Advertisement

Facebook

Nação de Maracatu Almirante do Forte celebra, com festa, seus 85 anos de história e tradição

Agremiação abre sua sede, na próxima quarta (7), para comemorar o aniversário com seus brincantes e grupos de cultura popular, numa grande festa


A cultura popular pernambucana está em festa com a chegada do aniversário da Nação de Maracatu Almirante do Forte. A agremiação completa 85 anos de história e tradição na próxima quarta (7) e, para celebrar a data, abre sua sede para um dia de muito batuque com seus brincantes, amigos e grupos convidados como o Afoxé Omô Nilê Ogunjá e o grupo percussivo Yalu. A celebração começa às 11h, na Estrada do Bongi, 1319, bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife.

Nas últimas oito décadas e meia de dedicação à cultura pernambucana, a Nação Almirante do Forte se consolidou no meio como uma das mais importantes e queridas nações de maracatu de baque virado do Estado. Vinda da tradição do baque solto, a agremiação migrou para o baque virado, em meados de 1960, e, desde então, vem trilhando um belo caminho de manutenção e valorização desta cultura que, desde 2015, é considerada patrimônio cultural imaterial de Pernambuco. 

Comandado pelo Mestre Teté e seu filho, o vice-presidente e mestre de apito, Toinho, o Almirante do Forte tem um histórico de apresentações internacionais e vitórias em diversos campeonatos do Carnaval recifense. "A gente faz maracatu porque ama. É sempre uma alegria poder comemorar mais um ano de lutas", afirma o presidente, Mestre Teté. Em 2017, o Almirante desfila pelo Grupo Especial, no Carnaval do Recife, entre as maiores nações da cidade.

E, como não se faz 85 anos todo dia, uma grande festa está sendo preparada para celebrar a nação. A partir das 11h, na próxima quarta (7), a sede da agremiação estará aberta para receber seus brincantes e amigos. Às 13h, os batuqueiros da casa fazem um 'esquenta' demonstrando porque o Almirante é "forte pra valer", como diz uma de suas toadas. Às 15h, o Afoxé Omô Nilê Ogunjá se apresenta para os convidados e, às 17h, o grupo percussivo Yalu, afilhado da nação, chega para tocar os seus tambores em homenagem ao aniversariante. O mestre de apito, Toinho, espera uma grande comemoração: "Este é o momento de confraternizar com nossos integrantes e amigos. Esperamos uma festa bem bonita para comemorar nossos 85 anos".

Serviço
Festa de aniversário de 85 anos da Nação de Maracatu Almirante do Forte 
Quarta (7) - 11h
Sede do Almirante do Forte - Estrada do Bongi, 1319 - Bairro do Bongi
Gratuito

Paula Brasileiro

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...