que entendem disso, que são comentaristas. Eu não sou comentarista, sou uma atriz. Eu estava dando opinião como se estivesse na minha casa com meus amigos. Eu não estou doente, estou muito bem. Estou superbem, 'alive and kicking'", completou.

Amannda Oliveira

Os vencedores do Oscar 2016

fevereiro 29, 2016

Terminou na madrugada desta segunda-feira (29), em Los Angeles, a premiação dos melhores do cinema no Oscar. O apresentador Chris Rock abriu a cerimônia com um discurso irônico e sarcástico sobre a falta de negros na cerimônia e na indústria cinematográfica. O comediante chegou a dizer que “a sessão In Memorian de hoje será só de negros mortos por policiais enquanto iam ao cinema.
Entre os grandes vencedores da noite estavam Mad Max: Estrada da Fúria que levou 6 estatuetas de quase todas as categorias técnicas, o que era esperado. Na categoria de de melhor ator coadjuvante, as apostas iam todas para Sylvester Stallone , mas quem levou a estatueta foi Mark Rylance, de Ponte dos Espiões.


Na categoria de melhor atriz, quem levou o prêmio foi Brie Larson, por O Quarto de Jack; Alicia Vikander, ficou com o prêmio de melhor atriz coadjuvante por A Garota Dinamarquesa; e Leonardo DiCaprio o de melhor ator por O Regresso. Ele, que já havia sido indicado outras cinco vezes e foi aplaudido de pé pelos colegas.

O prêmio de Melhor Filme, foi para Spotlight: Segredos Reveladosque conta a história real de uma investigação jornalística que desmascara um esquema de abusos na Igreja Católica.
Veja a relação completa de vencedores:
Melhor Filme – Spotlight – Segredos Revelados
Melhor Diretor – Alejandro González Iñárritu (O Regresso)
Melhor Ator – Leonardo DiCaprio (O Regresso)
Melhor Atriz – Brie Larson (O Quarto de Jack)
Melhor Ator Coadjuvante – Mark Rylance (Ponte dos Espiões)
Melhor Atriz Coadjuvante – Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa)
Melhor Roteiro Original – Spotlight – Segredos Revelados
Melhor Roteiro Adaptado – A Grande Aposta
Melhor Filme de Animação – Divertida Mente
Melhor Filme Estrangeiro – Filho de Saul (Hungria)
Melhor Documentário – Amy
Melhor Fotografia – O Regresso
Melhor Trilha Sonora – Ennio Morricone (Os Oito Odiados)
Melhor Canção Original – “Writing’s On the Wall” (007 Contra Spectre)
Melhor Figurino – Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Desenho de Produção – Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Direção de Arte  – Mad Max: Estrada da Fúria
Melhores Efeitos Especiais – Ex-Machina: Instinto Artificial
Melhor Edição de Som – Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Mixagem de Som -Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Edição -Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Curta-metragem – Stutterer
Melhor Curta-metragem de Animação -Bear Story
Melhor Curta-metragem de Documentário – A Girl in the River: The Price of Forgiveness

Amannda Oliveira

A transmissão do Oscar e o vexame de Glória PIres

fevereiro 29, 2016

Uma noite repleta de luxo e glamour com um tapete vermelho recheado de estrelas do cinema e de quebra , uma noite para brindar aos melhores do ano. Tudo seria perfeito se a Rede Globo mais uma vez, não deixasse de transmitir a cerimônia do Oscar desde o começo, por que estava transmitindo BBB e depois, ainda por cima, por colocar a atriz Glória Pires como comentarista. 

Glória foi escalada para comentar junto a Artur Xexéo e Maria Beltrão a premiação mais importante do cinema americano e foi um fiasco gigantesco.Parecendo apática, sem disposição e conhecimento sobre os filmes, a atriz respondia as perguntas de forma monossilábica com um " bacana", ou " Merecido" , " achei interessante" e no resto do tempo com sonoros " não assisti", " não sou capaz de opinar".
Em minutos, a atriz se transformou em um dos temas mais comentados do twiter no Brasil, perdendo apenas para o próprio Oscar.
Os espectadores criaram centenas de memes que viralizaram na internet por que a atriz que deveria comentar os filmes não havia visto praticamente nenhum deles. 
Maria Beltrão fez várias tentativas de envolver Gloria Pires no papo sobre os filmes, mas não obteve sucesso:“Você acha que Lady Gaga leva essa?”, quis saber sobre o Oscar de canção original. “Não sou capaz de opinar”, respondeu a atriz.
A apresentadora quis saber qual filme a atriz considerava favorito ao Oscar principal. “Sou ruim de previsões”, disse Gloria, antes de dar um palpite. “Gosto muito de ‘Trumbo’.” Ao que Maria Beltrão lembrou: “Não está indicado a melhor filme”.
E assim, os comentários curtos e grossos de Glória Pires fizeram a alegria das redes sociais. Ai que saudade do Zé Wilker.
Amannda Oliveira

