Divulgada lista de autores da Plataforma de Lançamentos da III Feira do Livro do Vale do São Francisco em agosto


Foi apresentada na última sexta (15) a relação dos autores que apresentam seus trabalhos na Plataforma de Lançamentos da III Feira do Livro do Vale do São Francisco, que ocorre entre 04 e 07 de agosto, em Petrolina, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, sempre das 14 as 21h. Coordenada pelo poeta de Juazeiro João Gilberto Guimarães Sobrinho, foram selecionados cerca de 25 trabalhos diferenciados de proeminentes produtores de conteúdo da região, que podem ser conferidos no site do evento: http://www.feiradovale.com.br/. “A principal preocupação foi com a diversidade da plataforma. Tentei incluir veteranos e iniciantes, considerando que este é também um espaço para a promoção de novos autores e autores desconhecidos do grande público. Poetas pernambucanos e baianos, poesia marginal, também a literatura de cordel, impressões sobre jornalismo, memórias, pesquisas e trabalhos acadêmicos são alguns dos elementos que compõem o roteiro da plataforma deste ano”, diz João Gilberto Guimarães Sobrinho.
Entre os nomes que se destacam na iniciativa do festival de literatura da região estão artista e poeta de Lagoa Grande, Francinaldo Borges, com  “Raízes do Coração”, obra literária de cordel, inspirado primeiramente nas histórias da comunidade quilombola da qual é remanescente e também nas histórias do sertão. A escritora Ana R Costa de Petrolina lança o trabalho “De Volta Pra Casa” que enfoca família e espiritualidade, que faz com que o leitor tenha um encontro consigo mesmo e descubra qual o real propósito de sua vida, e desta forma possa ter vida em abundância. Outro projeto que mostra toda força da literatura do Vale é o livro “O Pequeno Príncipe em Cordel” de Josué Limeira da Silva Júnior, uma adaptação da obra consagrada mundialmente do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), com ilustrações de Vladimir Barros. E o trabalho iniciado aos 13 anos de Ronilde Gonçalves chega na forma de versos que cantam amores, vida e amigos em “Poetizando”, livro na qual a poetiza Lagoagrandense enfatiza toda sua inspiração (a beleza das diversas poesias que costumava ler, o sol, a noite, o amanhecer, os sonhos, a saudade e o querer).

O evento, que movimentará a região do Vale durante quatro dias, promete ainda uma vasta programação com cerca de 30 atividades para todos os públicos, a exemplo das duas primeiras edições. Neste 2016, diversos nomes estão neste destaque como o poeta Miró da Muribeca que irá lançar seu novo livro “O Penúltimo Olhar Sobre as Coisas”. Autor homenageado em 2015 na X Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (evento realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda), Miró comemorará seus 56 anos no sábado (06), com uma ação especial para o poeta, cuja obra vem conquistando há anos impactando a literatura pernambucana. Mas, a III Feira do Vale do São Francisco envolverá ainda contação de histórias, performances artísticas, debates, bate papo com autores e oficinas especiais. Com o foco de atividade de formação, serão realizadas muitas oficinas dentro da programação geral da III Feira do Livro do Vale do São Francisco e da agenda da Bienalzinha, uma iniciativa vinculada às ações da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, em parceria com a Cia. do Lazer, que envolve um ambiente específico para as atividades com o público infantil. Das propostas oferecidas durante os quatro dias de evento estão “A Educação na Construção da Identidade Sertaneja”, “Literatura de Cordel na sala de aula” e “Educação Patrimonial por meio de Inventários Participativos”, que tem o objetivo de ajudar professores, educadores, arte-educadores e pessoas interessadas em ampliar conhecimento e atuar de alguma forma no universo do saber pela leitura. Informações devem ser levantadas antecipadamente no site, assim como dados sobre inscrições (http://www.feiradovale.com.br/).

Integrado ao calendário cultural do estado e considerado já como um dos principais eventos da região, a Feira do Livro do Vale do São Francisco é uma co-realizada pela Prefeitura de Petrolina, Cia de Eventos e a Ideação. Conta atualmente com o apoio da Univasf, o Sebrae, o Museu Cais do Sertão, Cia. do Lazer, entre outras organizações, instituições e empresas que tem ajudado a reforçar a força do mercado literário brasileiro, regional e pernambucano. Realizada há mais de dois anos, reúne em um mesmo espaço expositores do mercado livreiro, escritores, artistas e produtores culturais que movimentam uma ampla programação voltada a disseminação da cultura e educação através da leitura.  A programação da III Feira do Livro do Vale do São Francisco proporcionará várias novidades para a região, pode ser conferida nas mídias sociais do evento (https://www.facebook.com/FeiradolivrodoVale/?fref=ts).

SERVIÇO:
III FEIRA DO LIVRO DO VALE DO SÃO FRANCISCO (http://www.feiradovale.com.br/)
Quando: De 04 a 07 de Agosto de 2016, das 14h às 21h
Onde: Centro de Convenções Nilo Coelho de Petrolina

INFORMAÇÕES:
Ivelise Buarque -Jornalista

Nenhum comentário

Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.