Advertisement

Facebook

Prefeitura divulga programação do Ciclo Natalino 2016 do Recife

Foto-Inaldo-Menezes
O Natal no Recife será um diversificado espetáculo. Durante três dias, de 16 a 18, uma das principais avenidas do Recife Antigo, a Rio Branco, se transformará para receber apresentações que representam o melhor da nossa cultura popular dentro do Ciclo Natalino 2016. Os recifenses terão a oportunidade de ver pastoris - sagrados e profanos -, reisados, cavalos marinhos, Boi, Ciranda, ou seja, todas as brincadeiras de Natal. Entre os dias 17 e 25, o Parque Santana receberá o musical Natal para Sempre, que celebra asolidariedade e a imaginação com 18 bailarinos em cena, cantando, dançando e encenando um enredo protagonizado por personagens famosos da literatura infantil, como soldadinhos de chumbo, bailarinas, bruxas e outros personagens célebres da literatura infantil. E de 23 a 25 o Marco Zero recebe o Baile do Menino Deus.
A programação promovida pela Prefeitura do Recife, através das secretarias de Cultura, Turismo e Lazer e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, tem início nesta sexta (16), na Avenida Rio Branco, bairro do Recife. A partir das 19h30, um cortejo de 11 Pastoris Religiosos, além da apresentação de Mendes e sua Orquestra tomam conta do bairro histórico (veja programação completa abaixo).
Esse ano, a PCR vai homenagear um dos mais antigos Pastoris Religiosos da Cidade, o Rosa Mística, do bairro dos Torrões, na figura da sua fundadora Dona Lourdes do Nascimento. A homenagem acontecerá na sexta-feira quando se apresentam os Pastoris Infanto Juvenil Angel de Brasília, Lindas Ciganas, Rosa Mística, e o Pastoril Profano do Véio Mangaba, entre outros.
No sábado (17), a programação começa partir das 18h com as seguintes atrações: Banda da PM fazendo o Concerto Natalino, o Mamulengo do Mestre Zé Lopes, Pastoril Jardim da Alegria, Balé Deveras, Cavalo Marinho Estrela de Ouro do Mestre Biu Alexandre e o Coco de Pareia.
Encerrando a programação da Avenida Rio Branco, o domingo (18) começa com o Concerto Natalino da Banda da Base Aérea, a partir das 16h30. Depois, apresentam-se o Boi Mimoso da Bomba do Hemetério, Balé Trapiá, Pastoril Estrela Brilhante de Água Fria, entre outras tradições populares natalinas.

Sobre a Homenageada - Dona Lourdes do Nascimento (Pastoril Rosa Mística – Um dos mais antigos do Recife, de 1959). Natural da cidade de Caruaru, chegou ao Recife aos 12 anos de idade. Em 1959, aos 16 anos, fundou o pastoril religioso Rosa Mística na Rua Gomes Taborda (também conhecida como Rua da Lama) no Bairro do Cordeiro. Inicialmente o pastoril se dividia entre infantil, juvenil feminino e juvenil masculino, apresentando-se na Rádio Clube de Pernambuco e em eventos do ciclo natalino no Recife e Região Metropolitana. Atualmente, o pastoril religioso Rosa Mística dos Torrões, um dos mais antigos em atividade no Recife, se investe da experiência de sua diretora na manutenção de um dos brinquedos mais tradicionais do Recife.
Natal para Sempre - O musical que já virou tradição do Natal recifense terá seis apresentações este ano. Gratuita e a céu aberto, a encenação, executada por um corpo de 18 bailarinos, dura, em média, 1 hora. O espetáculo será apresentado seis vezes, neste fim de semana e no próximo, nos dias: 17 e 18 e nos dias 22, 23, 24 e 25. Sempre às 18h.
O enredo começa quando uma menina encontra um livro mágico, de onde escapolem para a vida real Pinóquio, Peter Pan, João do Pé de Feijão, o Lobo Mau e muitos outros protagonistas de histórias infantis clássicas, que compartilham muitas aventuras e coreografias até o final feliz da história que está virando tradição natalina entre os recifenses.
A direção geral do espetáculo é de Andrea Carvalho; a direção artística, de Gabriel Gracindo; a produção é de Fabiana Maciel; a direção musical leva a assinatura de Tovinho; a cenografia é de Tadeus e Magal; e os figurinos são de Flávio Hyeli.
Baile do Menino Deus - As manifestações populares do Nordeste e a beleza de sua arte se unem num dos mais simbólicos espetáculos teatrais brasileiros: Baile do Menino Deus – Uma Brincadeira de Natal. Apresentada de 23 a 25 de dezembro, às 20h, na Praça do Marco Zero, Bairro do Recife, a montagem reúne danças, músicas e personagens típicos da cultura nordestina em uma opereta que celebra a renovação da esperança, através do nascimento.
A peça, escrita há 33 anos por Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, conta a história de dois Mateus (personagens pícaros do cavalo-marinho e do bumba meu boi) que buscam a casa onde estão José, Maria e o recém-nascido Jesus, para diante dela realizar uma festa. A trilha sonora do espetáculo – composta por Antônio Madureira e executada ao vivo por uma orquestra regida pelo maestro José Renato Accioly – reúne canções inspiradas nas brincadeiras populares e nos ritmos nordestinos: tem frevo, maracatu, caboclinho e ciranda.

Serviço:
Natal para Sempre, no Parque Santana
Dias 17, 18, 22, 23, 24 e 25, às 19h

Baile do Menino Deus
Dias 23, 24 e 25 de dezembro, às 20h

Bricadeiras de Natal na Av. Rio Branco
Dias 16, 17 e 18 de dezembro
                       
Dia: 16/12
19h30 - Mendes e Sua Orquestra com o Cortejo de 11 Pastoris
Pastoril Infanto Juvenil Angel de Brasília
Pastoril Infanto Juvenil Lindas Ciganas
Pastoril Infanto Rosa Mística
Pastoril Infanto Juvenil Menino Jesus da Vovó Bibia
Pastoril Infanto Juvenil Luz do Amanhecer
Pastoril Infanto Juvenil Estrelando no Passo
Pastoril Infanto Juvenil Estrela de Belém 
Pastoril Infanto Juvenil Aurora Boreal
Pastoril Infanto Juvenil Tia Marisa
Pastoril Aurora da Redenção
Pastoril Infanto Juvenil Estrela Guia do Cabo
20h10 Pastoril Gisely Andrade
21h     Pastoril do Velho Mangaba

Dia: 17/12    
18h     Concerto Natalino da Banda da PM do Recife
19h20 Mamulengo do Mestre Zé Lopes
19h30 Pastoril Jardim da Alegria
20h10 Balé Deveras
20h50 Cavalo Marinho Estrela de Ouro do Mestre Biu Alexandre
21h30 Coco de Pareia

Dia: 18/12
16h30  Concerto Natalino da Base Aérea do Recife
17h20  Boi Mimoso da Bomba do Hemetério
17h50  Balé Trapiá
18h30  Pastoril Estrela Brilhante de Água Fria
19h10  Nosso  Pastoril
19h50  O Pique do Gerreiro do Balé Popular do Recife
20h20  Pastoril do Velho Xaveco
21h10  Ciranda Mimosa

ASCOM/PCR

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...