Lady Gaga emociona ao cantar "Til it happens to you" no Oscar

fevereiro 29, 2016


Um dos momentos de maior comoção na premiação do Oscar foi sem sombra de dúvidas a apresentação de Lady Gaga. Ela subiu ao palco para cantar a música "Til it happens to you", do filme "Hunting Ground", que fala sobre jovens que sofreram abuso sexual em campos universitários nos Estados Unidos  e que foi indicada ao Oscar de melhor canção original. A cantora estava acompanhada de grupo de vítimas de violência sexual enquanto tocava piano. 

A apresentação feita de forma primorosa e carregada de emoção, levou artistas e público no mundo inteiro as lágrimas. Que bom que temas desse porte sejam falados e combatidos em uma cerimônia que tem um alcance gigantesco de público.

Amannda Oliveira

Prefeitos se encontram na Amupe nesta segunda-feira

fevereiro 28, 2016
Foto: Alex-Brassan

Os prefeitos pernambucanos participam nesta segunda- feira (29/02/2015),na Amupe da primeira reunião extraordinária de 2016. O evento tem início às 9h no auditório da Instituição.

Serão tratados vários temas, entre eles: A agenda Nacional Municipalista, assunto que será tratado pelo representante da CNM, Eduardo Stranz; Projeto de Emenda vinculando recursos do FEM à educação, onde estarão presentes os deputados Miguel Coelho, o presidente da ALEPE, Guilherme Uchoa e o líder do Governo Waldemar Borges; Orientação sobre os prazos da Legislação Eleitoral com a presença da CNM; Gestão de Iluminação Pública e planejamento das ações em parceria, com a presença do atual presidente da Celpe Antônio Carlos Sanches .

Outros temas também vão estar em debates como: Alternativas de Sustentabilidade dos Fundos Próprios de Previdência e o 3º Congresso Pernambucano de Municípios a ser realizado de 11 a 13 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco onde se destaca também o Seminário Nacional de Consórcios Públicos.

AMUPE

Animação brasileira 'O menino e o mundo' concorre ao Oscar

fevereiro 28, 2016
(Foto: Divulgação/ Ascom Sesc TO)


O filme "O menino e o mundo", do diretor Alê Abreu, foi indicado ao Oscar de melhor animação do ano. A animação brasileira concorre com "Anomalisa", "Divertida mente", "Shaun, o carneiro" e "Quando estou com Marnie".

Sobre o filme
A animação brasileira narra as aventuras de um menino que vive em uma cidade isolada e que um dia se lança em uma missão para encontrar seu pai. Usando a fantasia e a inocência, o filme aborda os problemas que afetam a Terra hoje, como a globalização, a crise econômica e a perda de valores.

Vamos torcer!

