Advertisement

Facebook

Documentário sobre Rock Lane será lançado em setembro em Arcoverde


A história de uma cidade é sedimentada pela vida de personagens cuja simplicidade e singularidades fizeram a diferença. Arcoverde tem a sorte de ter pessoas apaixonadas pela sua cultura e pela sua história e que lutam para preservar essas riquezas. Mas infelizmente , algumas delas nos deixam pelo caminho. José Leite Duarte , o Rock Lane foi um desses personagens que marcaram época. Nascido em Custódia veio ainda jovem veio para Arcoverde trabalhar no Serviço de Alto-Falantes Bandeirante, a primeira difusora instalada em Arcoverde.

Começou a trabalhar no Cinema Bandeirante localizado na Praça da Bandeira em 1.º de junho de 1947. Em 1948 ganhou o apelido de Rocky Lane por incorporar e parecer fisicamente com o personagem americano de filmes de cowboy.

Rocky Lane era a cara dos tempos áureos de um Arcoverde que se perdeu no tempo, do gigante Cinema Bandeirante descrito por ele no livro “ História do Cinema Bandeirante” que trouxe a luz detalhes sobre os seus fundadores, pessoas da sociedade arcoverdense, filmes que por lá desfilaram e até mesmo, os artistas.

Quem leu o livro percebe que a história de Rock Lane se mistura com a do cinema, e que a sua vida nunca mais foi a mesma depois que o Cinema Bandeirante fechou as portas. O fechar de portas para ele foi tão profundo, que fecharam-se na sua vida a alegria, o trabalho, a casa, os sonhos... Ele falava com uma saudade tão intensa daquele lugar, que nos fazia sufocar entre as entre linhas.

Rock Lane faleceu em 26 de abril de 2011 e no dia 10 de setembro , o documentário "Uma Balada para Rock Lane" será lançado no Sesc Arcoverde as 18h. Um filme de Djalma Galindo que retrata um personagem além do seu tempo.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...