Advertisement

Facebook

Teatro adulto abre programação de artes cênicas no Festival de Inverno de Garanhuns

Foto: Nichole de Andrade
A primeira noite do 26º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) teve a apresentação da peça teatral O Ano em que Sonhamos Perigosamente. A companhia pernambucana Magiluth, responsável pelo espetáculo, teve um público de mais de 400 pessoas, que assistiu a encenação – cheia de expressões faciais e frases provocadoras.

O grupo, criado em 2004, no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem alguns de seus integrantes nascidos em Garanhuns. Os atores Mário Sergio Cabral e Erivaldo Pinheiro começaram a atuar ainda na infância, no Grupo Diocesano de Artes, no Colégio Diocesano de Garanhuns.

O professor Carlos Janduy, que prestigiou a apresentação, disse estar orgulhoso de ter ajudado na formação dos atores. “É uma alegria muito grande tê-los de volta a Garanhuns. Eles começaram comigo. O Mário, por exemplo, começou com 11 anos de idade. O Erivaldo, com cerca de 14, 15 anos. A partir de um trabalho sério de teatro feito naquele momento, hoje eles estão aí representando Pernambuco, não só no Brasil, mas também no mundo. E a gente fica muito contente, me emocionei”, disse.

O espetáculo já foi apresentado em diversas capitais do país e agora traz sua exibição durante o festival. Mario Sérgio Cabral, ator da peça, ressaltou o objetivo da montagem. “O Ano em que Sonhamos Perigosamente é o espetáculo mais recente do Magiluth e é o espetáculo mais provocador, talvez. A gente toca em algumas feridas sociais que estão um pouco abertas ainda, bem esfoladas, para falar a verdade. Aqui a gente quer debater ideias, mostrar um ponto de vista e debater”, completou. O garanhuense também fez questão de comentar que está muito feliz por se apresentar no primeiro palco que um dia ele pisou.

Ao fim, o público aplaudiu de pé os atores. O ator e estudante de História Bruno Alves, de 20 anos de idade, elogiou a iluminação e sonoplastia da obra e ressaltou a importância da encenação ser apresentada na cidade. “Sempre quando tem esses festivais é bom a gente aproveitar, e é um grupo que se formou aqui e foi pra Recife, e agora está fazendo sucesso no Brasil e até fora do país. É importante que eles voltem pra cá e que inspirem outros jovens que também fazem teatro aqui em Garanhuns”, finalizou.

Os ingressos para as próximas apresentações do teatro adulto podem ser adquiridos gratuitamente, sempre a partir das 14h, no próprio Teatro Luiz Souto Dourado. É importante verificar a classificação indicativa das obras. Confira a programação dos próximos espetáculos:

Sexta-feira, 22/7 – Joelma – 19h
Fábio Vidal (Território Sirius/BA)
Com legenda e tradução em LIBRAS
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Domingo, 24/7 – Um Estranho Muito Íntimo – 19h
Trupe Azimute (PE)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Sexta-feira, 29/7 – Avental todo sujo de ovo – 19h
Grupo Ninho de Teatro (CE)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Sábado, 30/7 – Soledad – A Terra é fogo sob nossos pés – 19h
Hilda Torres (PE)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Daniela Batista

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...