Amannda Oliveira

Os indicados ao Oscar 2016

fevereiro 27, 2016

Se existe uma premiação que faz os apaixonados por cinema ficarem em casa num domingo a noite ligados na tv , é o Oscar. O evento que premia os melhores filmes, roteiros, diretores e atores acontece neste domingo e muita gente já apostou nos vencedores da noite. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas já revelou a lista de indicados O Regresso com Leonardo DiCaprio  lidera as apostas com 12 indicações. Em seguida vem Mad Max: Estrada Da Fúria com Tom Hardy com dez indicações. 
Confira, abaixo, todos os indicados do Oscar 2016:
- Melhor filme
"A grande aposta"
"Ponte dos espiões"
"Brooklyn"
"Mad Max: Estrada da fúria"
"Perdido em Marte"
"O regresso"
"O quarto de Jack"
"Spotlight: Segredos revelados"
- Melhor ator
Bryan Cranston ("Trumbo")
Matt Damon ("Perdido em Marte")
Leonardo DiCaprio ("O regresso")
Michael Fassbender ("Steve Jobs")
Eddie Redmayne ("A garota dinamarquesa")
- Melhor atriz
Cate Blanchett ("Carol")
Brie Larson ("O quarto de Jack")
Jennifer Lawrence (“Joy”)
Charlotte Rampling (“45 anos”)
Saoirse Ronan ("Brooklyn")
- Melhor diretor
Alejandro G. Iñárritu ("O regresso")
Tom McCarthy ("Spotlight: Segredos revelados")
George Miller ("Mad Max: Estrada da fúria")
Adam McKay ("A grande aposta")
Lenny Abrahamson ("O quarto de Jack")
- Melhor animação
"Anomalisa"
"O menino e o mundo"
"Divertida mente"
"Shaun, o carneiro"
"As memórias de Marnie"
- Melhor filme estrangeiro
"Embrace of the Serpent" (Colômbia)
"Cinco graças" (França)
"O filho de Saul" (Hungria)
"Theeb" (Jordânia)
"A war" (Dinamarca)
- Melhor trilha sonora
"Ponte dos espiões"
"Carol"
"Os 8 odiados"
"Sicario"
"Star Wars: O despertar da força"
- Melhor roteiro adaptado
"A grande aposta"
"Brooklyn"
"Carol"
"Perdido em Marte"
"O quarto de Jack"
- Melhor roteiro original
"Ponte dos espiões"
"Ex Machina"
"Divertidamente"
"Spotlight: Segredos revelados"
"Straight Outta Compton"
- Melhor design de produção
"Ponte dos espiões"
"A garota dinamarquesa"
"Mad Max: Estrada da fúria"
"Perdido em Marte"
"O regresso"
- Melhor fotografia
"Carol"
"Os oito odiados"
"Mad Max: Estrada da fúria"
"O regresso"
"Sicario"
- Melhor figurino
"Carol"
"Cinderela"
"A garota dinamarquesa"
"Mad Max: Estrada da fúria"
"O regresso"
- Melhores efeitos visuais
"Ex Machina"
"Mad Max: Estrada da fúria"
"Perdido em Marte"
"O regresso"
"Star Wars: O despertar da força"
- Melhor montagem
"A grande aposta"
"Mad Max: Estrada da fúria"
"O regresso"
"Spotlight: Segredos revelados"
"Star Wars: O despertar da força"
- Melhor atriz coadjuvante
Jennifer Jason Leigh ("Os 8 odiados")
Rooney Mara ("Carol")
Rachel McAdams ("Spotlight: Segredos revelados")
Alicia Vikander ("A garota dinamarquesa")
Kate Winslet ("Steve Jobs")
- Melhor ator coadjuvante
Christian Bale ("A grande aposta")
Tom Hardy ("O regresso")
Mark Ruffalo ("Spotlight: Segredos revelados")
Mark Rylance ("Ponte dos espiões")
Sylvester Stallone ("Creed")
- Melhor edição de som
"Mad Max: Estrada da fúria"
"Perdido em Marte"
"O regresso"
"Sicario"
"Star Wars: O despertar da força"
- Melhor mixagem de som
"Ponte dos espiões"
"Mad Max: Estrada da fúria"
"Perdido em Marte"
"O regresso"
"Star Wars: O despertar da força"
- Melhor curta de animação
"Bear Story"
"Prologue"
"Sanjay's Super Team"
"We can't live without Cosmos"
"World of tomorrow"
- Melhor curta de live action
"Ave Maria"
"Day one"
"Everything will be okay (Alles Wird Gut)"
"Shok"
"Stutterer"
- Melhor cabelo e maquiagem
"Mad Max"
"The 100-year-old man who climbed out the window and disappeared"
"O regresso"
- Melhor documentário
"Amy"
"Cartel Land"
"The look of silence"
"What happened, Miss Simone?"
"Winter on fire: Ukraine's Fight for Freedom"
- Melhor documentário de curta-metragem
"Body team 12"
"Chau, beyond the lines"
"Claude Lanzmann: Spectres of the Shoah"
"A Girl in the River: The Price of forgiveness"
"Last day of freedom"
- Melhor canção original
"Earned it", The Weeknd ("Cinquenta tons de cinza")
"Manta Ray", J. Ralph & Antony ("Racing extinction")
"Simple song #3", Sumi Jo e Viktoria Mullova ("Youth")
"Writing's on the wall", Sam Smith ("007 contra Spectre")
"Til it happens to you", Lady Gaga ("The hunting ground")
Amannda Oliveira

Cesar Michiles lança "Eu sou"

fevereiro 27, 2016

Deve chegar as lojas no mês de março, o segundo álbum independente do flautista César Michiles, Eu Sou. O disco que já se encontra nass plataformas digitais possui oito faixas instrumentais, todas autorais, e vem recheado de participações de nomes como Naná Vasconcelos está em duas faixas, Canto das Águas e Esse É o Tom, Lucas dos Prazeres (percussão), Genaro e Cezzinha (sanfona). 
Vamos aguardar para conferir essa maravilha.

