Advertisement

Facebook

Condepe/Fidem Disponibiliza Plano com diretrizes para o Entorno de Bom Conselho


Está disponível na Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem o Plano de Desenvolvimento Sustentável da área de influência do município de Bom Conselho, localizado na Agreste Meridional do Estado. Trata-se de um documento, elaborado em forma de cartilha, onde estão sistematizados os perfis socioambiental e econômico e as diretrizes para o controle urbano e ambiental do território composto por 12 municípios, que forma a principal bacia leiteira do Estado.  

O volume é composto por 112 páginas e dividido em cinco blocos temáticos intitulados : Um Plano para o Desenvolvimento Sustentável; Caracterização da Área; Situação da Área de Influência; Diretrizes, estratégias e Proposições; e, Por um Desenvolvimento Sustentável.  O documento foi escrito em uma linguagem simples e sintética e ilustrado com registros fotográficos e também gráficos com indicadores da região. Nele pode-se encontrar uma leitura da região, em seus aspectos físico-geográficos e uma avaliação das principais instituições.

"É importante os gestores e a população, através de suas associações e conselhos de moradores, terem em mãos este manual, para consultar em suas tomadas de decisões. Ele serve como base para direcionar as políticas públicas já que  constam as propostas de ações que vão desde à preservação de áreas ambientais até o desenvolvimento econômico e institucional. As sugestões foram colhidas em reuniões que contaram com ampla representatividade social", registra o presidente da Agência Condepe/Fidem, Flávio Figueiredo.

A cartilha resultante do Plano foi distribuída recentemente na região, com prefeitos e outros participantes de oficina de trabalho, durante o encerramento desta ação. Os interessados podem procurar a sede da Agência Condepe/Fidem, na rua das Ninfas, 65, na Boa Vista ou através do fone  3182.4438. Futuramente o documento será disponibilizado também no site da entidade.

Na conclusão do volume estão listadas as diretrizes divididas em quatro itens. As diretrizes físico ambientais foram divididas em cinco subitens : Promover ações de Educação Ambiental, combater os processos de assoreamento dos cursos de água e dos reservatórios, implementar e/ou ampliar o sistema de saneamento ambiental, assegurar a conservação da biodiversidade e, estimular o desenvolvimento de atividades turísticas. Já as sociais apontam para Moradia e infraestrutura urbana e rural, qualificação e oportunidades e, Educação e Desenvolvimento Humano.

As diretrizes econômicas subdividem-se em dois grupos : Assegurar e dinamizar a produção sustentável, com inovação e competividade e, incentivar e dinamizar o ecoturismo e o turismo rural. Já as institucionais voltam-se para : apoiar e ampliar as atividades desenvolvidas pela sociedade civil organizada e, planejar os investimentos na região, de forma dialogada entre os poderes públicos e os atores locais.

PLANO - O Plano de Desenvolvimento Sustentável do entorno de Bom Conselho foi  desenvolvido pela Agência Condepe/Fidem em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - Sudene, que incorporou como modelo piloto do Plano Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR, e com o suporte técnico da Econsultoria Ambiental.

Foram contemplados os municípios de Águas Belas, Bom Conselho, Brejão, Buíque, Iati, Itaíba, Lagoa do Ouro, Pedra, Saloá, Terezinha, Tupanatinga e Venturosa. "A delimitação desta área considerou, dentre outros aspectos, a localização dos produtores de leite e dos fornecedores de bens e serviços, principalmente aqueles ligados ao Complexo Agroindustrial da Lactalis", explica o diretor executivo de Apoio à Gestão Regional e Metropolitana da Agência Condepe/Fidem, Luciano Pinto.  O plano foi construído em quatro etapas : elaboração da metodologia e mobilização social: caracterização e diagnóstico situacional; diretrizes, estratégias e proposições; e, estruturação do plano. 

ASCOM 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...