Advertisement

Facebook

Ensaios abertos da Nação de Maracatu Almirante do Forte, no Recife Antigo, convidam o público para brincar o baque virado de raiz

Foto: Paula Brasileiro

Em uma ação inédita, a Nação de Maracatu Almirante do Forte - uma das mais tradicionais do Recife, com 84 anos de história - sai de sua sede para ensaiar na rua em meio ao público. Até o Carnaval 2017, será realizado, todo último domingo do mês, um ensaio aberto dos batuqueiros no Marco Zero, Recife Antigo, sempre às 15h. O projeto terá início no próximo domingo (28).

A iniciativa tem como objetivo aproximar a nação do público convidando-o para acompanhar de perto sua preparação para o próximo Carnaval. Esta também é uma oportunidade para recifenses e turistas terem um contato mais próximo com a cultura do baque virado através da tradição e vivência de um maracatu de raiz. Para o vice-presidente e mestre de apito do Almirante, Toinho, o evento vai propiciar diversão aos que participarem além de gerar visibilidade ao grupo: "Queremos que o povo veja de perto o Almirante do Forte e se divirta conosco. Quem sabe a gente também consiga ganhar novos brincantes com a ação".

A concentração dos batuqueiros será a partir das 15h, na Praça do Marco Zero, Recife Antigo. Após o início do batuque, será realizado um arrastão até a Rua da Moeda onde os brincantes darão seguimento ao ensaio aberto.

Nação de Maracatu Almirante do Forte
Com 84 anos de tradição, o Maracatu Almirante do Forte - localizado no Bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife, ostenta uma história de dedicação e manutenção da cultura do baque virado com carnavais vitoriosos e passagens por grandes festivais locais e internacionais - como o Festival de Inverno de Garanhuns, Carnaval do Recife e Master Nation, na França.

Comandada pelo Mestre Teté e seu filho, o vice-presidente e mestre de apito, Toinho, a nação conta com mais de 100 brincantes, número que cresce durante o período carnavalesco com a chegada de batuqueiros vindos de outras cidades brasileiras e até européias. Em 2017, o Almirante disputará o campeonato oficial do Carnaval do Recife pelo Grupo Especial, entre as maiores nações de Maracatu de Baque Virado de Pernambuco.

Paula Brasileiro

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...