Amannda Oliveira

Recife Antigo de Coração está de volta, neste domingo

fevereiro 27, 2016

O Recife Antigo de Coração está de volta ao bairro mais antigo da cidade, com uma programação que promete tirar todo mundo de casa, sempre no último domingo de cada mês. Para marcar o retorno deste projeto que já faz parte do calendário de todo recifense, neste domingo (28), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, traz uma programação pra lá de divertida, com bastante atividade esportiva, cultura e conteúdo informativo para melhoria da qualidade de vida e bem estar. Sempre abordando diferentes temáticas, o projeto deste mês faz referência ao Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado em mais de 60 países neste dia 29 de fevereiro.

Um estande com diversos informativos envolvendo doenças raras estará montado na Avenida Rio Branco, das 8h às 18h. O espaço será dedicado à promoção de debates e discussão sobre essas doenças e a convivência tanto no ambiente familiar quanto na sociedade. Ainda dentro da temática das doenças raras, a Aliança das Mães e Famílias Raras (AMAR) realizará uma apresentação de dança no Marco Zero, às 9h.

A Ferinha do Bem também será dedicada às entidades voltadas para as doenças raras como a AMAR, Grupo Periferia e Cidadania, Instituto Baresi, Grupo Sarah Vem pra Pernambuco, Livremente e outros. Quem quiser ajudar pode levar materiais de higiene, limpeza, alimentos e roupas para o espaço de arrecadação montado na Avenida Rio Branco, das 8h às 18h.

Recheada de atividade, durante todo o dia, a Avenida Rio Branco será espaço ainda para uma ação voltada para a qualidade de vida, com aferição de pressão arterial e outros testes, e espaço para enfrentamento ao mosquito aedes aegypti.

Quem gosta de circo vai poder se encantar com a apresentação da Trupe Circus, da Escola Pernambucana de Circo, que se apresenta às 17h na Avenida Rio Branco.

Os fanáticos por automóveis poderão se encantar com a exposição montada na Avenida Rio Branco. Carros antigos de diversos modelos estarão expostos das 14h às 18h. Neste domingo também vai ter o funcionamento do Carro Elétrico, uma ação do PortoLeve. Estarão disponíveis no bairro três carros que funcionam por bateria.

No Marco Zero, principal cenário para as apresentações culturais, Adriana B comanda o Show do Bem, ação social para promover instituições sem fins lucrativos, das 10h às 12h. A partir das 14h começa o Clube do Samba, comandado por Karyna Spinelli. O forró entra em cena às 17h, com Pecinho Amorim. Já na Praça do Arsenal, o Dançando na Rua está garantido das 15h às 20h.


Trazendo os mais variados ritmos de dança, o projeto Dançando na Rua acontece na Praça do Arsenal, das 15h às 20h.

O espaço dedicado às crianças será na Avenida Marquês de Olinda. Das 8h às 18h vai ter recreação com atividades lúdicas para estimular o raciocínio lógico, exposição de álbum de figurinhas e futebol de botão.

Para quem quiser praticar atividade física, o lugar certo é o polo esportivo. Vai ter vôlei, futebol, handebol, parkour, basquete e badminton, na Marquês de Olinda; slackline, na Rua Dona Maria César; aluguel de bike, na Rua do Bom Jesus; e, na Avenida Alfredo Lisboa, patinação.


RECIFE RECEBE

Cidade que é Patrimônio Mundial da Humanidade, título concedido pela UNESCO em 1982, Olinda é a grande convidada para o projeto Recife Recebe deste mês. O espaço montado na Avenida Rio Branco, das 8h às 18h, será dedicado para mostrar os principais atrativos turísticos da cidade, além de mostra e comercialização do artesanato local.


