Artistas da programação do 26º FIG conversarão com estudantes da rede estadual


Uma atividade que promete movimentar as escolas da rede estadual no 26º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) é o projeto “Outras Palavras”. Em uma articulação entre GRE do Agreste Meridional e Fundarpe, a atração resume um conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria de Cultura de Pernambuco no fomento à Literatura. Além de escritores premiados, o projeto colocará os alunos em uma conversa com artistas da programação do FIG e patrimônios vivos do Estado de Pernambuco. 

O “Outras Palavras” acontecerá no Plenário da Câmara de Vereadores de Garanhuns, nos dias 26, 27 e 28 de julho, das 9h às 12h. Em cada data, serão recebidas cinco escolas estaduais localizadas em Garanhuns, totalizando as 15 unidades com oferta de ensino fundamental e médio na cidade. 

Por atender a públicos diferentes, uma parte da programação será comum aos três dias do evento. A abertura contará com a apresentação do filme “A Hora da Saída”, realizado por alunos da Escola Santa Paula Frassinete (Recife), resultante das oficinas promovidas pelo projeto “Cine Cabeça”, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Ao final, cada unidade de ensino receberá kits literários para as bibliotecas escolares. O material, composto por cerca de 17 títulos de autores pernambucanos, será entregue pelo Secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, pela vice-presisente da Fundarpe, Profº Antonieta Trindade, e pela gerente da GRE do Agreste Meridional, Profª Adelma Elias. 

A cada dia, estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar que forem prestigiar o evento terão a oportunidade de dialogar com autores reconhecidos pelo público e pela crítica e com artistas de renome nacional que estão na grade de atrações do Palco Mestre Dominguinhos. Os escritores de Garanhuns Helder Herik e Mário Rodrigues estarão lá para conversar sobre suas produções artísticas com os estudantes. 

O projeto vai proporcionar aos estudantes, ainda, o contato com patrimônios vivos de Pernambuco. O Caboclinho Sete Flexas, Mestre Galo Preto e Lia de Itamaracá farão apresentações exclusivas durante os três dias de programação. 

Ainda no projeto, estudantes de Garanhuns tiveram a oportunidade de realizar inscrições em oficinas culturais. Elas têm como temas “A arte de Contar Histórias e Suas Técnicas”, “Cine Celular” e “Histórias em Quadrinhos”. Todas acontecerão no turno da tarde, na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA). 

ASCOM

Nenhum comentário

Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.