Advertisement

Facebook

OAB-PE quer lançar em julho campanha “Eleições Limpas” de combate à venda de voto e caixa dois

Foto: Liniker Xavier
A OAB-PE quer lançar, em julho, a campanha “Eleições Limpas”, com medidas efetivas de combate ao caixa dois, à venda de voto e ao abuso do poder político e econômico nas próximas eleições. A ideia foi apresentada nesta sexta-feira (17) pelo presidente da OAB-PE, Ronnie Preuss Duarte, ao arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

A intenção da OAB-PE é engajar o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Polícia Federal e outras instituições na campanha. Contatos já estão sendo feitos pela OAB-PE com essas instituições. Com a participação da Igreja Católica o objetivo é trazer capilaridade à campanha, e chegar às comunidades mais carentes do Estado. “A Igreja tem um importante papel na conscientização dos fiéis que, ao vender votos, além de ofender a moral cristã, passam a estar sujeitos às penas legais”, disse o presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte.

Ele também condenou o voto por afinidade pessoal. “Não podemos eleger pessoas pela simpatia delas, mas pelo trabalho que elas desenvolvem, pela afinidade ideológica e aptidões morais e técnicas para cumprir os compromissos assumidos com o eleitorado”, afirmou. A campanha também vai abrir um canal de denúncias. O objetivo é punir as práticas criminosas. O conselheiro seccional da OAB-PE, Ricardo Sampaio, coordenador da campanha, e o padre Josenildo Ferreira, também participaram do encontro. 

Em agosto, Ronnie Duarte deve participar de reunião do Clero na Arquidiocese de Olinda e Recife para apresentar a campanha.

OAB

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...