MUSEUS NO RECIFE ANTIGO

O Centro Escola Mangue, associação sem fins lucrativos, será divulgado dentro do espaço Museus no Recife Antigo. O estande será na Avenida Rio Branco, das 8h às 18h, e vai divulgar a missão pedagógica e cultural da entidade.


Confira a programação completa:

Polo Cultural, artístico e de lazer
Ação de Qualidade de vida - Avenida Rio Branco, das 7h às 16h;
Enfrentamento ao mosquito aedes aegypti - Avenida Rio Branco, das 8h às 16h;
Ação Mundial das Doenças Raras - Avenida Rio branco, das 8h às 18h;
Feirinha do bem - Avenida Rio Branco, das 8h às 18h;
Recife Recebe Olinda - Avenida Rio Branco, das 8h às 18h;
Museus no Recife Antigo - Avenida Rio Branco, das 8h às 18h;
Carro Elétrico - Avenida Rio Branco, das 9h30 às 17h;
Carros Antigos - Avenida Rio Branco, das 14h às 18h;
CAT Móvel - Avenida Rio Branco, das 8h às 18h;
Circo no Recife Antigo - Avenida Rio Branco, às 17h;
Ação AMAR - Palco Marco Zero, das 9h às 10h;
Show do Bem - Palco Marco Zero, das 10h às 12h;
Clube do Samba - Palco Marco Zero, das 14h às 16h30;
Pecinho Amorim - Palco do Marco Zero, das 17h às 18h;

Dançando na Rua - Praça do Arsenal, das 15h às 20h;

Polo Infantil

Brincando na Rua - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 18h;
Futebol de Botão - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 18h;
Exposição de Figurinhas - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 18h;

Polo Esportivo
Aluguel de Bike - Rua do Bom Jesus, das 8h às 17h;
Futebol - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Vôlei - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Parkour - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Basquete de Rua - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Badminton - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Handebol - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Slackline - Rua Dona Maria César, das 8h às 17h e;
Patinação - Avenida Alfredo Lisboa, das 14h às 18h

PCR

ANS suspende comercialização de 46 planos de saúde

fevereiro 26, 2016
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta sexta-feira (26) a lista de planos de saúde que terão a comercialização suspensa em função de reclamações relativas à cobertura assistencial, como negativa e demora no atendimento. Neste ciclo, 46 produtos de oito operadoras serão temporariamente impedidos de receber novos clientes. A medida faz parte do monitoramento periódico realizado pela reguladora que, a partir de agora, traz uma importante novidade: a ANS passa a divulgar a situação de todas as operadoras, o que possibilita ao beneficiário acompanhar mais facilmente o desempenho da sua em relação ao programa. A suspensão vale a partir do dia 04/03.
Neste ciclo – que se refere ao 4º trimestre de 2015 -, a ANS analisou 16.734 reclamações sobre cobertura assistencial recebidas no período de 01/10/2015 a 31/12/2015. Destas, 13.365 foram consideradas no monitoramento. São excluídas as reclamações de operadoras que estão em portabilidade de carências, liquidação extrajudicial ou em processo de alienação de carteira, que já não podiam mais ser comercializados porque as empresas estão em processo de saída ordenada do mercado. No universo avaliado, mais de 90% das queixas foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), o que garantiu a solução do problema a esses consumidores com agilidade.
Os planos de saúde suspensos possuem, juntos, 314,3 mil beneficiários. Estes clientes continuam a ter a assistência regular a que têm direito, ficando protegidos com a medida, uma vez que as operadoras terão que resolver os problemas assistenciais para que possam receber novos beneficiários.
Das 8 operadoras com planos suspensos neste novo ciclo, quatro já tinham planos em suspensão no período anterior e quatro não constavam na última lista de suspensões. A medida é preventiva e perdura até a divulgação do próximo ciclo. Além de terem a comercialização suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil.
Novidade – A partir deste ciclo, os beneficiários de planos de saúde e demais consumidores poderão verificar os resultados de todas as operadoras no Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento. A novidade atende a mudanças efetuadas na metodologia do programa e introduzidas pela Instrução Normativa nº 48/2015. Para isso, a ANS passa a divulgar a classificação das empresas nas quatro faixas existentes (que vão de 0 a 3). Isso permite visualizar o panorama geral e comparar o desempenho de cada uma delas. A mudança amplia a gama de informações disponibilizadas aos consumidores, oferecendo mais uma ferramenta que permite subsidiar a decisão do consumidor no momento de escolher um plano de saúde.
“Antes, o foco do monitoramento ficava restrito à suspensão. Além disso, operadoras que tinham reclamações mas que não chegavam a ter planos suspensos não eram divulgadas, ficando, aos olhos dos consumidores, no mesmo patamar de operadoras que se esforçaram para não ter nenhuma reclamação. Com essa mudança, o consumidor poderá acompanhar o desempenho da sua operadora, identificando como ela tem se comportado em relação ao cumprimento dos prazos de atendimento. É uma medida que reforça o objetivo principal do Programa de Monitoramento: incentivar a melhoria do acesso ao atendimento e a proteção ao consumidor”, destaca o diretor-presidente da ANS, José Carlos Abrahão.
Planos reativados – Paralelamente à suspensão, 33 planos de 16 operadoras poderão voltar a comercializar os produtos que estavam impedidos de serem vendidos. Isso acontece quanto há comprovada melhoria no atendimento aos beneficiários. Das 16 operadoras, 12 foram liberadas para voltar a comercializar todos os produtos que estavam suspensos e quatro tiveram reativação parcial.
ANS

