Advertisement

Facebook

Centro Cultural Estrela de Lia será reconstruído

Foto:Priscilla Buhr/Divulgação
Nesta terça-feira (23) será formalizada a assinatura do convênio entre a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe, e o Centro Cultural Estrela de Lia (CCEL) para o repasse de R$ 100 mil referente à Emenda Parlamentar Estadual (260/2014), do deputado Guilherme Uchôa, que visa a execução do projeto de requalificação do espaço. Desde 2014, o Centro onde a rainha da ciranda e Patrimônio Vivo de Pernambuco, Lia de Itamaracá, difundia a sua arte, na Praia de Jaguaribe, está inativo devido a um desabamento ocorrido por fortes chuvas. Além da assinatura do convênio, será assinada a ordem de serviço para o início das obras.
O momento simbólico acontece em clima de festa, a partir das 17h, no local onde funcionará o Centro Cultural Estrela de Lia, no bairro de Jaguaribe, em Itamaracá. Além de realizar um cortejo pelas ruas do bairro, ao lado de sua boneca gigante, Lia receberá o grupo de percussão e dividirá o palco com As Comadres, projeto do Sesc que reúne as coquistas Aurinha, Dona Glorinha, As Filhas de Baracho e o Coco de Selma. “É papel do Estado promover seus Patrimônios Vivos e é com este entendimento que o Governo de Pernambuco, através desta emenda parlamentar, está dando todo apoio para reconstrução do espaço de Lia, que reunirá todas as condições para difundir seu trabalho artístico musical, formando novas plateias e construindo um legado para as próximas gerações”, afirma a presidente da Fundarpe, Márcia Souto.
Segundo Beto Hees, produtor de Lia, as atividades do novo espaço começam ainda enquanto as obras estiverem sendo executadas, quando será oferecido um curso de fotografia, ministrado pelo fotógrafo Ytallo Barreto. “Já temos dez pessoas interessada no curso. Vai ser interessante acompanhar a reforma e ter o registro desse processo. Precisamos desse material”, conta Beto.
O projeto de requalificação do centro cultural de Lia de Itamaracá foi elaborado pela Gerência de Preservação Cultural da Fundarpe. Será composto por três ambientes: salão, palco e camarim, destinados às atividades da ciranda de Lia e outros eventos. O palco passará por uma ampliação com construção de duas rampas de acessibilidade, uma de ligação com o salão e outra de ligação direta com o camarim. Outra rampa será reconstruída no acesso principal do centro. Será criado um acesso de serviço com depósito de lixo. Além do valor destinado pela emenda parlamentar, Lia pretende complementar o orçamento com uma nova campanha de arrecadação, cuja meta é atingir cerca de R$ 540 mil.
CENTRO CULTURAL ESTRELA DE LIA – Construído em 2005, o Centro Cultural Estrela de Lia é responsável por difundir a arte de Lia de Itamaracá através de rodas de cirandas semanais, sempre aos sábados. Além disso, visa o uso recreacional, educativo e social, projetando o espaço como atração turística e cultural para a comunidade e visitantes da Ilha. A realização da ciranda de Lia envolve a presença de músicos convidados e participação de grande número de pessoas, em maioria da população local. O espaço também propõe a realização de outros eventos e temporadas de apresentação artística: recitais, poéticas, duplas de violeiros, cirandas (Filhas de Baracho), entre outros.
Dentre as oficinas já oferecidas, destacam-se as de arte, cerâmica, percussão, fotografia, malabares, rabeca, teatro, cavalo-marinho e ciranda. As atividades sociais do centro se enquadram em temas como a violência física e verbal no ambiente escolar; sexualidade; Itamaracá e o meio-ambiente; técnicas da pesca não predatória em Itamaracá; resgate das práticas religiosas afro-descendentes na Ilha de Itamaracá e a história do local. Toda a programação cultural realizada no equipamento é gratuita e conta com o envolvimento da comunidade local.

Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...