Advertisement

Facebook

Governo oferece orientação psico-social e jurídica gratuita para pessoa idosa

Atendimento gratuito e especializado é realizado através do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH)

Foto: Fernando Portto/SJDH

A violência contra a pessoa idosa tem muitas faces: abandono, negligência financeira, agressão física e verbal. E a vítima, muitas vezes por medo ou desconhecimento dos seus direitos, silencia. Para fazer o enfrentamento a esta situação foi criado, em 2008, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI). Executado pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), o Centro oferece atendimento especializado e humanizado através de orientação psico-social e jurídica à pessoa idosa, com idade igual ou superior a 60 anos.

Pernambuco tem 10,96% da população com 60 anos ou mais, o que lhe confere a décima posição no ranking dos estados mais envelhecido do País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Governo de Pernambuco já está atento a mudança do perfil populacional, como explica a coordenadora do CIAPPI, Sandra Jucá. “O Centro tem como primazia a indução de uma política pública voltada para a pessoa idosa, bem como a atenção e prevenção à violência, contando com uma equipe multidisciplinar, oferecendo atendimento especializado de apoio, orientação e encaminhamento a Rede Integrada”, afirma Sandra.

Além de promover a cidadania e inclusão social da pessoa idosa, o CIAPPI também atua na prevenção a violação de direitos e no enfrentamento a violência, seja ela física, psicológica, financeira, sexual, de maus tratos ou negligência. O atendimento, realizado por uma equipe multidisciplinar formada por advogados, psicólogos e assistentes sociais, compreende desde a articulação com a rede parceira de promoção e defesa da pessoa idosa para garantir a efetivação dos direitos fundamentais.

Entre as atividades rotineiras do CIAPPI, visitas domiciliares e, institucionais em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), encaminhamento a hospitais, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Nos casos em que há necessidade de intervenção do poder judiciário, o CIAPPI, através da equipe jurídica, atua na articulação, encaminhamento e acompanhamento junto a órgãos competentes como Ministério Público, Defensoria Pública e Delegacia da pessoa idosa.
  
A pessoa idosa e/ou seus familiares podem buscar atendimento no CIAPPI, que está situado na Rua Santo Elias, nº 535, no bairro do Espinheiro, no Recife. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (81) 3182-7649.

SERVIÇO
Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI)
Endereço: Rua Santo Elias, nº 535, Espinheiro/Recife
Horário de Atendimento: De segunda a sexta, das 8h às 17h
Telefone: (81) 3182-7649 | centroidosope@gmail.com

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...