Secult-PE e Fundarpe divulgam resultado da análise preliminar do Ciclo das Paixões 2016

fevereiro 26, 2016
O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secult-PE e da Fundarpe, anuncia o resultado da análise preliminar das propostas inscritas na Convocatória do Ciclo das Paixões de Pernambuco 2016, que neste ano vai incentivar, com até R$ 340 mil, montagens cênicas sobre momentos da vida, da morte e da ressurreição de Jesus Cristo.
Das 20 inscrições recebidas, oriundas de 17 cidades pernambucanas, 16 foram habilitadas e apenas quatro não foram habilitadas, devido ao descumprimento de exigências previstas na convocatória – lançada no último dia 28/1. As propostas não-habilitadas poderão apresentar recurso no período de 26/2 a 1º de março. O julgamento do recurso será realizado entre os dias 2 e 3 de março. O resultado será dos recursos será divulgado no dia 4 de março. Para mais informações, acesse aqui a convocatória do Ciclo das Paixões de Pernambuco 2016.
Confiram as propostas habilitadas:


Ao final da seleção, serão incentivados espetáculos nas seguintes categorias: (1), com apoio para até quatro montagens de R$ 30 mil a R$ 40 mil; (2), que destinará recursos para até quatro encenações de R$ 20 mil a R$ 30 mil; e (3), contemplando até três propostas de R$ 10 mil a R$ 20 mil.

Fundarpe

Prefeitura de Arcoverde realiza sorteio para organizar feirantes na nova feira do São Cristóvão

fevereiro 26, 2016
Foto: David Meyer
A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou ontem (25), o sorteio dos locais de cada feirante que vai comercializar no Pátio Lídio Cordeiro Maciel, no bairro do São Cristóvão.

“Para dar maior lisura a todo o processo de distribuição dos locais no novo pátio nós chamamos todos os grupos para pessoalmente acompanhar o sorteio do seu local”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wellington Araújo.

Essa etapa de sorteio faz parte de um conjunto de reuniões que aconteceram com os cerca de 500 feirantes que irão trabalhar no novo Pátio da Feira do São Cristóvão. Os feirantes foram distribuídos em onze grupos que vão desde a fruta e verdura até o pessoal que vende confecção e calçados.

“A nossa intenção sempre foi buscar o melhor para o nosso povo. Buscamos dar melhor qualidade para quem vende e também para quem compra e neste novo local todos contarão com banheiros, segurança e um grande espaço arejado e coberto para fazer as suas compras”, destacou a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, afirmando que os moradores do entorno da Praça do São Cristóvão pediam há muito tempo a saída da feira daquele local.

