Advertisement

Facebook

Teatro Alternativo ganha mostra na Casa Galeria Galpão

Diego Di Niglio/Divulgação

Já faz algum tempo, o teatro pernambucano tem se direcionado para um caminho mais alternativo ao esquema da produção tradicional. Nascido a partir da necessidade de políticas públicas mais efetivas e de uma forte pulsão experimental, esse movimento tem atraído cada vez mais artistas e grupos locais. Percebendo a importância de privilegiar essa cena, o 26º Festival de Inverno de Garanhuns promove, pela primeira vez, a Mostra de Teatro Alternativo, com apresentações na Casa Galeria Galpão. A programação começa nesta segunda-feira (25), às 21h, com Acontece Enquanto Você Não Quer Ver, do Cena Off.
Idealizado a partir de um diálogo entre a classe artística e o sistema Secult/Fundarpe, a Mostra contempla trabalhos que foram pensados para espaços diferenciados em relação ao tradicional palco à italiana. “Além disso, são espetáculos que quebram com convenções narrativas, dramáticas e com noções prévias das diretrizes de personagem, por exemplo”, aponta o diretor Rodrigo Dourado, um dos principais articuladores do movimento de teatro alternativo no Estado e que vai mediar os debates após as apresentações.
Segundo Dourado, o festival já havia recebido ações de cunho alternativo, mas sempre de forma pontual. Desta forma, ele encara a Mostra como uma ação pioneira, pois organizada e dá visibilidade a um formato específico de cênicas. “O público de Garanhuns gosta e conhece muito de teatro. Há uma espera anual para ter esse contato com outras linguagens, sobretudo com o que está acontecendo no Recife”, reforça.
O espetáculo que abre a programação, Acontece Enquanto Você Não Quer Ver, do Cena Off, obra que discute as contradições da contemporaneidade, expondo os entraves éticos e morais que a sociedade enfrenta, em especial a naturalização de opressões diárias.
Além dele, estão entre os destaques 4xHilda, da Duas Companhias, que revisita a obra e o universo de Hilda Hilst, terça-feira (26); pa(IDEIA), espetáculo que discute as ideias do sociólogo Paulo Freire; Na Beira, do Teatro de Fronteira; e (In)Cômodos, do Grupo 4 no Ato, estrelado pelo ator e dramaturgo Cleyton Cabral. 
Terça-feira, 26/07
21h - 4x Hilda
Duas Companhias (PE)

Quarta-feira, 27/7
21h - Pa(Ideia)
Junior Aguiar (PE)

Quinta-feira, 28/7
21h - A Receita
O Poste (PE)

Sexta-feira, 29/7
21h - Na Beira
Teatro de Fronteira (PE)
Sábado, 30/0721h - (In)Cômodos
Grupo 4 no Ato (PE)

Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...