ASCOM

Morre aos 91 anos, o cartão portal de Goiana , Luiz da Gia

fevereiro 26, 2016

Morreu , aos 91 anos, o " embaixador de Goiana", Luiz Morais, o “Luiz da Gia”. Ele transformou seu restaurante, o Buraco da Gia, numa passagem quase obrigatória para turistas que visitavam ou passam pela Mata Norte de Pernambuco. Luiz estava internado no Hospital Memorial Casa Forte, no Recife e foi mais uma vítima da febre Chikungunya.
O sepultamento foi a tarde no cemitério no Cemitério de Goiana atendendo a um desejo antigo de seu Luis. Na fanpage da Prefeitura de Goiana uma frase atribuída a Luiz Morais indica o desejo que a família vai concretizar: “Essa Goiana é meu sonho, essa Goiana é o meu lugar. Na minha biografia que já escrevi, eu só saio do Buraco da Gia para o buraco do cemitério. Eu quero meu corpo em Goiana, não o quero lá fora não”.
Informações e foto: Blog do Jamildo

Clube do Samba apresenta novidades em Fevereiro

fevereiro 26, 2016
Foto: Nilton Leal

Depois de dois anos tendo como morada a Rua da Moeda, o Clube do Samba de Recife está de casa nova. Sendo considerado o polo mais movimentado do projeto Recife Antigo do Coração, a sambista Karynna Spinelli recebe convidados especiais no palco do Marco Zero, garantindo maior espaço ao público, neste domingo (28).

Sempre agregador, o Clube do Samba recebe a atriz e modelo Fabiana Pirro que fará Duo com a anfitriã trazendo música e poesia. Além da atriz, o palco recebe artistas de diversos segmentos e ritmos da Cultura Popular de Pernambuco numa grande roda de samba, entre eles Conxitas, Selma do Samba, Andreia Luiza, Helena Cristina, Neris Rodrigues, Leide do Banjo, Lia Morais, Riá Oliveira, Voz Nagô e Romero Ferro.
A festa começa mais cedo, às 14h e segue até às 16h.

SOLIDARIEDADE:  Com o mote "Meu samba enche barriga, Karynna continua arrecadando centenas de quilos de alimentos para distribuição a comunidades carentes. A cantora pede ao público que leve alimentos para o show, que serão doados posteriormente.
O Clube do Samba faz parte da programação Recife Antigo de Coração, com apoio da Secretaria de Turismo da cidade do Recife.

História

Fundado em 2009 nas ruas do Morro da Conceição o Clube do Samba é considerado um dos maiores movimentos de rua de samba Brasileiro.
Nascido no Morro da Conceição, o movimento levou à Comunidade música de qualidade, fomento ao comércio e ao turismo, tendo em vista que os encontros mensais levaram mais de 5000 mil pessoas em cada edição, pessoas sedentas por cultura e pela beleza visual do lugar.
Movimento agregador que reúne música, cultura popular, turismo e solidariedade, através da doação de alimentos chegando a arrecadar uma tonelada em cada edição. O Clube do samba do Recife dissemina para o país a firmeza do samba em PE através do intercâmbio entre artistas de Pernambuco e do Brasil. Entre os convidados nacionais do Clube do Samba se destacaram Wilson das Neves, Fabiana Cozza, Mariene de Castro ,Nilze Carvalho, Moacyr Luz, DORINA e Mário Sérgio (ex Fundo de Quintal), além dos artistas que movimentam a cultura local.
Dentro destes seis anos o Clube já foi apoiado peça PCR, FUNCULTURA, pelo próprio público e agora caminha com o PATROCÍNIO da Secretaria de Turismo da Cidade do Recife.
Participou de grandes espetáculos na nossa cidade, Carnaval 2011 PALCO DO MARCO ZERO, Virada Multicultural do Recife, PALCO do FORTIM-OLINDA em 2010 e SAMBA RECIFE em 2012 e 2013.
O encontro passou a acontecer mensalmente no último domingo do mês, desde Janeiro, dentro da programação do Recife Antigo de Coração, aglomerando amantes do Samba e da boa música de PE.

Reunião de 10 músicos  pernambucanos, músicos consagrados, vindos dos Morros e do Conservatório Pernambucano de Música (Rubem França, Fernando Moura, Guinga, Ricardo Sarmento, Rafa Almeida e Nêgo Henrique (Cordel do Fogo Encantado), numa legítima roda de samba com a cara do nosso Recife, recebendo sambistas e cantores de outros estilos musicais que abraçam o samba, sob a apresentação da fundadora e madrinha Karynna Spinelli. Uma mistura perfeita entre o erudito e o popular, que encanta o público desde 2009.
 
O Clube do Samba de Recife inspirado no Carioca  João Nogueira, vem enfatizando a disseminação positiva e vitoriosa do samba de Pernambuco em cidades como Rio de Janeiro,Salvador, Natal, São Paulo, Paraíba e Brasília.​

Angélica Souza
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.